Buscar

Áreas Funcionais Da Estrutura Organizacional De uma Empresa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Áreas Funcionais Da Estrutura Organizacional De uma Empresa
Cidália Cireneu nr7;
Rosário Maricato nr15;
Pedro Neto nr19.
Estrutura organizacional, é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização/empresa são divididas, organizadas e coordenadas. 
De uma forma mais ampla, inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e económicos de uma organização/empresa. 
null
Pirâmide Organizacional
null
As funções representam o conjunto de processos que aplicam um recurso da organização. Cada função é realizada dentro de uma organização através de uma área funcional, que pode ser concretizada através de mais unidades organizacionais (setores).
Áreas funcionais, são agrupamentos de processos que juntos sustentam o ciclo de vida de um recurso, e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidos; são espaços de administração dos recursos dentro de seu ciclo de vida.
null
Áreas funcionais:
Planeamento, Marketing, Comercial, Produção, Aprovisionamento, Recursos Humanos e Financeira.
null
Função Planeamento: É um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida pela organização/empresa, para alcançar um resultado desejado. 
Pode-se subdividir em: 
Planeamento Estratégico (aborda a empresa na totalidade), 
Tático (aborda cada unidade da empresa separadamente) e
 Operacional (aborda cada tarefa ou operação separadamente).
null
Função Marketing: responsável por colocar produtos e serviços no mercado em função da necessidade do consumidor, o que envolve a identificação das necessidades humanas e sociais; é também o processo de planear e executar a promoção, estabelecimento de preços, e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".
Função Comercial: Incorpora o conjunto de atividades relativas à venda de produtos ou serviços, podendo por outro lado, assumir em empresas que não disponham de aprovisionamento, marketing ou produção, o papel de conjunto de todas as operações de compra e venda de bens ou serviços.
null
Função Produção: O processo produtivo consiste na transformação de entradas (Input),ou seja de materiais e serviços, em saídas(output) de outros materiais e serviços; é a função encarregue de transformar a matéria-prima em produtos terminados, para poder vender.
Função Aprovisionamento: responsável pela área de logística, que inclui transportes, armazenagem e distribuição, gestão de stocks, entre outras;
null
Função Recursos Humanos: responsável pelo recrutamento, seleção, capacitação e manutenção de pessoas que atuarão na empresa; responsável também por fazer a gestão de questões burocráticas e administrativas da empresa. 
Função Financeira: responsável pela origem e pela alocação de recursos financeiros que mantêm a empresa em funcionamento; responsável pela gestão e controle dos recursos económicos da empresa.
null
As funções representam o conjunto de processos que aplicam recursos da organização. Cada função é realizada dentro de uma organização através de uma área funcional, que pode ser concretizada através de uma ou mais unidades organizacionais.
É fulcral planear, para elaborar metas e planos, fazer levantamentos dos recursos materiais, financeiros e humanos, para organizar os processos, direcionar esforços de forma eficaz e eficiente, para que assim se alcancem os objetivos, e se controle todo o processo; para que não ocorram imprevistos e o resultado final seja idêntico à meta pré-estabelecida, com o envolvimento de todos os colaboradores da empresa, com vista a uma melhoria contínua e ao sucesso e sobrevivência da empresa/organizaçao.
null
Conclusão
webgrafia
http://www.hipersuper.pt/2010/12/20/funcao-de-aprovisionamento-cada-vez-mais-estrategico-para-as-empresas/;
http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-rh/;
http://j-myuniverse.blogspot.pt/2011/06/moeda-e-funcao-financeira.html;
null

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais