Buscar

farmacologia npc1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA
→ FARMACOCINÉTICA é o ramo da farmacologia que estuda os mecanismos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção das drogas, estuda também o movimento de uma substância química, em particular, um fármaco no interior de um organismo vivo.
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO são divididas em 4: ENTERAL(Oral, sublingual, retal), PARENTERAL(Intravascular, Intramuscular), INALAÇÃO
TÓPICA(Vagina, Pele, Córnea, Mucosa Nasal e Oral)
PROCESSOS DA FARMACOCINÉTICA são ABSORÇÃO que é desde seu local de administração até a circulação sanguínea, há fatores que influenciam nessa absorção como a ionização, solubilidade, peso molecular, PH local(ácidos e bases fracas), circulação local, outros; DISTRIBUIÇÃO ocorre do plasma aos tecidos, tem fatores como a afinidade por proteínas plasmáticas(albumina), tem permeabilidade de barreiras lipossolúveis, ionização, barreira hematocefalica, se liga aos tecidos(anestésicos); BIOTRANSFORMAÇÃO é a conversão enzimática do fármaco onde tem principal local o fígado, porém ocorre no plasma, pulmão, intestino e rim; EXCREÇÃO é a remoção do fármaco e/ou seus metabólitos do organismo, pois todos os fármacos são considerados substâncias estranhas para nosso organismo, devendo ser eliminado após exercer seus efeitos terapêuticos como o rim que é o principal excretor, porém há o pulmão e intestino.
Há duas fases na biotransformação, na fase 1 é feita a oxidação, redução ou hidrólise desse fármaco onde um grupo polar pequeno ou é introduzido ou exposto de modo que a molécula do fármaco torna-se mais solúvel em água e menos ativo para poder ser excretado; e a fase 2 faz a glicuronidação, sulfatação ou a acetilação onde os compostos finais têm um peso molecular maior e a fase 1 não conseguiu excretar o fármaco passando assim para a fase 2; a reação da fase 1 é dividida em metabólitos ativos(pró-farmaco) e inativos(excreção), e a reação da fase 2 é dada em inativação dos fármacos levando a excreção.
O metabolismo de primeira passagem só ocorre se houver administração via oral tendo absorção no TGI, a circulação porta é o fígado tendo biotransformação e degradação fazendo a metabolização e inativação, pois a extração e metabolização é altamente eficiente de fármacos que tem baixa disponibilidade.
→ FARMACODINÂMICA é o estudo de ações e efeitos de fármacos e seus medicamentos de ação no organismo, de agentes capazes de modificar processos bioquímicos e fisiológicos no organismo. 
O QUE DETERMINA A INTERAÇÃO DE UMA DROGA COM A ESTRUTURA ALVO? a Afinidade que é a capacidade que um fármaco vai se ligar a um alvo; Seletividade é ativar ou inibir um subgrupo de receptores sem ativar outros subgrupos; Especificidade capacidade de reconhecer o alvo.
AÇÃO DAS DROGAS NOS RECEPTORES é dividida em 3 tipos: Agonista total que tem afinidade pelo receptor e produz efeito máximo, tem também atividade intrínseca = 1(100%); Agonistas parciais tem afinidade pelo receptor porém não produz efeito máximo e sua atividade intrínseca é entre 0 e 1; Antagonistas apresenta afinidade pelo receptor porém não produz resposta direta, sua atividade intrínseca é 0.
ALVOS MOLECULARES são receptores tanto os ionotrópicos(ligados a canais de íons) quantos os metabotrópicos(proteína G), canais iônicos, enzimas e proteínas transportadoras. 
Os receptores ionotrópicos são os que regulam o fluxo de íons(Na+, K, Ca2+, Cl+) através da membrana plasmática segundo o gradiente eletroquímico, esses receptores também determinam a despolarização ou hiperpolarização da membrana fazendo o efeito ser mais rápido e de curta duração. 
A Ach(nicotínicos), o GABA(tipo A) e o glutamato(NMA, AMPA e cainato) são receptores que se ligarão aos canais iônicos. 
*Receptor Nicotínico
Os receptores metabotrópicos tem sua especificidade pelo tipo proteína G, onde determina a formação de 2 mensageiros que irão executar o efeito, e formação desse 2 mensageiro amplifica a resposta celular fazendo o efeito ser desencadeado mais lentamente. 
A Ach(Muscarinica), a adrenalina, a dopamina, a 5-HT, os opiódes, os peptídeos e outros como quimiorreceptores são os receptores metabotrópicos.
NA AÇÃO DOS FÁRMACOS para ser produzido o efeito é preciso ter duas características: afinidade pelo receptor(capacidade de se ligar) e atividade intrínseca(depois de ligar tem que ter capacidade de ativar).
→ SNA inerva a maioria dos órgãos e tecidos, ajudado a manter o equilíbrio do corpo e estimula a musculatura lisa(TGI), cardíaca e glândulas(secreção); há dois tipos de neurônios o pré-ganglionar(SNC) e o pós-ganglionar(corpo do gânglio).
SIMPÁTICO é feito pelo Sistema Adrenérgico, Catabólico, Sistema de Desgaste, Fuga ou Luta.
PARASIMPÁTICO é feito por Sistema Colinérgico, Anabólico(síntese), Sistema de Conservação, Descanso e Digestão.
 TIRAMINA VS ENXAQUECA a Tiramina leva os vasos sanguíneos a iniciar o processo de contração que termina na crise de enxaqueca, ela também leva a liberação de substâncias denominadas prostaglandinas, que também afetam ainda mais os vasos sanguíneos, as aminas são substâncias químicas que contribuem para o funcionamento do cérebro e vasos sanguíneos. Algumas delas são produzidas pelo próprio organismo.
Receptores adrenérgicos são: a2 (pré-sináptico), b1, b2 e b3. Todos são metabotrópicos (acoplados à Proteína G) 
a1: ativam a fosfolipase C, produzindo IP3 e diacilglicerol como segundos mensageiros;
a2: inibem a adenilato ciclase e, portanto, diminuem a formação de AMPc.
Todos os b: estimulam a adenilato ciclase.
Principais efeitos da ativação dos receptores adrenérgicos:
a1: vasoconstrição, relaxamento do músculo liso gastrointestinal, secreção salivar e glicogenólise hepática;
a2: inibição da liberação de neurotransmissores (incluindo liberação de noradrenalina e acetilcolina dos nervos autônomos), agregação plaquetária, contração do músculo liso vascular.
b1: aumento da freqüência e da força cardíacas;
b2: vasodilatação, broncodilatação, relaxamento do músculo liso visceral;
b3: lipólise.
Receptores colinérgicos nicotínicos estão diretamente acoplados aos canais catiônicos e medeiam a transmissão sináptica excitatória rápida na junção neuromuscular, nos gânglios autônomos e em vários locais do SNC.
Receptores colinérgicos muscarínicos são classificados em M1 (neurais), M2 (cardíacos) e M3 (glandulares).
Principais efeitos da ativação dos receptores colinérgicos:
M1: vasoconstrição, relaxamento do músculo liso gastrointestinal, secreção salivar e glicogenólise hepática;
M2: inibição da liberação de neurotransmissores (incluindo liberação de noradrenalina e acetilcolina dos nervos autônomos), agregação plaquetária, contração do músculo liso vascular.
M3: lipólise.
Os medicamentos são preparados com o intuito que sejam administrados pelas vias de administração adequadas e cheguem ao seu sítio de ligação realizando assim seu papel terapêutico. Um dos fatores para que o medicamento tenha maior biodisponibilidade é a sua composição química. A partir dos seus conhecimentos sobre farmacocinética marque a alternativa CORRETA que contenha a alternativa que apresenta quando a bioviabilidade do medicamento é máxima: 
a.Medicamentos com peso molecular acima de 100 Daltons.
b.Medicamentos que estão ligados a proteínas plasmáticas. c.Medicamentos com alta lipossolubilidade. 
d. Medicamentos altamente ionizados. e. Medicamentos que são um ácido forte ou uma base forte. 
A farmacocinética clínica tenta fornecer uma relação quantitativa entre a dose e o efeito como uma estrutura para interpretar as dosagens das concentrações de fármacos nos líquidos biológicos. A via de administração é importante para que se possa traçar o caminho do fármaco até seu sítio de ligação e eliminação. Responda: 
a. Quais são as limitações de cada via de administração quando falamos em farmacocinética? 
b. Quais são as principais interferências para absorção de fármacos se esses são administrados pela via enteral? 
Os medicamentos são preparados com o intuito que sejam administradospelas vias de administração adequadas e cheguem ao seu sítio de ligação realizando assim seu papel terapêutico. Um dos fatores para que o medicamento tenha maior biodisponibilidade é a sua composição química. A partir dos seus conhecimentos sobre farmacocinética marque a alternativa CORRETA que contenha a alternativa que apresenta quando a bioviabilidade do medicamento é máxima: 
a. Medicamentos com peso molecular acima de 100 Daltons. 
b. Medicamentos que estão ligados a proteínas plasmáticas. 
c. Medicamentos com alta lipossolubilidade. 
d. Medicamentos altamente ionizados. 
e. Medicamentos que são um ácido forte ou uma base forte. 
A farmacocinética clínica tenta fornecer uma relação quantitativa entre a dose e o efeito como uma estrutura para interpretar as dosagens das concentrações de fármacos nos líquidos biológicos. A via de administração é importante para que se possa traçar o caminho do fármaco até seu sítio de ligação e eliminação. Responda: 
a. Quais são as limitações de cada via de administração quando falamos em farmacocinética? 
b. Quais são as principais interferências para absorção de fármacos se esses são administrados pela via enteral?
A farmacocinética apresenta um ponto importante que é a biotransformação, a qual é realizada principalmente no fígado e um de seus objetivos é reduzir a toxicidade de determinadas drogas e aumentar sua velocidade de excreção. No processo de biotransformação temos o metabolismo de primeira passagem, reações de fase I e reações de fase II. Mediante as informações expostas e seus conhecimentos, marque a alternativa que apresente o efeito principal do metabolismo de primeira passagem. 
a. A droga é inativada pelas condições físico-químicas presentes no estômago. 
b. Todas as drogas apresentam o metabolismo de primeira passagem. 
c. Na administração intravenosa, as drogas tendem a se acumular no SNC. 
d. As drogas administradas pela via oral são metabolizadas no fígado antes de entrarem na circulação sanguínea. 
e. A absorção se dá no duodeno e no estômago.
Diferencie as drogas agonista, agonista parcial ou um antagonista. Características químicas de uma droga bem absorvível: 
a. Lipossolúvel, baixo peso molecular, ionizada, apolar
b. Lipossolúvel, baixo peso molecular, não ionizada, polar
c. Hidrossolúvel, alto peso molecular, ionizada, polar
d. Lipossolúvel, baixo peso molecular, não ionizada, apolar
e. Hidrossolúvel, baixo peso molecular, não ionizada, apolar
Em relação aos seus conhecimentos sobre farmacocinética, interprete o gráfico abaixo levando em consideração as características físico-químicas de drogas com diferentes pesos moleculares e diferente proporção octanol/água. E quais são as principais interferências para absorção dos fármacos?
A absorção dos fármacos no intestino se dá a partir de alguns mecanismos. Quais são esses mecanismos?
Uma mulher de 53 anos vai ao consultório médico ela esta em um cruzeiro de 2 semanas e está preocupada com enjoos, ela esteve em barcos antes e esta preocupada, porém esta com uma boa saúde e não esta fazendo uso de nenhum medicamento, seus exames deram normais. O médico prescreve escopolamina transdermal.
Qual o mecanismo de ação da escopolamina?
Qual efeito colateral ou odoral(não sei se é isso) da medicação?
Quais as contraindicações para o uso de escopolamina?

Outros materiais