Buscar

AV1 INTRODUÇÃO MARKETING

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A globalização diminuiu distâncias entre culturas e também reduziu o tempo de comunicação. Se por um lado essa onda econômica tende a absorver empresas e culturas, por outro as tecnologias da informação e comunicação possibilitam um novo modelo de consumidor, que tem suas necessidades básicas atendidas e está à procura de algo a mais. Das afirmações abaixo, qual é a que melhor caracteriza o perfil desse consumidor?
Escolha uma:
a. Com a globalização, a cultura da responsabilidade socioambiental passou a fazer parte da meta de vida desse consumidor. 
b. As tecnologias de informação e comunicação permitem que esse consumidor compre sempre pelo melhor preço. 
c. Usa as redes sociais para pesquisar sobre produtos com usuários que já tenham experiência anterior. 
d. O processo de decisão de compra ficou mais complexo pelo volume de informações disponíveis pelas tecnologias da informação e comunicação, tornando-se mais lento. 
e. Esse consumidor está em busca de satisfazer suas necessidades básicas e de segurança e concentra-se em trabalhar para sua subsistência. Incorreto
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A afirmação que melhor caracteriza o perfil do consumidor moderno é sua preocupação com a responsabilidade socioambienteal, que está acima das necessidades básicas e de segurança já atingidas. Usar as tecnologias da informação e comunicação e as redes sociais são comportamentos desse novo consumidor, mas não caracterizam seu perfil e, o processo de decisão, por conta dessas ferramentas instantâneas, ficou mais rápido.
A resposta correta é: Com a globalização, a cultura da responsabilidade socioambiental passou a fazer parte da meta de vida desse consumidor..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O consumidor no marketing contemporâneo possui algumas características que são desafios para os profissionais da área. Com produtos similares, o consumidor precisa de diferenças subjetivas para justificar suas aquisições, sendo que essas diferenciações podem ser resolvidas por meio da fidelização do cliente. Para que isso ocorra, alguns pontos devem ser considerados. Sobre o perfil do consumidor contemporâneo, assinale V para as respostas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Menor preço
(  ) Responsabilidade ecológico/social
(  ) Propaganda de massa
(  ) Compra na loja
(  ) Suporte tecnológico
Escolha uma:
a. F, F, F, V e V 
b. V, V, V, F, e F 
c. F, V, V, F e V 
d. V, F, F, V e V 
e. F, V, F, F e V Correto
Feedback
Sua resposta está correta.
Os desafios contemporâneos são a responsabilidade ecológica/social e o suporte tecnológico. Menor preço, propaganda de massa e comprar na loja são conceitos do marketing da segunda metade do século passado.
A resposta correta é: F, V, F, F e V.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
“Assim, conhecer a história do Marketing é de suma importância, pois compreender o passado e o desenvolvimento de algum assunto pode ser uma das formas de dominá-lo. Esse conhecimento pode trazer ferramentas para se entender o presente e ‘prever’ o futuro, mais especificamente quando se fala em negócios. Estudar a história pode significar o aumento da ocorrência de insights, que podem surgir pelo exame de trabalhos anteriores, para a resolução de problemas.”
Santos, Tatiana et al. O desenvolvimento do marketing: uma perspectiva histórica. Revista Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 89-102, jan. 2009. 
O marketing através da história passou por diversas fases. Desde a revolução industrial na segunda metade do século XIX, que era focada apenas no produto, temos características específicas para o cada época. Durante a primeira metade do século XX o foco foram as estruturas de vendas e distribuição. Atualmente o marketing tem novas características, adaptadas ao tempo. Assim, quais das afirmativas abaixo são características corretas para o marketing contemporâneo?
I. Mercado carente
II. Meios de Comunicação de Massa
III. Disponibilidade
IV. Preocupação com o consumidor
V. Preço baixo
VI. Concorrência
Agora, assinale a alternativa que traz as asserções corretas.
Escolha uma:
a. Afirmativas III e IV 
b. Afirmativas I e II 
c. Afirmativas I e VI 
d. Afirmativas II e V 
e. Afirmativas II e IV Correto
Feedback
Sua resposta está correta.
Mercado carente (I) e preço baixo (V) são situações do mercado durante a Revolução Industrial. O aumento da disponibilidade (III) e da concorrência (VI) são características do marketing da primeira metade do século XX. Assim, podemos afirmar que os meios de comunicação de massa (II) e a preocupação com os consumidores (IV) são as questões do marketing contemporâneo.
A resposta correta é: Afirmativas II e IV.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que uma das funções do marketing é gerenciar/administrar o produto, desde a sua concepção, acompanhando as diversas fases do seu desenvolvimento. Além disso, esta função promove testes com os consumidores para verificar se existem problemas, ou se melhorias podem ser realizadas. A gerência de produtos é, ainda, responsável pela adaptação do produto às diversas necessidades do mercado. 
De acordo com o seu conhecimento, além das situações expostas no trecho acima, quais atividades podem ser administradas dentro desta função do marketing?
I. As matérias-primas utilizadas.
II. O custo de frete.
III. As condições de pagamento.
IV. A execução de pesquisas mercadológicas.
V. A identificação de novas utilizações para o produto.
Escolha uma:
a. II, III e IV 
b. I, II e V 
c. I, IV e V Correto
d. I, III e IV 
e. III, IV e V 
Feedback
Sua resposta está correta.
Dentro da função produto pode-se controlar as matérias-primas utilizadas, executar pesquisas mercadológicas com consumidores, e identificar novas aplicações do produto. O custo do frete é tratado na função distribuição e as condições de pagamento na função preço.
A resposta correta é: I, IV e V.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para descobrir mais sobre os consumidores e o mercado, as pesquisas de marketing utilizam técnicas oriundas das ciências sociais e da psicologia, das quais estão divididas em dois grandes grupos: pesquisa quantitativa e qualitativa. As pesquisas quantitativas estão ligadas à quantidade e as pesquisas qualitativas à qualidade das informações. Analise a lista apresentada abaixo, indicando quais são as pesquisas que avaliam quantidades. 
I. Entrevistas em profundidade
II. Censo demográfico
III. Pesquisa eleitoral
IV. Grupo de discussão com observadores
V. Questionários com respostas abertas
Agora, assinale a opção que apresenta os itens corretos.
Escolha uma:
a. I e II 
b. I e IV 
c. II e III Correto
d. I e III 
e. II e IV 
Feedback
Sua resposta está correta.
O censo demográfico é a contagem de toda a população, ao passo que a pesquisa eleitoral usa uma amostra estatística da população para projetar sobre a população como um todo. Ambas são atividades quantitativas. Já as entrevistas em profundidade, os questionários com respostas em aberto e os grupos de discussão com observadores dão oportunidade para o consumidor exprimir seus sentimentos sobre determinada experiência, constituindo técnicas qualitativas.
A resposta correta é: II e III.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Profissionais de marketing devem poder analisar um fato econômico. Desde os anos 1990, por exemplo, percebe-se no mercado brasileiro um aumento de marcas e produtos chineses. São produtos de marcas desconhecidas em sua maioria, e com baixo valor. Esses produtos, porém, ocupam espaços de outras marcas tradicionais estabelecidas. Frente a essa situação, quais são os motivos que levam à aceitação das marcas chinesas no mercado brasileiro?
I. Marcas tradicionais vulneráveis.
II. Políticas protecionistas.
III. Necessidades não satisfeitas.
IV. Poucos concorrentes.
V. Variedade de
oferta.
Agora, assinale a alternativa com os itens corretos.
Escolha uma:
a. I, III e IV Correto
b. II, IV e V 
c. I, II e IV 
d. III, V e VI 
e. II, V e VI 
Feedback
Sua resposta está correta.
A estratégia chinesa baseia-se em ocupar espaços deixados por marcas vulneráveis, necessidades não-atendidas dos consumidores e pouca concorrência. A variedade de oferta ou ações governamentais de proteção seriam barreiras à entrada desses produtos em nosso mercado.
A resposta correta é: I, III e IV.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia:
“Com o fim da simbiose entre produção e consumo, surgiu então a condição básica para a existência do Marketing e para o nascimento de uma nova disciplina. Vinculado à função de distribuição, o Marketing começou a se desenvolver, fazendo uma ponte entre produtos e consumidores, o que perdurou por muitas décadas.”
Santos, Tatiana et al. O desenvolvimento do marketing: uma perspectiva histórica. Revista Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 89-102, jan. 2009. p. 93.
No marketing do século XX, a satisfação do consumidor é parte do objetivo mercadológico. Se as necessidades do consumidor estão satisfeitas, no século XXI, qual as novas preocupações do marketing? Assinale V para os itens verdadeiros e F para os falsos.
(  ) Alto nível de exigência do consumidor.
(  ) Preocupação ecológica ambiental.
(  ) Concorrência acirrada e inovadora.
(  ) Empregabilidade.
(  ) Atividades suportadas pela tecnologia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. F, V, F, F e V Correto
b. F, V, F, F, e F 
c. F, F, V, F e F 
d. V, V, F, V e F 
e. V, F, V, F e V 
Feedback
Sua resposta está correta.
A satisfação do consumidor excede a relação com o produto. Empresas contemporâneas devem ter claras as suas políticas ambientalistas e sociais, assim como devem usar as tecnologias para suportar a relação com os consumidores modernos.
A resposta correta é: F, V, F, F e V.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Empresas que adotam o marketing holístico tem algumas características únicas que incorporam e transmitem aos consumidores como forma de agregar valor. Enquanto há  empresas que assumem uma postura socialmente responsável frente ao cuidado com o meio ambiente, outras não se manifestam sobre o assunto. Conforme estudamos, essa diferença comportamental é percebida pelo consumidor do século XXI, cuja aceitação, segundo a visão holística, será pela marca que demonstra preocupação ambiental.
Agora reflita: quais das alternativas abaixo são características de uma empresa que adota o marketing holístico?
I. Empresa cujo foco está na produção.
II. Empresa com valores éticos.
III. Empresa que não considera o ser humano importante.
IV. Empresa com uma perspectiva abrangente e integrada. 
Agora, assinale a opção que apresenta apenas as alternativas corretas.
Escolha uma:
a. Alternativas I e III 
b. Alternativas I e II 
c. Alternativas II e IV Correto
d. Alternativas III e IV 
e. Alternativas II e III 
Feedback
Sua resposta está correta.
A empresa que segue a proposta holística não é focada na produção, e sim em valores éticos e tem uma perspectiva abrangente e integrada. A empresa que foca na produção e não considera o ser humano importante não tem uma visão holística.
A resposta correta é: Alternativas II e IV.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe o texto a seguir:
A holística é uma ciência que considera o universo como uma única força. Nele, podemos entender que a natureza e o ser humano são como agentes que interagem continuadamente, um remodelando o outro. Segundo essa vertente científica,  o todo é maior que a soma das partes que o compõem. Assim, nem a natureza, nem o homem devem sobrepor-se, mas sim equilibrar-se.
Das questões abaixo, assinale V para as questões verdadeiras que conceituam a holística e F para as que não conceituam.
(  ) Entendimento global dos fenômenos.
(  ) Procedimento analítico isolado.
(  ) Dois lados da mesma moeda.
(  ) Separa a natureza e o homem.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. F, V, V e F Incorreto
b. V, V, V e F 
c. V, F, F e V 
d. V, F, V e F 
e. F, F, V e V 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A holística busca um entendimento global dos fenômenos, sendo que, segundo sua concepção, o todo e as partes isoladas são dois lados da mesma moeda, como o homem em relação ao ambiente, por exemplo. A holística não prevê análise de aspectos isolados e, como vimos, não separa o homem da natureza. 
A resposta correta é: V, F, V e F.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A filosofia mercadológica é focada na satisfação do consumidor. Por meio das diversas atividades, do mix de marketing, dos Momentos da Verdade e das dimensões do marketing holístico percebemos o esforço no sentido de concretizar tal filosofia. Além dos valores éticos e de responsabilidade social que devem ser respeitados, outras atividades devem ser assumidas pela empresa.
Tendo esta colocação em mente,  qual a postura da empresa frente a essa filosofia que pode ser incorporada por todos na organização?
Escolha uma:
a. Sua postura é vender os produtos para qualquer um que os compre. 
b. Sua postura é integrar-se aos canais de distribuição. 
c. Sua postura é atender às necessidades dos segmentos de mercados claramente definidos. Correto
d. Sua postura é vender apenas aos clientes fieis. 
e. Sua postura é atender a uma grande gama de mercados da mesma forma. 
Feedback
Sua resposta está correta.
O marketing preza pela otimização de recursos e se baseia no tamanho do mercado e potencial de consumo, portanto,  a definição clara de um espaço é a postura a ser adotada. Vender sem foco para qualquer consumidor não é uma estratégia que busca a fidelização,  encarecendo o processo. Diferentes gamas de mercado têm difícil logística, ao passo que vender a apenas a clientes fieis ou integrar-se aos canais de distribuição é uma perspectiva limitada.
A resposta correta é: Sua postura é atender às necessidades dos segmentos de mercados claramente definidos..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes