Buscar

CASO CONCRETO PENAL corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO AULA 01
Luana, Vanessa e Isabela, jovens de 22 e 23 anos, após terem sido demitidas da empresa de propaganda na qual trabalhavam resolveram alugar um imóvel e dividir as despesas do mesmo. Passados alguns meses sem que conseguissem novo emprego, decidiram trabalhar por um tempo como “garotas de programa” para seu sustento. A fim de evitar chamar a atenção de amigos e familiares resolveram utilizar a sua própria residência como local dos encontros. Para tanto, acordaram que Luana ficaria responsável pela “administração” do local, recebendo parte do dinheiro obtido por suas colegas com o serviço sexual, utilizando-o no pagamento do aluguel, anúncios, empregada e outras despesas necessárias à mantença do local. No mais, as próprias colegas agendavam e negociavam os programas que realizavam. Passados alguns meses do início das “atividades”, após diversas notificações às jovens reclamando sobre o excessivo movimento de “estranhos” no edifício, o síndico, desconfiado das atividades lá realizadas, notifica os fatos à autoridade pública, bem como a ocorrência de pequenos delitos no local. Após detalhada verificação de todos os fatos, inclusive através de interceptações telefônicas deferidas judicialmente, restou demonstrada a habitualidade das condutas de Luana, Vanessa e Isabela. 
Dos fatos, as jovens restaram denunciadas pela prática da conduta descrita no art.229, do Código Penal (Casa de prostituição. Art. 229. Manter, por conta própria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra exploração sexual, haja, ou não, intuito de lucro ou mediação direta do proprietário ou gerente: Pena - reclusão, de dois a cinco anos, e multa). 
 Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal e suas características, responda de forma objetiva e fundamentada: quais as possíveis teses defensivas a serem apresentadas por Luana, Vanessa e Isabela?
RESPOSTA: Na presente hipótese as 3 não cometem crime porque o fato por elas praticado e atípico, pois o direito penal brasileiro não criminaliza a prostituição, em razão do principio da legalidade não há crime sem lei que o defina.
CASO CONCRETO AULA 02
Leia a notícia abaixo e responda às questões formuladas. 
Plenário do Supremo julgará caso de furto de chinelo de R$ 16 
Homem foi condenado a um ano de prisão, mas ministro suspendeu punição. 
Mariana Oliveira 
Do G1, em Brasília, 05/08/2014, disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/08/plenario-dosupremo-julgara-caso-de-furto-de-chinelo-de-r-16.html 
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em data a ser definida, um processo no qual um homem foi condenado a um ano de prisão e dez dias-multa pelo furto de um par de chinelos avaliado em R$ 16. Como era reincidente, a Justiça de Minas Gerais determinou que a punição deveria ser cumprida em regime semiaberto, pelo qual o preso pode deixar o presídio para trabalhar durante o dia. 
Com base nos estudos realizados sobre os princípios norteadores, limitadores e garantidores de Direito Penal, responda de forma objetiva e fundamentada: quais as possíveis teses defensivas a serem apresentadas?
RESPOSTA: principio da insignificância, ou bagatela. Trata-se de hipótese a ser solucionada pela aplicação do principio da insignificância, uma vez que a conduta praticada produziu uma consequência desprezível uma vez que o valor do chinelo era 16 reais o que significa que o fato possui uma inexpressiva lesividade, sendo considerado um fato atípico e por tanto não configura crime. 
CASO CONCRETO AULA 03
Leia a notícia abaixo e responda às questões formuladas. 
Embriaguez ao volante causa morte em União da Vitória 
10 de janeiro de 2017 , disponível em: http://www.vvale.com.br/seguranca/embriaguez-ao-volante-causamorte-em-uniao-da-vitoria/ 
Na madrugada desta terça-feira-, 10, por volta das 2h30 a equipe da Polícia Militar registrou um acidente de trânsito na Rua Wilkys Amazonas Correia, bairro São Braz de União da Vitória, para prestar atendimento a um acidente de trânsito do tipo atropelamento. No local a equipe constatou uma vítima, identificada como José Batista de Oliveira, 40 anos, conhecido “Tatu”. A equipe do Corpo De Bombeiros prestou o atendimento inicial conduzindo a vítima para hospital. Segundo as informações da Policia Militar o condutor do veículo Fiat Palio envolvido no acidente estava no local e relatou que a vítima lançou-se embaixo do seu veículo sem que o mesmo tivesse tempo de reação para desviar e evitar o atropelamento. Entretanto o condutor apresentava alguns sintomas de embriagues e foi submetido ao teste etilométrico o qual acusou a quantia de 0,39 mg/l de álcool, que configura embriaguez. Diante dos fatos o condutor e o veículo foram conduzidos até a 4ª SDP para as providências cabíveis. A vítima acabou vindo a óbito no Hospital. 
A partir da premissa de que o condutor do veículo restou denunciado pelos crimes de embriaguez ao volante e homicídio culposo e que houve o denominado conflito aparente de normas, responda às seguintes questões: 
1.O que se entende por conflito aparente de normas e quais princípios são adotados para solucionálo? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
RESPOSTA: Conflito aparente de normas ocorre quando um fato aparentemente se adequa a mais de um tipo penal da nossa legislação, sendo certo que neste caso para identificar qual o tipo penal mais adequado para tipificação usamos os princípios da especialidade, absorção, subsidiariedade e alternatividade. 
2.Identifique os princípios a serem utilizados para a solução do referido conflito. Responda de forma objetiva e fundamentada indicando a correta capitulação, bem como se serão adotadas as figuras típicas do Código Penal ou do Código de Trânsito Brasileiro (CTB. Lei n.9503/1997).
 RESPOSTA: Nesta hipótese podemos utilizar o principio da especialidade para aplicar o art. 302 da lei 9503/97 e também o principio da absorção, argumentando que se a embriaguez foi a imprudência que levou ao resultado morte então deve o motorista ser condenado somente pelo homicídio culposo pois o crime fim absorve o crime meio.
CASO CONCRETO AULA 04
No dia 25 de fevereiro de 2014, na cidade de Ariquemes, Felipe, nascido em 03 de março de 1996, encontra seu inimigo Fernando na rua e desfere diversos disparos de arma de fogo em seu peito com intenção de matá-lo. Populares que presenciaram os fatos, avisaram sobre o ocorrido a familiares de Fernando, que optaram por transferi-lo de helicóptero para Porto Velho, onde foi operado. No dia 05 de março de 2014, porém, Fernando não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos e veio a falecer ainda no hospital de Porto Velho. Considerando a situação hipotética narrada e as previsões do Código Penal sobre tempo e lugar do crime, é correto afirmar que, em relação a estes fatos, responda às questões formuladas: (Questão de Concurso Público ? MODIFICADA) 
Felipe será responsabilizado pela conduta de acordo com as regras do Código Penal ou do Estatuto da Criança e Adolescente (Lei n.8069/1990)? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
RESPOSTA: Considerando que o tempo do crime e o momento da ação criminosa ainda que outro seja o momento do resultado, verificamos que Felipe ao praticar o crime era menor de 18 anos e por tanto deve responder pelo fato conforme as regras do ECA.
Identifique e explique as teorias adotas no caso concreto sobre tempo e lugar do crime.
 RESPOSTA: Em relação ao tempo do crime o código penal adotou a teoria da atividade art. 4° cp, porque se baseou apenas no momento da ação para definis o tempo do crime, e em relação ao lugar do crime o código adotou a teoria mista ou da ubiquidade art. 6° cp, pois se baseou tanto no local da ação como no local do resultado para definir o lugar do crime.
CASO CONCRETO AULA 05
No dia 10 de janeiro do corrente ano, por volta das 03h20min, na Avenida Nossa Senhora Aparecida, n. 10, Vila Aparecida, em Alvorada/RS, o denunciado portava arma de fogo de uso permitido, consistente em umapistola, marca Taurus, calibre .380, numeração suprimida, municiada com 11 (onze) munições de mesmo calibre, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Na ocasião, o acusado dispensou no chão arma de fogo, após perceber a presença de viatura da Brigada Militar, os quais efetuavam patrulhamento de rotina na região. Posteriormente, foi localizada a arma de fogo acima referida sendo apreendida e submetida à perícia preliminar de exame de eficácia, a qual constatou estar a mesma em condições normais de uso e funcionamento. 
Dos fatos, o agente restou denunciado pela conduta prevista no art. 16, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 10.826/03 - Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito( Estatuto do Desarmamento). 
Com base nos estudos realizados sobre a classificação dos delitos, indaga-se: 
Qual a distinção entre crimes de dano e perigo? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
RESPOSTA: Os crimes de dano são aqueles que produzem lesões a terceiros tais como roubo, homicídio e etc. E os crimes de perigo são aqueles que não possuem um resultado naturalístico ou concreto, onde o simples risco que um comportamento gera a sociedade e suficiente para sua criminalização. 
No caso concreto, qual a correta classificação do delito previsto no art.16, da Lei n.10826/2003?
RESPOSTA: O crime de porte ilegal de arma e crime de perigo porque não possui resultado naturalístico sendo a conduta criminalizada pelo risco que representa a sociedade.
CASO CONCRETO AULA 06
'Pena já foi a morte', diz delegado sobre pai que esqueceu filho em carro 
Menino de dois anos morreu após passar 5 horas trancado em carro em MT. 
Causa da morte foi asfixia por confinamento, segundo laudo do IML. 
28/01/2016 18h18 - Atualizado em 28/01/2016 18h24 
Disponível em http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/01/pena-ja-foi-morte-diz-delegado-sobre-paique-esqueceu-filho-em-carro.html 
A Polícia Civil acredita que a Justiça deverá aplicar o perdão judicial após o envio do inquérito que apura a morte de uma criança de dois anos que foi esquecida dentro de um carro em Cuiabá. Frederico era filho do delegado Geraldo Gezoni, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e morreu na última terça-feira (26). O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica). Segundo o delegado Eduardo Botelho, o procedimento de investigação é comum na polícia e, após o fim da apuração do caso, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário. 
O delegado disse que aguarda apenas o encaminhamento do expediente por parte da DHPP, que atendeu o caso, e o resultado do exame de necropsia da criança para realizar a abertura do inquérito. 
A partir da situação narrada e dos estudos realizados sobre as teorias da conduta, responda às questões formuladas: 
Qual a distinção entre as condutas comissivas e omissivas? 
RESPOSTA: os crimes comissivos são os crimes praticados por ação e os omissivos são aqueles que decorrem de uma omissão, ou seja, do não fazer.
Qual o fundamento para a responsabilização penal do denominado agente garantidor?
RESPOSTA: De acordo com o art. 13 paragrafo 2° consideramos agente garantidor aquele que por lei tem por obrigação de proteção, cuidado e vigilância, aquele que por contratos ou ajustes assume a obrigação de cuidado e por fim aquele que com seu comportamento anterior gerou o risco de ocorrência do resultado
CASO CONCRETO AULA 07
RESPOSTA: 
Nos crimes dolosos o agente atua com a intenção de produzir o resultado criminoso, ou então tendo a previsão do resultado assume o risco de produzi-lo, enquanto nos crimes culposos o a gente diante de uma situação previsível produz o resultado criminoso por falta de cuidado, ou seja, negligência, imprudência ou imperícia. Na teoria finalista o dolo e a culpa integram o tipo penal, ou seja, o fato típico, que significa que se uma conduta não tem dolo e nem culpa o fato é atípico.
Considerando que a questão demonstra que a imperícia do médico contribuiu para a morte da criança, a hipótese é de homicídio culposo, em razão de falha técnica de profissão.
CASO CONCRETO AULA 09
RESPOSTA: 
Levando em conta que o agente já tinha quebrado a vitrine quando a polícia chegou, podemos afirmar que ele já se encontrava na fase de execução do iter crims, porque já tinha iniciado a realização da figura típica do art. 155CP.
Nesta hipótese trata-se de crime de tentativa de furto, porque o agente iniciou a execução do crime e não consumou por circunstâncias alheias a sua vontade, ou seja, em razão da chegada da polícia.
CASO CONCRETO AULA 10
RESPOSTA: 
É correto afirmar que o artigo 282CP é uma norma penal em branco, uma vez que a sua aplicação nos casos concretos depende de complementação por outras normas jurídicas, ou seja, as normas que regulamentam o exercício da medicina, da odontologia, e da atividade farmacêutica.
Considerando que a regulamentação do exercício da medicina não estabelece de forma clara que a prática da acupuntura chinesa seja uma atividade específica de médico, concluímos então que o fato é atípico, até porque Liu não atuava com dolo, já que é habilitada para esta atividade.
CASO CONCRETO AULA 11
RESPOSTA: Na presente hipótese está configurado na conduta de Tenório o estado de necessidade, tendo em vista que precisou praticar o fato típico em razão de uma situação de grave perigo que não criou por sua vontade, sendo certo que sacrificou com sua conduta um bem jurídico de mesmo valor que o bem jurídico protegido, dessa forma podemos concluir que Tenório não praticou crime, porque o estado de necessidade é uma causa excludente de criminalidade, o que significa que ele praticou um fato típico que não é antijurídico.
CASO CONCRETO AULA 12
RESPOSTA:

Outros materiais