Buscar

RESUMO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
No âmbito da saúde bucal coletiva e da área de atuação odontológica, as ações de Vigilância Sanitária abrangem três dimensões: os estabelecimentos de prestação de serviços odontológicos, os produtos para higiene bucal, e os alimentos e bebidas.
Estabelecimentos Odontológicos: Os ambientes (clínicas, consultórios e laboratórios) e os processos de trabalho odontológico apresentam riscos, de natureza física, química e biológica, aos que freqüentam tais ambientes e aos que nele trabalham. Não se trata, aqui, de abordar detalhadamente esses aspectos bem como as medidas de proteção mas, apenas, destacar a título de exemplo alguns desses aspectos, sobretudo aqueles mais diretamente relacionados à prática de vigilância sanitária. Mais e melhores informações podem ser encontrados facilmente na literatura técnico-científica pertinente.
•RISCO FÍSICO: Os ruídos no ambiente de trabalho podem causar danos ao aparelho auditivo, comprometendo a saúde. Mas o principal risco físico nos ambientes de trabalho odontológico são os raios X, energia radiante que se propaga no espaço na forma eletromagnética. A radiação X é ionizante, ou seja, é capaz de ionizar o meio propagador. A ionização, processo pelo qual o átomo ou molécula eletricamente neutro transforma-se em íon carregado, é motivo de permanente preocupação entre os trabalhadores da saúde – seja a prevenção por parte dos clínicos conscientes, seja a educação dos clínicos por parte dos profissionais de vigilância sanitária.
•RISCO QUÍMICO: Amálgama de prata é o material mais conhecido e utilizado na prática odontológica para restaurar dentes. Esse material é obtido triturando-se limalha de prata com mercúrio metálico – cuja presença é objeto de inúmeras controvérsias. O mercúrio é um metal não essencial e potencialmente tóxico, representando comprovado risco aos que o manipulam e ao meio-ambiente. Embora não comprovado, admite-se alguma possibilidade de risco também aos indivíduos que o têm fixado a tecidos de suporte (esmalte dentário, dentina e cemento).
•RISCO BIOLÓGICO: Os equipamentos, instrumentos e materiais utilizados na prática clínica oferecem riscos, sobretudo os perfuro-cortantes (agulhas, lâminas de bisturi, brocas, pontas diamantadas, curetas, fórceps, limas endodônticas, dentre outros).
Produtos para Higiene Bucal: Os produtos básicos para higiene bucal são a escova dental, o dentifrício e o fio ou a fita dental. Escovas especiais para próteses dentárias também podem estar incluídos nesse conjunto, dependendo de condições individuais.
Alimentos, Bebidas e Medicamentos: O flúor é o principal elemento químico de interesse para a Vigilância Sanitária. Pode estar presente na água de abastecimento público, em águas minerais e outras bebidas como chá preto e refrigerantes, e em alimentos. E também em alguns medicamentos.

Outros materiais