Buscar

Filosofia da Educação 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Filosofia da Educação
Como compreendemos a palavra Mito? Mito, do grego, significa narrar, contar. Você sabia que mito e educação estão interligados? Lembrando, é claro, que a perspectiva mítica é anterior à perspectiva filosófica e, mais ainda, à perspectiva científica. Podemos compreender a perspectiva mítica não como algo falso ou uma construção mirabolante, mas como uma forma de conhecimento, uma visão de mundo, um conjunto de práticas e valores que agregam certos grupos humanos. Para entendermos um pouco mais a mentalidade mítica, segundo Chaui (1996, p. 161-163), o mito possui algumas características gerais. Uma delas é a função organizativa. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Na função organizativa, o mito organiza as relações sociais (de parentesco, de alianças, de trocas, de sexo, de idade, de poder, etc.) de modo a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões.
PORQUE
O mito narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos de alguma perda, como para garantir-lhes que um erro passado foi corrigido no presente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira. 
As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira). Na função organizativa, o mito organiza as relações sociais (de parentesco, de alianças, de trocas, de sexo, de idade, de poder, etc.) de modo a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões. O mito narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos de alguma perda, como para garantir-lhes que um erro passado foi corrigido no presente.
b. A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.
c. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
d. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e. As duas alternativas são falsas, pois nenhuma justifica a outra.
Feedback
A resposta correta é: As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira..
QUESTÃO 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O que é Filosofia da Educação? Há vários conceitos apontados por diversos autores sobre esta temática. Também, encontramos nos livros didáticos de filosofia algumas abordagens, dentre elas, filosofia como uma atitude, uma reflexão sobre o mundo, sobre a realidade. É, partindo desta perspectiva, que Dermeval Saviani apresenta uma definição de Filosofia: “se a filosofia é realmente uma reflexão sobre os problemas que a realidade apresenta, entretanto ela não é qualquer tipo de reflexão. Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é preciso que se satisfaça uma série de exigências que resume-se em três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Ou seja, a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto”. (SAVIANI, 2007, p. 20- 21). Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
No modo de conjunto, o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido.
PORQUE
É neste ponto que a filosofia se distingue da ciência de um modo mais marcante. Com efeito, ao contrário da ciência, a filosofia não tem objeto determinado; ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemático; seu campo de ação é o problema, esteja onde estiver.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira. 
As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.). No modo radical, o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido. PORQUE - É neste ponto que a filosofia se distingue da ciência de um modo mais marcante. Com efeito, ao contrário da ciência, a filosofia não tem objeto determinado; ela dirige-se a qualquer aspecto da realidade, desde que seja problemático; seu campo de ação é o problema, esteja onde estiver.
b. As duas são alternativas verdadeiras e, a primeira, é uma justificativa correta da segunda.
c. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
d. A primeira é uma alternativa verdadeira e, a segunda, falsa.
e. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira..

Outros materiais