Buscar

Paradigma Avaliativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Paradigma Avaliativo
Este modelo de avaliação preocupa-se com a objetividade científica e passa por um processo de alienação na prática de ensino-aprendizagem que se da através de testes e outros meios de apreciação. É atribuido qualidade ao individuo que sera avaliado, dando enfase a mensuração, a objetividade, a diminuição dos valores subjetivos. Ao individuo em avalição é aplicado à ele conteúdos importantes e que munta das vezes foge do seu cotidiano social, da sua realidade vivida, mas este processo visa o seu melhor aproveitamento.
As bases epstemologicas do paradigma avaliativo tem sua fundação no positivismo como foi estudadono material didático: “Na literatura sobre avalição e no meio educacional, o paradigma objetivista é, segundo Franco (1991), aqule que tente a associar a avalição com medidas dadas às bases epstemologica calcadas no positivismo comtianbo e no positivismo lógico. (página 23 material didático).
Este modelo avaliativo esta ancorado na racionalidade do mundo cientifico ou seja a aplicação de testes e dos mecanismos utilizados no processo avaliativo dos alunos em análise será calcada pela observação humanista racional, dando pouco espaço para as tendências subgetivistas na hora da aplicação da avaliação. A racionalidade passa a ser o cerne desta teoria condicionando a análise do estudo do conhecimento de aproveitamento dos analisados sob uma observação mais racional. Ao assumir um paradigma objetivista no processo avaliativo garante ao docente um rigor científico que garante menas distorções e mais fidelidade nos resultados. 
O ENEN é um dos maiores exemplos de testes apricados sobre os ditames de paradigmas avaliativos, o exame é padronizado com afinalidade classificificatória e visa não privilegiar ninguém onde os diretos são iguais para todos. 
Persebe-se então que o paradigma objetivista de avaliação é influenciado pelos ideais positivistas e caracteriza-se por: objetivismo focado em resultados; neutralidade no ato de avaliar; rigor na elaboração de instrumentos avaliativos que devem provar, com exatidão, o certo e o errado; foco no professor como detentor do conhecimento; crença na possibilidade de métodos avaliativos que garantem minimizações de distorções e fidedignidade aos resultados; redução da subjetividade; homogeneização dos estudantes por avaliações padronizada; ênfase na avaliação pontual datada.
Paradigma objetivista tem muito haver com o behaviorismo, onde a educação fica reduzinada a um condicionamento a uma manitpulação de estímulo externo e que trás alguns pensadores que fazem parte da divulsão desse pensamento, como no caso de Skinner que acreditou que o comportamento dos individuos pode der controlado atraves de esforços negativos e positivos. A aplicação de testes e a instrumentalidade objetiva da avaliação orinda de um ou mais paradigma objetivista reduz a objetividade a critérios e valores objetivos.
 Algumas características fazem parte deste processo de paradigma avaliativo como no caso da "ênfase na mensuração", onde profesor que é responsavél por medir o valor da participação de cada aluno ao longo de um percurso educacional valorisa a construção que foi acompanhada ao longo de um processo de ensino. 
Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. 
A Mensuração – não distinguia avaliação e medida. Nessa fase, era preocupação dos estudiosos a elaboração de instrumentos ou testes para verificação do rendimento escolar. O papel do avaliador era, então, eminentemente técnico e, neste sentido, testes e exames eram indispensáveis na classificação de alunos para se determinar seu progresso.
O professor valorizara muito mais as observações codidiana dos alunos como parte do seu diagnóstico do que um mero sistema classificatório.
Outra característica de paradigma avaliativo é o rigor ciêntifico na construção do intrumento de avaliação que faz com que o professor seja miais técnico e científico. Nesta visão, garante ao professor um instrumento mais objetivo de tomada de decisão. Em função disso, sua ação poderá ser mais adequada e mais eficiente na perspectiva da transformação, pois “avaliar é movimento, é ação e reflexão”.
O rigor científico no processo avaliativo da edeucação brasileira leva à evidências de confiabilidade e validade no resultado final da avaliaçlão. E asim o professor cria uma arquitetura de orientação para a construção de instrumentos que o auxiliara na hora de aplicar sua avaliação.
Uma outra característica que faz parte deste processo de avaliação é o uso de testes e instrumentos objetivo, onde o professor utilizarar de toda instrumentalização ao seu dispor afim de levar o avaliado se exposto a testes que tirar dele o maximo de seu potêncial ainda que este esteja no seu inconsciente.
As Críticas feita aos paradigmas Objetivos são diversos porem duas delas chama a atenção, onde em que Os alunos aprendem determinados conhecimentos tidos como importantes, mas que distanciam dos seus interesses pessoais ou sociais. E que a aplicação objetiva de testes com auxilio ciêntifico presta-se a finalidades de classificação, discriminação e exclusão. 
Visando o exercicio de minha autonomia intelectual referente o uso ou não do paradigma objetivista aplicado na avaliação acredito que toda esta estrutura objeta uma segurança igualitaria ao avaliado. O que devemos compreender é que a avaliação deve estar coadunada com a realidade do educando e da escola, assim sendo, o processo de ensino-avaliado da aprendizagem demonstrará sucesso. Na aplicação de testes e provas o cuidado que deve se ter é que o professor deve cobrar de seus alunos o que realmente ele ensinou e não estruturar uma prova sem nenhum comprometimento em seguir um quadro teorico de ensino curricular.
Para que não ocorra um autoritarismo prejudicando os aluno desenvolvendo consequencias psicologicas por medo de não corresponder as espectativas cobradas em um tyeste ou prova que não foram nem se quer ensindo, isso geraria uma prática da avaliação escolar, dentro do modelo liberal conservador, obrigatorio e autoritário, exigindo controle dos indivíduos, seja pela utilização de coações explícitas ou por diversas modalidades de propaganda ideológica que é mais fruto da mente controladora homana.
Se o processo avaliativo seguir os trilhos da pura aplicação de testes, a mensuração do desempenho do aluno e cientificar o processo de instrumentalização dos meio aplicados na hora da avaliação eu utilizaria sim um ou mias pardigma de avaliação em minhas avaliações, mas se essas observações não forem levadas em conta, podemos cair realmente em cunho ideologico de exclusão prejudicando o aluno e criando graves prejuizos na vida dos educandos.
Referencias Bibliográficas: 
Mterial didático: Paradigma avaliativo: paradigma objetivo 
Disponivel em: <http://www.gestiopolis.com/avaliacao-aprendizagem-como-processo-construtivo-de-um-novo-fazer/> Acesso em: 7/8/2016
Disponivel em: <http://www.gestiopolis.com/avaliacao-aprendizagem-como-processo-construtivo-de-um-novo-fazer/> Acesso em: 7/8/2016
Disponivel em: <http://www.significados.com.br/mensuracao/
Disponivel em: <http://focopedagogia.blogspot.com.br/2012/07/avaliacao-da-aprendizagem-paradigmas.html Acesso em: 7/8/2016
Disponivel em: <http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2009/01/avaliacao-do-processo-ensino.html> Acesso em: 7/8/2016

Outros materiais