Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA UNID 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ALUNA: ANA LAURA DA SILVA XAVIER
Então, não é novidade que a situação do planeta Terra está piorando gradativamente, enquanto a quantidade de lixo produzido pela população só aumenta. Porém, uma boa parte da população está exigindo que algo seja feito e, por outro lado, também começa a participar mais ativamente de ações de conscientização. 
As empresas não estão ficando fora dessa equação. Com isso, a possibilidade de logística reversa tem sido bastante falada. Mesmo que algumas empresas apresentem intenção de desenvolver e implantar esse novo processo, os custos iniciais ainda assuntam os gestores.
Um setor que vem recebendo destaque é o de latas de alumínio. O número de catadores só aumenta e a reciclagem chega a níveis bem altos. Em 2015, segundo a ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), o Brasil manteve-se entre os países líderes na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com o índice de 97,9%. Foram 292,5 mil toneladas de sucata de latas recicladas, o que corresponde a 23,1 bilhões de embalagens, o que corresponde a 63,3 milhões/dia, ou 2,6 milhões/hora. Atualmente, em aproximadamente 60 dias, uma latinha de alumínio para bebidas pode ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo.
Diante do exposto responda:
Porque, apesar de toda a complexidade, a reciclagem de latinhas de alumínio funciona tão bem? 
Facilidade na coleta do produto, pois, possui alto consumo pela população, gerando disponibilidade do produto o ano todo, facilidade para transportar e alto valor da sucata de alumínio. Com isso, gerando um bom retorno financeiro, tanto para os trabalhadores como as empresas que atuam na área. 
Qual a importância da reciclagem das latinhas para a indústria de bebidas e para a população?
Podemos citar alguns pontos importantes da reciclagem das latinhas de alumínio, como por exemplo: aumento da consciência ecológica na população, menor agressão ao meio ambiente, promove o aumento de renda nas comunidades carentes, beneficia entidades assistenciais, colaboram para o estabelecimento de políticas de destinação de resíduos sólidos, injeção financeira na economia local, fonte de renda permanente para mão-de-obra não qualificada, não necessita de grandes investimentos, proporciona grande economia de energia elétrica, poupança de matérias-primas, diminuição de áreas degradadas pela extração de minérios e diminuição da poluição.
Que outros produtos você indicaria para logística reversa e como faria?
Pneus, pilhas e baterias, embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas fluorescente, óleos lubrificantes automotivos, peças e equipamentos eletrônicos e de informática e eletrodomésticos.
Funcionaria com intensa divulgação a todas partes envolvidas:
Consumidores: que adquirir produtos deverá devolver os produtos ou embalagens que não serão mais utilizadas em postos de troca e/ou enviar para postos de coleta seletiva. Com isso ganhando descontos e/ou bônus na próxima compra.
Comerciantes: os proprietários de lojas ou supermercados deverá instalar em seus estabelecimentos locais específicos para coleta dos produtos e/ou embalagens.
Indústrias: os industriais deverão providenciar a retirada do material recolhido pelos comerciantes e reciclá-los ou reutilizá-los.
Governo: aos governantes cabe a criação de campanhas de educação e conscientização para os consumidores , além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.
 4. Pesquise com amigos e familiares se eles estão dispostos a pagar mais caro por produtos ecologicamente corretos.
Estamos mais consciente na hora de consumir, a maioria já entende que o progresso não está em consumir mais, mas em consumir melhor. Porém, ainda compramos de forma excessiva. Meus amigos e familiares estariam dispostos a comprar produtos ecologicamente e sustentáveis se o preço fosse o mesmo de um produto normal. Porém, ainda existe a questão cultural que precisa ser trabalhada, pois, ainda não se prioriza a questão da sustentabilidade na hora da compra, principalmente com relação ao preço.

Outros materiais