Buscar

APOL 2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Compreender as empresas como sistemas abertos é ponto de partida para entender a complexidade dos ambientes empresariais atuais e das empresas que neles atuam. Para isso, é preciso compreender e utilizar-se de sistemas de informação para que seja possível organizar e utilizar os dados e informações ambientais. 
Nesse sentido, assinale a alternativa correta com relação ao conceito de sistemas de informação:
Nota: 20.0
	
	A
	Conjuntos de dados aleatórios que receberam contexto e significado e passaram a fazer sentido para alguém.
	
	B
	Conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes atuando em conjunto para a consecução de objetivos comuns.
	
	C
	Conjunto de estruturas de informática responsáveis pelo armazenamento de grandes quantidades de dados.
	
	D
	Conjunto elementos que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para um propósito específico.
Você acertou!
Justificativa: De acordo com o material estudado, os sistemas de informação são sistemas que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para um propósito específico. Se olharmos a definição apresentada na alternativa ‘b’, veremos que se refere ao conceito de sistemas, de modo geral. Nesse contexto, a alternativa correta é a letra ‘d’.
	
	E
	Conjuntos de organizações distintas e concorrentes entre si atuando coletivamente para obtenção de objetivos.
Questão 2/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
 De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, elas são classificadas em três tipos: estruturada, não estruturada e semiestruturada.  
Com base nessa afirmação e em nossos estudos, apresentamos a situação de um departamento financeiro que precisa tomar decisões quanto ao controle de caixa, pois deve estar atento às variações cambiais (relacionadas com o dólar, por exemplo) e à inflação, e também com o destino das sobras de caixa, priorizando qual o melhor investimento a ser feito para manter o rendimento do capital. Em caso de déficit de caixa, deve priorizar o saque das reservas ou escalonar os pagamentos, atento aos prazos de vencimento dos compromissos de pagamento. 
Este tipo de decisão, de acordo com o texto, ocorre tipicamente:
Nota: 20.0
	
	A
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Você acertou!
Conforme O’Brien (2002), Uma decisão não estruturada se adapta bem ao nível estratégico como planejamento de novos negócios. Mas mesmo decisões não-estruturadas podem ser tomadas em níveis mais operacionais, tal como a administração de caixa: dependendo de como o mercado financeiro se comporta, pode ser mais rentável investir a sobra de caixa em um fundo em preferência a outro, dependendo de informações que mudam a todo momento.
(ELEUTÉRIO, 2015, p. 49-51; Aula 03).
	
	B
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	C
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	D
	Em nível gerencial, sendo  o tipo de decisão semiestruturada;
	
	E
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Questão 3/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Em todas as etapas do processo de decisão, as informações desempenham um papel central, fornecendo diferentes tipos de orientação ao gestor, conforme ilustra a figura abaixo.
 De acordo com o que foi estudado, temos uma situação envolvendo uma tomada de decisão:
Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa, o que pode ser um indício da razão do consumo ter aumentado. Mário decide conversar com o mecânico chefe sobre isto, porém ainda desconfiado com a qualidade do combustível dos postos conveniados com a empresa. 
Com relação a este caso mostrando uma situação envolvendo tomada de decisão, assinale V para verdadeiro e F para falso, e depois marque a alternativa correta:   
(   ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses.
(      ) A fase da implementação ocorreu quando, em conjunto com a equipe, Mário descobriu que houve troca de mecânicos no setor de manutenção da empresa.
(      ) A fase de concepção ocorreu quando, conforme as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota.
(      ) A fase da inteligência ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe sobre o problema constatado.
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-V-V;
	
	B
	V-F-V-F;
Você acertou!
Quando Mário identificou o problema mediante o aumento do consumo comparado com a média dos últimos 3 meses (fase de inteligência). Com as reuniões de Mário com a equipe, foram levantadas a suspeita quanto à qualidade do combustível e à manutenção feita na frota (fase de concepção).  A fase de implementação ocorreu quando Mário foi conversar com o mecânico chefe, optando pela causa da manutenção em detrimento da causa da qualidade do combustível.
(ELEUTÉRIO, 2015, p. 54).
	
	C
	F-F-V-F;
	
	D
	V-V-V-F;
	
	E
	V-V-V-V;
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
Uma boa estrutura de comunicação interna e externa, sugere que uma comunicação bem-feita poderá municiar a empresa de dados e informações para que ela possa fazer frente às turbulências da economia brasileira. Consequentemente, o endomarketing, a comunicação interna e a comunicação internacional, defendem que empresas de todas as áreas e dos mais diversos portes devem estruturar e cuidar de suas estratégias, táticas e ações de comunicação.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos modelos de comunicação utilizados;
I. ( ) A Comunicação Interna na pequena empresa deve ser estruturada, planejada e bem executada, para que as equipes de trabalho estejam bem informadas sobre o andamento da organização. Também é por meio da Comunicação Interna que a empresa pode adotar práticas de participação dos colaboradores, em busca de uma gestão mais compartilhada na tomada de decisão.
II. ( ) Quanto à Comunicação Externa, é importante que se estabeleça um rigor bastante grande na produção do material gráfico, pois se ele contiver erros, isso poderá afetar negativamente a imagem da organização.
III. ( ) Também é importante estruturar bem a comunicação digital. É importante saber receber e responder as críticas dos clientes. Quando não há atenção ao consumidor, ele pode se tornar um formador de opinião negativa a respeito da empresa.
IV. ( ) Raramente, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, que preferem terceirizar estes serviços, para evitarem futuras preocupações. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras. Assim como nas grandes empresas, também nas pequenas a Comunicação tem que ser bem estruturada, tanto a Interna quanto a Externa. A Interna é importante para conferir transparência e democracia à organização, enquanto a Externa é importante para a empresa construir uma imagem positiva a seu respeito. A afirmativa IV é falsa, pois na maioria das vezes, nas pequenas empresas, a Comunicação Interna e a Externa são feitas pelos próprios gestores, por uma questão de custo e estrutura.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, V, F, F.
	
	D
	V, F, F, F.
	
	E
	V, F, V, V.
Questão 5/5 - Sistema de Informações Gerenciais - SIG
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) e Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE) são termos largamente utilizados por executivos, sendo então muito importante o nosso entendimento sobre os respectivos conceitos. De acordo com o que foi estudado, relacione os conceitos a seguir e depois assinale a alternativa correta:
1.SIG
2.SAD
3.SAE
(    ) Destinam-se a apresentar o desempenho geral daorganização
(    ) Destinam-se à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais
(    ) Buscam solucionar problemas complexos por meio de simulações de cenários e análises estatística
Nota: 20.0
	
	A
	3-1-2;
Você acertou!
A característica de apoio à gestão que tornou os sistemas de informação conhecidos como Sistemas de Informação Gerenciais (SIG). Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) se caracterizam pelo uso intensivo de processamento numérico, simulações, projeções estatísticas e técnicas de modelagem de problemas para solucionar situações complexas e não estruturadas. Os Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE), diferentemente dos anteriores, se destinam a apresentar o desempenho geral da organização, permitindo aos executivos identificar situações de decisão e oportunidades de negócio.
	
	B
	3-2-1;
	
	C
	2-1-3;
	
	D
	2-3-1;
	
	E
	1-2-3;

Outros materiais

Perguntas Recentes