Buscar

QUESTIONARIO DIREITO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO DIREITO DO TRABALHO
Maria entra com ação em face da empresa que trabalhou por 4 anos, alegando falta de pagamento de horas extras e alegando que a empresa a partir do segundo ano de trabalho trocou alguns benefícios previstos no contrato de, por outros, deixando Maria descontente com tal fato. Em audiência de instrução a reclamada Cruz Credo, juntou na audiência os cartões de ponto, alegando que Maria não fez horas extras, comprovando via documento tal ato e confirmou a substituição de alguns benefícios. A única testemunha ouvida em audiência alegou que os cartões de ponto não eram verdadeiros e que Maria fazia horas extras praticamente todos os dias, bem como os benefícios antigos eram muito melhores para os empregados. Como juiz, você julgaria a demanda procedente ou improcedente? Explique a razão de seu julgamento com base nos princípios trabalhistas.
R: Em primeiro lugar eu pediria que fosse realizado uma perícia sobre o documento apresentado pela empresa, referente à horas extras, tendo em vista ter sido suscitado pela testemunha de que o mesmo era falso, baseado no princípio da primazia da realidade, ou seja, é necessário fazer a apuração de determinado documento em busca da realidade dos fatos. Estando constatado que o documento era falso, eu julgaria procedente, com base no princípio da condição mais benéfica, em razão de que a empresa não deveria alterar os benefícios, constantes no contrato de trabalho, visto que tal princípio garante ao empregado a não redução ou a modificação de suas vantagens e benefícios para pior.
O que se entende por terceirização? Diferencie atividade meio de atividade fim.
R: Atualmente (Lei 13.429/17), entende-se por terceirização quando uma prestadora de serviços é contratada por empresas terceiras para a realização de serviços determinados e específicos, os quais há possibilidade de direcionar às atividades principais da contratante, dentro de uma terceirização entendida como lítica.
Atividade-fim é aquela relacionada as atividades essenciais e principais, nas quais a empresa necessita para explorar seus negócios. Enquanto, a atividade-meio é aquela de mero suporte, que não integra as atividades principais da empresa contratante.
Ana é contratada para fazer serviços domésticos. Sua empregadora D. Maria, faz salgados e doces para vender. Ana com intuito de manter se empregada, auxilia na feitura dos doces e salgados. Questiona-se: Ana será considerada empregada domestica ou urbana? Explique.
R: Entendo que, Ana será considerada empregada urbana, tendo em vista que a sua empregadora, Maria, auferiu lucro com a sua mão-de-obra, ainda que, Maria não tenha pedido, porém, entendo que, Maria, deveria negar o auxílio de Ana, visto que houve uma quebra contratual quanto à finalidade para a qual Ana foi contratada.
Conceitue empregado discorrendo sobre seus requisitos.
R: Empregado é toda pessoa natural que presta serviços a um determinado empregador, devendo haver subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoalidade, e o empregado precisa ser sempre pessoa física.
Qual diferença didática entre salário e remuneração.
R: Salário é toda contraprestação devida e paga pelo empregador ao empregado em decorrência do contrato de trabalho. Enquanto, remuneração é a soma do salário principal com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como horas extras, comissões, vale refeição, vale transporte, dentre outras.
Explique horas in itinere.
R: É o tempo gasto pelo empregado em transporte fornecido pelo empregador, ida e volta, até o local do trabalho de difícil acesso e não servido de transporte público regular, devendo ser computado na jornada de trabalho. O tempo de espera do empregado pelo transporte fornecido pela empresa também será computado na jornada de trabalho. Fazendo a soma da jornada de trabalho normal mais o tempo gasto descrito acima, ficar demonstrado que excedeu a jornada normal, o excedente deverá ser pago como horas “in itinere”.
Explique ao menos 2 modalidades de falta grave do empregador.
R: 1) Quando o empregador não cumprir com as obrigações no contrato: ou seja, o não pagamento do salário, depósito do FGTS, recolhimento do INSS, dentre outras obrigações, não forem cumpridas, cabe rescisão indireta do contrato. 2) O empregador reduzir o trabalho do empregado que recebe por produção: neste caso, se o empregado tiver seus rendimentos salariais reduzidos pelo empregador em decorrência da diminuição de suas tarefas ou produção, caberá hipótese de rescisão indireta.
Explique equiparação salarial, apresentando todos os seus requisitos para a sua caracterização.
R: A equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, com valores diferentes, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação. Existem alguns requisitos para sua caracterização: contemporaneidade, mesmo empregador, identidade de tarefas, mesmo estabelecimento, identidade de produtividade ou perfeição técnica, tempo de função não superior a 2 anos e nem superior a 4 anos de tempo de empresa.
Quais as hipóteses de estabilidade provisória previstas no ordenamento jurídico brasileiro.
R: São elas: a) gestante, estabilidade desde o conhecimento da gravidez até 5 meses após o parto; b) membros do CIPA, estabilidade desde a sua candidatura até 1 ano após o término do mandato; c) membros do Conselho Nacional da Previdência Social, estabilidade desde a nomeação até 1 ano após o término do mandato; d) acidentado, estabilidade de no mínimo 12 meses, a partir da alta previdenciária; e) membros da comissão de Conciliação Prévia, estabilidade desde a nomeação até 1 ano após o término do mandato; f) membro curador do FGTS, estabilidade desde a nomeação até 1 ano após o término do mandato; g) dirigente sindical, estabilidade desde a candidatura até 1 ano após o término do mandato; e por fim; h) portador de doença grave, o TST deu garantia de estabilidade desde que a dispensa seja discriminatória, caso contrário, poderá ser dispensado.
O que é teletrabalho. Quais os direitos do teletrabalhador?
R: É a prestação de serviços realizados, majoritariamente, fora das dependências do empregador. Os direitos do teletrabalhador são: a) o custeio dos equipamentos tecnológicos, pela empresa; b) o custeio da infraestrutura, pela empresa; c) o reembolso de despesas arcadas para a prestação dos serviços; além de possuir outros direitos atinentes a trabalhadores presenciais, exceto vale transporte. Lembrando que, tudo deverá constar, detalhadamente, em contrato.

Outros materiais