Buscar

APOL MUSICA nota: 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1149. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre desenvolvimento musical infantil, analise as afirmativas que seguem:
I. A estimulação precoce do desenvolvimento musical em crianças é prejudicial a elas, pois ainda não têm capacidade de escolha.
II. Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais críticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar e dançar, por outras.
III. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
IV. Uma pesquisa comprovou que bebês preferem versões musicais acompanhadas por vários instrumentos musicais do que músicas cantadas apenas por voz humana. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
“A ideia de que há um período crítico para a aquisição de linguagem não é recente. Em 1915, o neurologista inglês Hughlings-Jackson já afirmava que a língua deveria ser adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento poderia ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de proposicionar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTANA, Ana Paula. Idade crítica para aquisição da linguagem. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 343-354, dez. 2004. p. 344. <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11670>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o período crítico para a aquisição da competência musical, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O período crítico para a aquisição da competência musical refere-se aos três primeiros meses do bebê, quando ele ainda não distingue com clareza os diferentes sons ouvidos no ambiente.
	
	B
	O período crítico para a aquisição da competência musical é uma etapa da vida em que as experiências desempenham um efeito muito mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do indivíduo.
“Segundo Blasco [...], da Pré-História à Idade Antiga, o uso terapêutico da música se baseava em uma modalidade de pensamento mágico, ou seja, o tipo de pensamento causal que buscava correlações entre os fenômenos da natureza e as doenças. Um dos princípios fundamentais sobre os quais se embasavam as práticas de cura desse período era a crença de que a música era um dom dos deuses capaz de restabelecer a harmonia do corpo enfermo desarmonizado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPOS, Louise Ferreira; NAKASU, Maria Vilela. Efeitos da utilização da música no ambiente hospitalar: Revisão sistemática. Revista Sonora, Campinas, v. 6, n. 11, p. 9-19, 2016. p. 10. <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/download/686/659>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre música e bem-estar, analise as asserções a seguir:
I. Não há pesquisas ainda sobre o efeito da música em pacientes hospitalizados, pois é difícil comprovar que a música pode ser usada como terapia.
II. Nos Estados Unidos e no Canadá, vários médicos e dentistas fazem uso da música em seus consultórios ou clínicas a fim de relaxar os pacientes que aguardam por um tratamento.
III. Pesquisa desenvolvida em um hospital, no Canadá, comprovou que o humor das crianças e adolescentes melhoraram porque tiveram sessões diárias de musicoterapia.
IV. Uma pesquisa realizada na Inglaterra, em um hospital, sugeriu que, durante as sessões de musicoterapia, as crianças ficavam relaxadas, calmas e diminuíram a ansiedade e o estresse, mesmo que temporariamente. 
Está correto somente o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II, III e IV
Segundo Moreira, “as atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, mas, contato, vivência e compreensão da linguagem musical. Por isso, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1152. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre transformações nas práticas musicais de crianças em idade escolar, analise as asserções a seguir:
I. As crianças em idade escolar, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, já têm noções de afinação e precisam praticar essa competência para mantê-la na memória.
II. Por meio da música, além de aprender a ouvir, cantar ou tocar, as crianças também aprendem a refletir e a fazer escolhas conscientes sobre os tipos de músicas que desejam ouvir e apreciar.
III. A música tem muitas funções na vida do ser humano e ocorre em diferentes contextos.
IV. Quem foi bem musicalizado desde pequeno, necessariamente terá maior competência musical do que a pessoa que não teve contato com a música quando pequena. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
“Pesquisas atuais mostram a importância da ação musicalizadora aliada ao aprimoramento da sensibilidade, ao contexto sociocultural e à natureza de cada indivíduo. Nesse processo, é necessário explorar os sons, enxergar o que a música possui para que seja escutada, e apreciá-la de diferentes maneiras. Isso também implica aspectos como memória, gosto, estilo, emoção e reflexividade concernentes à experiência musical”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização de adultos: gosto musical se discute. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013. p. 1. [Comunicação]. <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/viewFile/2199/351>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira: 
(1) Preferência musical
(2) Gosto musical 
 
(  ) Dura pouco tempo.
(  ) É mais estável.
(  ) Desaparece rapidamente.
(  ) Depende da experiência para ser formado.
(  ) É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido.Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2

Outros materiais