Buscar

Trabalho de gestão de cadeia de suprimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHO 
DE GESTÃO 
DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Questões para a discussão – Pág. 422 
 Livro Gerenciamento da cadeia de suprimentos 
A L.L Bean é uma empresa varejista on-line e por catalogo, especializada em vestuário e equipamento de recreação ao ar livre. O e-business pode favorecer muito a empresa, como já favorece. Entre os fatores-chave de sucesso relacionado à estratégia do e-business, destacam-se: correta estratégia e seleção adequada dos produtos e adequação dos produtos ao perfil do comprador; capacidade de entender mercado e estimar e prever demanda; abrangência dos catálogos/variedade; seleção adequada de mercadorias no site e garantia de disponibilidade das mesmas para venda; capacidade de oferecer serviços de alto valor agregado para os clientes, na entrega dos produtos; promoção e obtenção de reconhecimento de marca; integração das estratégias e estruturas tradicionais e virtuais; redução de receios do consumidor (garantias, devolução, reconhecimento do fornecedor); capacidade de operar com bons fornecedores e parceiros; capacidade de customização em massa e operação pull (demanda-produção).
Todas elas. A Amazon, Home Depot e a true-value são empresas multinacionais de comércio eletrônico e produtos para o lar e sempre buscam mais e mais produtos para comercializar. As empresas sempre se infiltram silenciosamente dentro dos armazéns de vários fornecedores importantes como uma nova maneira de expandir a próxima fronteira de vendas pela internet: produtos de uso diário como papel higiênico, fraldas e shampoo. Este tipo de parceria preocupado os concorrentes e mostra como a empresa está tentando se manter à frente dos rivais, incluindo/ampliando seus produtos e serviços. Hoje vemos que as maiorias das empresas que possuem o e-commerce procuram vender de tudo e não ficar especializado em um só serviço. Por isso concordamos que todas elas se beneficiariam.
A Amazon está se voltando aos seus fornecedores com um programa que ela chama de Vendedor Flex. Pegando carona em seus armazéns e centros de distribuição com isso ela está reduzindo seus custos de entrega e estocagem, competindo melhor em preço com varejistas como o Wal-Mart; e reduzindo o tempo de entrega dos produtos nas mãos dos clientes. Os produtos domésticos são os que trazem mais vantagem quando o assunto em vender em loja física pois no e-business eles são tradicionalmente considerados baratos e volumosos demais para justificar os custos de transporte. Os produtos com mais vantagem são os livros; os custos de instalação diminuem, pois não há necessidade de loja somente depósitos. A amazona conseguiria reduzir seus estoques agregando geograficamente os estoques em algumas localidades, o que também reduziria os custos.
Uma loja física possui estoques maiores porque precisa armazenar produtos em todas as lojas. O e-business possibilita a Amazon a redução de custos de instalações. A empresa não possuía depósitos e comprava tudo de seus distribuidores. Quando o volume era baixo, os distribuidores eram os melhores locais para armazenar o estoque; porém conforme a demanda foi crescendo, ela teve de construir seus próprios depósitos nos quais estoca os produtos com grande demanda. Hoje em dia a Amazon só recorre aos distribuidores para livros menos procurados. As principais vantagens so depósito são o controle, a flexibilidade, o custo. Depósitos próprios oferecem mais controle, pois a empresa tem autoridade absoluta para a tomada de decisões a respeito das atividades e das prioridades nas instalações. Esse controle facilita a integração das operações do depósito com os outros procedimentos logísticos internos da empresa. Depósitos próprios oferecem, geralmente, mais flexibilidade, pois podem ser ajustados políticas e procedimentos operacionais para atender a necessidades específicas. Empresas com clientes ou produtos muito especiais são motivadas a instalar seus próprios depósitos. Só não podemos esquecer é que só é vantajoso investir num armazém próprio é se a taxa de retorno é compensatória.
 A The Gap já possuía as lojas fisicamente, com a implantação de e-business ela pôde potencializar seus negócios tornando seus produtos ainda mais abrangentes. O e-business ainda pôde proporcionar mais rapidez na comunicação entre as lojas, fornecedores e clientes. Essa ferramenta proporcionou inclusive redução nos custos da organização de diversas formas, seja na rapidez em que as cotações são feitas fazendo o produto chegar com mais rapidez nas prateleiras, evitando assim a perda nas vendas etc. Como uma maior rotatividade de mercadorias, talvez um cliente deseja um peça do mesmo modelo porém de outra cor na qual há em outra loja da rede, com essa ferramenta é fácil reservar o produto para o cliente, tornando assim a venda mais qualitativa. A The Gap permite que seus clientes façam pedidos online com seus computadores instalados na loja física, sendo assim, expandindo a variedade disponível aos clientes na loja. Isso permite que a The gap centralize itens menos procurados e aumente a variedade disponível aos clientes.
A vantagem do e-business não é a igual para todos os setores. No mercado de informática, os clientes planejam a compra e estão dispostos a esperar pela entrega. Enquanto no mercado de informática há um grande aumento nos lucros, o de livros espera por lucro e o de alimentos encontra dificuldades para se manterem. As empresas de informática oferecem virtualmente um numero ilimitado de configurações diferentes, podendo o cliente customizar conforme sua necessidade e os mesmos valorizam esta possibilidade de escolha. A empresa ainda pode criar paginas especiais na Web para os fornecedores visualizarem os pedidos de componentes que fabrica, assim como o nível atual de estoques da empresa. Além desta vantagem, no mercado de informática os produtos podem ser baixados através de downloads, o que reduz o custo com transporte e estoque, o que não ocorre no mercado de livros e alimentos. No e-business de alimentos, existe o custo com transporte que é ainda maior que em uma rede de supermercados tradicional, pois há o custo com a entrada de alimentos e com a saída, o que dificulta a competição. O e-business de livros ainda tem desvantagem sobre o comercio de informática, pois não consegue atender o cliente que deseja adquirir um livro rapidamente, pois na maioria das vezes quem deseja ler um exemplar tem pressa na compra.
De início podemos observar que para se abastecerem, os supermercados precisam de maior quantidade de produtos podendo assim "barganhar" com seus fornecedores nos valores de determinados produtos, tornando assim seus produtos mais acessíveis e com melhores preços. Podemos observar também a existência de estoque o que pode ser uma ferramenta de grande porte usada em momentos propícios. E também queremos mencionar a questão dos prazos de validade, onde determinados tipos de produtos precisam ter um giro mais rápido que outros, tornando assim mais dificultoso a comercialização através do e-business. O  mais adequado seria aplicar o e-business nas redes de supermercado como hoje já é feito. Os supermercados são grandes os suficientes para aproveitarem os benefícios do estoque que proporciona agregação sem terem custos adicionais de entrega, o que acontece com os mercados virtuais. Os mercados virtuais só terão sucesso apenas se pessoas suficientes estiverem dispostas a pagar por uma taxa extra de entrega, para receber seu pedido em casa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes