Buscar

Sistema Tegumentar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia Humana
Sistema
Tegumentar
Prof.: Domingos Sávio dos Santos
 Conceito:
 O tegumento ou pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientais danosas. Como a pele é facilmente acessível, ela é importante nos exames físicos. 
 A pele não é somente um envoltório para o nosso corpo, ela exerce inúmeras outras funções.
Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo que tem a função principal de proteger as estruturas vitais.
Ela é o primeiro elo de contato com o ambiente externo.
Responsável pela defesa inicial contra micro-organismos, agressões químicas e mecânicas.
É o centro dos sentidos, além de espelhar nossa saúde, emoções e idade.
Recobre e protege o organismo da perda excessiva de água, dos atritos e dos raios UV.
Sistema Tegumentar
 Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo que tem a função principal de proteger as estruturas vitais.
 
Sistema Tegumentar
 Suas principais funções são:
Proteger o corpo de ações do meio ambiente, evitar perda de líquido e evitar a entrada de substâncias ruins no organismo;
 Regular a temperatura do corpo;
Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.
 A pele é dividida em duas camadas:
Epiderme: Também chamada de cutícula, essa parte da pele encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. 
Derme: Também chamada de pele verdadeira, a derme é elástica, rija e flexível. É a camada intermediária da pele que fica abaixo da epiderme. Nela encontra-se a elastina e o colágeno responsáveis pela elasticidade. As fibras da derme não são substituídas com a idade e as pessoas mais idosas apresentam mais flacidez. 
Tecido Subcutâneo: Esse parte não é considerado como parte da pele e por isso recebe o nome de hipoderme ou tecido subcutâneo. Ele é formado essencialmente pelo tecido adiposo e tecido conjuntivo frouxo. Possui as seguintes funções: fixar a pele e isolar o corpo de mudanças extremas no meio ambiente. 
 
Anexos da Pele
 Fazem parte desse sistema e recebem o nome de anexo:
Pêlos 
Glândulas Sebáceas 
Glândulas Sudoríparas 
Unhas
Unhas:
Estruturas elásticas e achatadas que se encontram na superfície dorsal das falanges distais. A  unha é formada pela borda livre, o corpo da unha e a raiz (matriz). Ela molda-se a superfície e sua raiz recebe o nome de matriz porque é onde ela é produzida. As unhas adquirem formas distintas dependendo da espécie que também podem servir como uma garra (para agarrar e cavar) ou cascos (para diminuir o impacto do peso dos animais).
Doenças das Unhas:
Traumatismo na base das unhas são comuns e causam pontos esbranquiçados na base das unhas;
Unhas encravadas também são comuns devido o uso de muitos sapatos apertados ou batidas dos dedos;
Hemorragia subungueais  são causadas pelos vasos sanguíneos das unhas e deixam manchas arroxeadas nas unhas;
Micoses que causam inchaços e deformidades.
Pêlos
São achados em todo o corpo com várias espessuras, cores e comprimentos. São apêndices que possuem uma estrutura composta de haste e raiz. Nos seres humanos eles são importantes para proteger a pele, diminuir a fricção e manter a temperatura do corpo. Em outros organismos eles recebem o nome de tricomas, cílios ou flagelos.
Os pelos nos mamíferos são constituídos de queratina e criados através do folículo piloso. Eles recebem lubrificação do sebo criado pelas glândulas sebáceas e a pigmentação vem da melanina existente no corpo.
Glândulas Sudoríparas:
  Membrana encontradas em quase toda extensão da pele e responsável pela liberação do suor. Este por sua vez libera substâncias tóxicas do corpo e regula a temperatura corporal. Nos seres humanos há dois tipos de glândulas sudoríparas:
 Glândulas Sudoríparas Écrinas:
 Dispostas por toda a superfície do corpo humano e responsáveis pela produção de suor e pela temperatura do corpo.
Glândulas Sudoríparas Apócrinas:
  Essas glândulas são mais encontradas nas axilas e próximos a área genital. Responsáveis pelo odor. causado pelo suor.
Glândulas Sebáceas:
 São microscópicas e guardam uma matéria oleosa chamada sebo que é usada para lubrificar e proteger a pele dos mamíferos. São encontradas principalmente no rosto e couro cabeludo, mas não há glândulas sebáceas na planta dos pés e nas mãos. O sebo é formado por lipídios e outras substâncias.
Hidratação e Nutrição da pele
 As células da pele produzem uma secreção natural denominada manto hidro-lipídico, que promove a adequada hidratação cutânea. Essa lubrificação natural, produzida constantemente pela pele, protege-a de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções. Portanto, evitar a desidratação é fundamental para garantir a saúde, o viço e o aspecto juvenil da pele.
Medidas simples que favorecem a hidratação e manutenção do equilíbrio hídrico da pele:
Ingerir no mínimo dois litros de líquidos por dia;
Evitar exposição excessiva ao Sol – os raios ultravioleta, um dos principais agressores da pele, penetram profundamente na camada de proteção, desencadeando a desidratação cutânea;
Manter uma dieta rica em frutas e verduras;
Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados;
Usar diariamente hidratantes corporais e faciais.
A pele do rosto e a do corpo necessitam de uma hidratação adequada, em todas as estações do ano. Entretanto, no inverno, é no corpo que se verifica um ressecamento maior. Isso porque na face temos mais glândulas sebáceas do que no corpo, e elas participam ativamente da manutenção da hidratação natural da pele. No inverno, os banhos são mais demorados e a água é mais quente, e há o uso de sabonetes e buchas que acabam por retirar ainda mais a lubrificação natural da pele e, assim, favorecem o ressecamento.
A escolha do hidratante varia de acordo com a idade e com cada tipo de pele e, no caso dos hidratantes faciais, é importante associar com o filtro solar. Hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações.
Doenças mais comuns que acometem a pele:
Herpes
Micose
Câncer de Pele
Alergia Acne
Psoríase
Verrugas
 Vitiligo
Urticaria 
Doenças mais comuns que acometem a pele:
 Hiper-hidrose
 Hanseníase
Estrias
Escabiose
 Dermatite de Contato
 Alopecia Areata
 Brotoeja
 Catapora
Etc...
O que é Câncer de pele?
O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele. O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema.
Câncer de Pele
Os cânceres de pele podem ser divididos em:
Câncer de pele não melanoma 
 Câncer de pele melanoma
E são separados conforme as estruturas do corpo que eles acometem:
Câncer de pele não Melanoma
Dentre os cânceres não melanoma, há o carcinoma basocelular (CBC) que é o mais frequente e menos agressivo,
Câncer de pele não Melanoma
 O carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular .
Melanoma 
 O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade.
31
Tipos:
 Os cânceres são separados conforme as estruturas do corpo que eles acometem:
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos - mas, felizmente, é o tipo menos agressivo.
  Esse câncer é encontrado frequentemente nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto e pescoço. O nariz é a localização mais frequente (70% dos casos), mas também pode ocorrer na orelha, canto interno do olho e outras partes da face. Quando o tumor é retirado precocemente, as chances de cura são altas.
Carcinoma Espinocelular:
 
O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma.  Ele cresce nas áreas mais expostas ao sol, como couro cabeludo e orelha, sendo mais predominante em pacientes a partir da sexta ou sétima década de vida. 
Melanoma
O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade. O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Há diversos tipos clínicos de melanoma, como o melanoma nodular, melanoma lentigioso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo.
35
OUTROS TIPOS DE CANCER:
 Há ainda outros tipos de câncer de pele mais raros que atingem outras células, como:
Tumor de células de Merkel
Sarcoma de Kaposi
Linfoma de cutâneo de células T (câncer do sistema linfático que pode atacar a pele)
Carcinoma sebáceo (surge nas glândulas sebáceas)
Carcinoma anexial microcístico (tumor das glândulas sudoríparas).
O câncer de pele tem como principais fatores de risco:
Características da pele
 Pessoas com a pele, cabelos e olhos claros têm mais chances de sofrer câncer de pele, assim como aquelas que têm albinismo ou sardas pelo corpo. Uma pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol também corre mais risco. Aqueles que têm muitos nevos (pintas) espalhados pelo corpo também devem ficar atentos a qualquer mudança, como aparecimento de novas pintas ou alterações na cor e formato daquelas que já existem. Pessoas com pintas ou manchas de tamanhos grandes também devem ficar atentas.
O câncer de pele tem como principais fatores de risco:
Exposição solar
 Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada têm um risco aumentado para câncer de pele. Isso porque a exposição solar desprotegida agride a pele, causando alterações celulares que podem levar ao câncer. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco dela ter um câncer de pele.
Idade e sexo
 O câncer de pele incide preferencialmente na idade adulta, a partir da quinta década de vida, uma vez que quanto mais avançada a idade maior é o tempo de exposição solar daquela pele. Também é um câncer que atinge homens com mais frequência do que mulheres.
O câncer de pele tem como principais fatores de risco:
Histórico familiar
 O câncer de pele é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença. Nesses casos, principalmente se associado a outros fatores de risco, o rastreamento com o dermatologista deve ser mais intenso.
Histórico pessoal
 Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou uma lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de sofrer com o tumor. Caso a pessoa já tenha sido tratada para um determinado tipo de câncer de pele e ele retorna, o processo é chamado de recidiva.
Imunidade enfraquecida
 Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido têm um risco aumentado de câncer de pele. Isso inclui as pessoas que têm a leucemia ou linfoma, pacientes que tomam medicamentos que suprimem o sistema imunológico, ou então aqueles que foram submetidos a transplantes de órgãos.
Tratamento de Câncer de pele
 O tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia para retirada do tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia - no geral idosos com alguma comorbidade ou pessoas acamadas, que tem dificuldade de locomoção. Há outras situações em que a cirurgia somente pode não ser suficiente para a retirada total do tumor, ou que o comportamento deste possa pedir outras medidas. Nesses casos, o médico pode indicar outros tratamentos para erradicação do câncer de pele, que variam conforme o tipo.
Protetor Solar
:: UVA x UVB
O raio UVB penetra apenas nas camadas mais superficiais da pele. É ele que causa as queimaduras em quem não usou a proteção adequada, mas também é o responsável pela produção da melanina e da vitamina D.. O UVA vai mais além, agindo em camadas mais profundas e causando aqueles estragos que você não vê na hora, mas sente com o passar de anos e anos sem proteção, como envelhecimento precoce e manchas. É ele que faz com que o pigmento melanina se combine com o oxigênio e produza o bronzeado, que a mulherada ama. E por que o filtro solar é indispensável? As duas podem causar o fotoenvelhecimento e câncer de pele.
:: Fator de Proteção Solar (FPS)
Determina quantas vezes mais sua pele pode permanecer no sol sem ficar vermelha. Em outras palavras, o quanto você está protegida contra os raios UVB.
:: Bloqueador
Diferente do protetor solar, o bloqueador reflete a radiação UV e apresentam geralmente, óxido de zinco ou dióxido de titânio, em sua composição. O produto protege da radiação UVA e UVB. Quando aplicado, o produto deixa a pele esbranquiçada e opaca e inibe o bronzeado.
Os bloqueadores solares costumam ser usados por pessoas muito claras e de pele sensível, ou em áreas localizadas após cirurgias
:: Protetor
Enquanto o bloqueador reflete a radiação, os protetores possuem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva pra pele. 
#Dicas
- Reaplique com intervalos de uma hora e meia a duas horas, que é quando o produto começa a perder a eficiência na pele
- O produto deve ser aplicado com a pele seca e sempre 30 minutos antes de se expor ao sol
A radiação ultravioleta A (UVA)é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, causando manchas e rugas. Previna-se, use protetor solar!
A radiação ultravioleta B (UVB) é responsável pelas queimaduras solares. Previna-se, use protetor solar!
A radiação ultravioleta B (UVB) é responsável pela vermelhidão pós sol. Não vire um pimentão, use protetor solar!
Qual é o seu fator de proteção?
FPS 15: pessoas que costumam se bronzear e às vezes ficam vermelhas
FPS 30: pessoas que costumam se bronzear e quase sempre ficam vermelhas
FPS 60: pessoas que quase nunca se expõem ao sol e sempre ficam vermelhas
Para o dia a dia, o recomendado é que se use protetor solar com FPS entre 15 e 20. Já para a praia, pessoas com pele morena e negra podem usar produtos com FPS 30, enquanto para as de pele clara o ideal é acima de 50.
Bibliografia:
Livro :Anatomia Humana :Sistêmica e Segmentar, 3ª edição, Dangelo e Fattini
http://www.euromelanoma.org/portugal/basal-cell-cancer
http://www.cancerdepele.net.br/protetor-solar
http://www.jgvasconcelos.com.br/clinica/artigos/dermatologia/59-melanoma-cutaneo-um-cancer-curavel
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-pele
http://www.tuasaude.com/c/doencas-de-pele/
http://www.sbd.org.br/informacoes/doencas/
http://www.biolotus-healthcare.com/paginas/723/desidratacao-cutanea/
http://www.sbcd.org.br/pagina/1617
Obrigado!!!
56
Grupo:
Cássia Marisa de Resende
Cleide Solange Gonçalves
Delma Sueli da Silva
Lidia Gabrielle Zanola
Matheus Alan de Carvalho e Silva
Maria Lucia do Nascimento Freitas
Priscilla Dias da Silva
Valdir Cosme Junior

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes