Buscar

AVS - Administração de novos negocios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			1a Questão (Ref.: 201402247154)
	Um dos conceitos de economia importantes do empreendedor conhecer para poder avaliar as condições do ambiente econômico é a concorrência. Determinadas características como o número de empresas e consumidores encontrados em um mercado e ainda o nível de preços praticados define o tipo de concorrência. Considerando os fatores mencionados, qual a diferença entre a concorrência prefeita e a concorrência monopolística?
		
	
	
Gabarito: Concorrência prefeita - quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos a ponto de não influenciarem os preços individualmente, como os produtos agrícolas. Concorrência monopolística- mercado em que existem muitos consumidores e um número reduzido de produtores ou vendedores, que oferecem produtos semelhantes. Por causa disso, os produtores ou vendedores podem determinar os preços de seus produtos, como indústrias automobilísticas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402067864)
	
	Ademir é supervisor de Controle de Qualidade da linha de produção na empresa que trabalha. A característica mais marcante do seu estilo de chefia diz respeito ao fato de ele ser muito centralizador. Sua mesa de trabalho está sempre cheia de pastas e processos, assim como as gavetas de sua mesa. Não é raro levar tarefas para fazer em sua residência, principalmente nos fins de semana. Seu superior, por várias vezes, observou que Ademir demora muito tempo para tomar decisões ou opinar sobre problemas muito simples com os quais a empresa se defronta. Os processos ficam parados em sua mesa até que ele tenha tempo para se inteirar do assunto e propor a decisão que julga ser correta. Por outro lado, não são poucas às vezes em que Ademir observa seus subordinados parados, sem tarefas para executar. Quando questionado porque não delegava tarefas para eles executarem, Ademir respondeu que eles não tinham competência para executá-las. Também não confiava nas habilidades de seus subordinados. Apesar de Ademir estar consciente das vantagens da delegação de autoridade, ele continuava centralizando o poder. Com base na situação exposta, responda: quais as barreiras de um processo de delegação de autoridade?
		
	
Gabarito: O aluno deve discorrer considerando os assuntos relacionados abaixo: - Barreiras à DELEGAÇÃO: medo de perder poder/ lugar; falta de tempo de treinar os subordinados; falta de subordinados capacitados e habilitados; Falta de habilidade de dirigir e coordenar; mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor que os subordinados); ausência de controles, o que torna o chefe cauteloso quanto a delegação. - REGRAS PARA TORNAR A DELEGAÇÃO MAIS EFETIVA: Selecionar o subordinado adequado; Proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelo subordinado; explicar com precisão e clareza as atividades e resultados esperados; criar condições adequadas de motivação e participação; treinar e ajudar o subordinado em suas atividades; criar condições para forçar o subordinado a tomar decisões, dando-lhes, o apoio que se faz necessário; Promover incentivos e recompensar de alguma forma, um bom resultado apresentado pelo subordinado. REFERÊNCIAS: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores: fundamentos de criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402123715)
	Uma organização formalmente constituída possui normas e regulamentos, hierarquia, cultura organizacional, recursos, pessoas ocupando cargos e etc. As empresas têm todas as características de quaisquer organizações, mas com um grande detalhe: seu objetivo principal é:
		
	 
	Lucro.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402139496)
	A etapa que representa um extrato competente e motivador do Plano de Negócios, onde deve ser dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro, é:
		
	
	
	 
	O Sumário Executivo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401659532)
	Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar:
		
	 
	Carga tributária muito elevada
	
	 6a Questão (Ref.: 201402139501)
	Para a Formação do Preço de Venda, as empresas precisam estar sintonizadas às estratégias utilizadas pelas concorrência, dentre as quais podemos destacar àquela que contempla em sua estrutura o Preço de Penetração e o Preço Inflacionário, como por exemplo a inserção de um produto novo no mercado a um preço abaixo dos produtos similares existentes. Esta estratégia é definida como:
		
	
	 
	Estratégias de Preços Competitivos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402139534)
	A etapa financeira do plano de negócio pode subdividir-se em alguns tópicos, ao qual podemos citar:
		
	 
	Investimento Inicial, Projeção dos Resultados, Projeção do Balanço Patrimonial, Ponto de Equilíbrio, Análise de Investimentos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401467536)
	A avaliação das alternativas de compra depende fundamentalmente de(o):
		
	 
	Critério implícito ou explícito. O processo de escolher torna-se mais racional quando as alternativas são avaliadas objetivamente, com base em critérios ponderados e identificados explicitamente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401478588)
	Os princípios da Administração da Qualidade Total incluem:
		
	 
	Esforços contínuos para melhorar as operações e aperfeiçoar os processos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402103040)
	A educação é importante na processo criativo do empreendedor. Sobre essa afirmação, podemos dizer que:
		
	 
	A educação continua a desempenhar um grande papel ao auxiliar os empreendedores a lidar com os problemas que enfrentam.
	
	
	.
Parte inferior do formulário

Outros materiais