Buscar

As principais funções básicas do governo na economia são as estabilizadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As principais funções básicas do governo na economia são as estabilizadoras ,Alocativa e função distributiva ,todas muito importantes para a economia do Brasil .todas com finalidades exclusivas para melhorias na economia.
 
A função estabilizadora
 
Tem como finalidade exerce por meio de instrumentos de política fiscal (forma de gasto do orçamento público e política tributária) e também política monetária (política de crédito, interferências na oferta e demanda de moeda e sua inflência sobre o nível de juros) de caráter anti-cíclico. Sua principal função é estabiliza por meio da política fiscal e a política monetária procura minimizar os efeitos dos ciclos econômicos.
 
A função distributiva
 atende a certos preceitos ou critérios socialmente aceitos de distribuição de renda. Sejam ou não efetivas, as políticas de renda levadas a cabo pelo governo do Presidente representam um bom exemplo da função distributiva. Parte do orçamento do governo é destinada a programas sociais.
 
A função alocativa  
visa desviar o emprego de uma parcela dos recursos da economia (capital, trabalho e recursos naturais diversos) para oferta e ou provisão de bens e serviços tidos públicos. Devido as certas características de mercado, estes bens e serviços não são ofertados na quantidade e ou preços ótimos do ponto de vista social. 
São exemplos da função alocativa muitos dos programas de governo que afetam seguimentos e ou setores que ofertam infra-estrutura (saneamento básico, transporte, energia e telecomunicações). 
 
Como procuro demonstrar, o caráter destas funções depende da orientação do governo quanto a

Outros materiais