Buscar

Questões Introdução ao Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questões Introdução ao Serviço Social
Quem foi a assistente social que escreveu um dos clássicos do Serviço Social de Grupo, onde fala da necessidade de se encontrar formas de vencer a solidão dos grandes centros urbanos e criar laços de amizade e ajuda mútua entre as pessoas?
Gisella Konopka
Qual o nome da Primeira escola de Serviço Social fundada no Chile em 1925?
Alejandro Del Rio
Para compreensão do contexto histórico que propiciou o surgimento do Serviço Social é necessário entender a organização do modo de produção...
Capitalista
Foi responsável pela Primeira Escola de Formação para Assistentes Social incorporada a universidade de Columbia em 1919:
Mary Richmond
A compreensão advinda da revisão crítica que percebe o Assistente Social inscrita na divisão Sócia técnica do trabalho, não apenas revisou a natureza e função da profissão na sociedade mas também identificou como um...
Trabalhador assalariado e cidadão
A institucionalização do Serviço Social ocorreu principalmente através do Estado, que unido a classe dominante, se tornou maior_______________do assistente social
Empregador
O surgimento do Serviço Social enquanto profissão tem a sua origem vinculada a um processo inédito ocorrido no século XIX, estamos nos referindo a:
Emergência da questão social
Não se pode afirmar que a gênese da Política Social esteve unicamente motivada pela necessidade da resposta ao capitalismo e do Estado aos contornos da questão social, mas a organização dos trabalhadores, também contribuiu para a modelagem dessas medidas.
Correta
Segundo Marilda Iamamoto, a implantação do Serviço Social, no Brasil não se originou de pressões do proletariado, mas surge por iniciativa de grupos e frações de classe, sobretudo:
Da Igreja Católica
A partir dos conteúdos percebe-se que a profissão surge a partir da demanda postas pela questão social. Cite sobre o cenário e gênese da profissão:
A gênese do serviço social deve ser compreendida a partir da estratégia capitalista de conter o movimento de luta dos proletariados por melhores condições de vida e trabalho. A profissionalização dos assistentes sociais atendia aos interesses da classe burguesa em racionalizar a pratica de assistência, perpetuando a sujeição daqueles que não tinham bens materiais à classe burguesa.
Quanto a ação do Serviço Social no Brasil nos primeiros anos após sua criação, podemos afirmar:
O Serviço Social tem uma forte influência na Doutrina Social Católica
Sobre a criação das primeiras escolas de Serviço Social, é correto afirmar:
A criação do Centro de Estudos de Ação Social foi o primeiro passo para o surgimento das escolas no país.

Outros materiais