Buscar

A Importância do Fluxograma de Processo na Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Importância do Fluxograma de Processo na Qualidade
O Fluxograma de processo é uma ferramente fundamental para se conhecer o processo como um todo, e para isso ele precisa ser bem feito, ser ao mesmo tempo completo e sucinto para que todos entendam, desde os diretores até os operadores. Como eu já vi escrito "Uma foto vale mais do que mil Palavras.", e isso nada mais é do que facilitar a vida, simplificar o processo, mostrar suas entradas e saídas.
Ele é fundamental na implantação da ISO 9001, na versão 2015 que entrou em vigor a pouco tempo, o fluxograma se faz necessário no item 4.4 que, entre outras coisas diz o seguinte "A organização deve determinar: as entradas requeridas e as saídas esperadas para esses processos e a sequencia e interação desses processos". Além disso a informação documentada se faz necessária.
O fluxograma possui símbolos de fácil identificação das etapas do processo, como inicio, fim, decisão, fluxo, etapa, entre outros, e isso nos ajuda a entender onde cada pequena etapa acontece.
O fluxograma pode ser utilizado nos mais diversos seguimentos, desde o industrial de qualquer tipo até o seguimento de comercio ou serviço, e por isso existem diversos tipos de fluxogramas como o de Blocos, Vertical, Administrativo, Global e outros. Uma das postagens do meu blog explica cada um deles resumidamente.
O mais importante na criação do fluxograma é ter um grupo de pessoas dos diversos níveis dentro da empresa, desde o operador que conhece o processo por dentro até o diretor que conhece o processo como um todo. Assim teremos um grupo heterogêneo e conhecedor do processo, todas as sub-etapas, ligações externas com a área de qualidade ou o cliente (quando estes devem entrar no fluxograma) por exemplo, e com a expedição.
Deve-se tomar cuidado para não colocar muitas sub-etapas desnecessárias e tornar o fluxograma poluído e de difícil entendimento, e nesse caso alguém de fora do grupo pode facilmente perceber se está claro o suficiente e sugerir melhorias.
Deve-se também ter o jogo de cintura de saber substituir os membros que não estão agregando o suficiente, que não estão interessados ou que "sabem tudo" e na verdade não sabem nada. Ninguém tem como saber o que cada um realmente sabe até chegar na hora da criação do fluxograma, então mudanças podem ser necessárias, algumas vezes não mudança de pessoal mas de local. Uma reunião não pode ser sempre séria, as vezes um dinâmica ou um café pode ajudar a animar e estimular as pessoas, nesse linkexistem algumas dicas que podem ajudar.
No final das contas, o mais importante é que o fluxograma seja claro e funcional, e não apenas algo para ficar exposto ou para cumprir requisitos da norma. Ele deve realmente facilitar em futuras mudanças do processo, criação de etapas intermediárias e auxiliar em futuros projetos baseados no processo atual.

Outros materiais