Buscar

Avaliação Nutricional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nutrientes e Vitaminas para os adultos, adolescentes e idosos
ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM JULIETA CANA BRASIL
EQUIPE:
ADRIANA PEREIRA DE OLIVEIRA
CARLA ADRIANE MOTA SANTOS
GLEISA MAYRA DOS SANTOS CARNEIRO
HORTÊNCIA MENDES DE ABREU
INGLIDY MENDES DE ABREU
MARIA ADRIELI MOTA GUIMARÃES
NAIARA MATOS CANA BRASIL
 
 
 
 
	A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizado por intensas transformações de natureza biológica, psicológica e social. É um período de crescimento e desenvolvimento físico intenso. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência inicia-se aos 10 anos de idade e prolonga-se até os 20 anos. 
Necessidades e Recomendações Nutricionais
Comer adequadamente na adolescência é o caminho para uma vida adulta mais saudável. Os adolescentes têm grandes necessidades de nutrientes, pois estão em pleno crescimento e desenvolvimento. Mais do que em qualquer outra fase do ciclo da vida, na adolescência são necessários muitos alimentos construtores e energéticos.
Vitaminas importantes
	A vitamina D é importante para o fortalecimento do corpo. 
	 Vitamina A: Fígado, leite, ovos, óleo de peixe, vegetais, folhosos verde-escuros, legumes e frutas amarelados e/ou verde-escuros;
	Vitamina B6: Carnes vermelhas, fígado, ovos, leite de vaca, germe de trigo;
Vitamina E: Germe de trigo, óleos vegetais, hortaliças de folhas verdes, gordura do leite, gema de ovo e nozes;
Nutrientes importantes
	O consumo de alimentos ricos em cálcio é muito importante para o adolescente devido ao desenvolvimento acelerado de músculos e ossos nessa fase.
	Ferro: Carnes vermelhas, fígado, miúdos, gema de ovo, leguminosas, vegetais folhosos verde-escuros, frutas secas;
As necessidades de ferro também são grandes nessa fase. 
Os rapazes precisam dele porque a formação muscular é acompanhada por um volume maior de sangue. 
E as moças necessitam de mais ferro por causa da perda de sangue durante a menstruação. 
	 Zinco: favorece a maturação sexual e regula os hormônios.Onde encontrar: ostras, cereais integrais e carnes vermelhas.
	Ácido fólico: Miúdos, vegetais folhosos e legumes, milho, amendoim, levedo;
	Mas atenção: de nada adianta proibir. É preciso procurar alternativas criativas para atrair o interesse dos jovens e promover o consumo de frutas e hortaliças frescas para equilibrar o alto teor de energia e gordura que os adolescentes têm tendência a consumir.
	A alimentação inadequada na adolescência pode levar ao risco imediato ou a longo prazo das doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, osteoporose e obesidade.
 
Por isso é importante:
Manter horários regulares e comer devagar, mastigando bem os alimentos. 
Fazer um café-da-manhã saudável, incluindo as frutas.
Intercalar as principais refeições com pequenos lanches e frutas.
Evitar preparações muito condimentadas e frituras.
 Além de uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas também é saudável para o adolescente, que precisa de mais energia e disposição.
CONSIDERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO
•Adolescentes
–Crescimento físico rápido
–Aumento das necessidades calóricas, de proteínas, cálcio e ferro
–Meninos:
•Mais altos
•Menos gordura corporal –substituição por massa muscular
•Dobram de peso entre os 10 e 17 anos
–Meninas
•Aumento do percentual de gordura em 25%
•Dobram de peso entre os 8 e 14 anos
Alimentação dos Adulto
	Na idade adulta, é preciso preservar bons hábitos alimentares e adotar atitudes saudáveis, como atividade física com regularidade, para prevenir obesidade, aumento do colesterol, pressão alta e outros riscos associados à vida agitada, à falta de informação, ao comodismo etc. 
	Nessa fase, a boa alimentação é fundamental para a manutenção e defesa do organismo. As exigências nutricionais do adulto vão depender da atividade física, massa corporal e idade. Nas mulheres, dependem ainda se estão grávidas ou amamentando. O tamanho e a composição do corpo podem influir no gasto de energia. O homem, por exemplo, tem mais massa corporal do que a mulher, por isso necessita de mais energia. 
	A atividade física é outro fator fundamental para a definição da dieta alimentar do adulto. O seu mundo gira em torno do trabalho e é de acordo com a atividade exercida que se planejará a sua alimentação.
Atividades que exigem maior esforço físico:
 Esportistas
Jardineiros
Carteiros
Pedreiros
Operários
 	A necessidade energética desse grupo é muito grande e no cardápio não pode faltar os carboidratos (como massas, arroz,macarrão, etc).
Atividades que não exigem esforço físico
Escritores
Professores
Médicos
Escriturários
Os principais cuidados com a dieta desse grupo são:
Evitar o excesso de carboidratos (arroz, massas, doces em geral, etc), pois há pouco gasto de energia.
Por causa da baixa atividade física, consumir mais fibras para favorecer o funcionamento do intestino.
Fazer alguma atividade física regularmente, como ginástica, caminhada, natação, etc.
Necessidades e Recomendações Nutricionais para o adulto
Alimentar-se bem nem sempre significa comer muito ou comer pouco. A alimentação deve ser equilibrada e conter alimentos variados. A quantidade vai depender principalmente da atividade física. 
 Não fazer refeições volumosas: o ideal é fazer, ao longo do dia, pelo menos três refeições diárias e pequenos lanches nos intervalos de cada refeição.
 Não pular refeições, especialmente o café da manhã. 
 Comer com tranquilidade, em horários regulares e longe da televisão. Mastigar bem os alimentos.
 Aumentar a ingestão de fibras: farelo de trigo, cereais integrais, verduras de folha, frutas com cascas e bagaços, etc. 
 Dar preferência aos óleos vegetais. 
 Reduzir o consumo de sal e açúcar. Preferir os temperos e as ervas aromáticas.
 Preferir as frutas e hortaliças cruas. Incluir no cardápio diário pelo menos uma fonte de vitamina C (laranja, limão, acerola, abacaxi, caju, etc). 
Evitar frituras e carnes gordurosas. Dar preferência às preparações assadas, grelhadas ou cozidas com pequena quantidade de óleo vegetal. 
 Não esquecer de beber água – apenas evitar os líquidos durante as refeições. 
As mulheres devem consumir mais alimentos ricos em cálcio ao longo da vida a fim de evitar a osteoporose. 
É importante ler os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo e saber fazer escolhas saudáveis. 
 Equilibrar o consumo de alimentos com a atividade fisica realizada. Quem comer menos do que precisa, poderá ficar com baixo peso; se comer mais, poderá ficar com sobrepeso. 
 As dietas devem ser individuais, respeitando o ritmo e as necessidades de cada pessoa. 
 Praticar exercícios físicos regularmente proporciona inúmeros benefícios ao organismo e à mente: caminhar, fazer um esporte prazeroso.
Nutrientes importantes
	Isoflavonas: presentes na soja e em seus derivados, como sucos e leite. Pela semelhança com o estrogênio natural, a isoflavona da soja pode diminuir a intensidade e a frequência das ondas de calor em, aproximadamente, 50% a 60% das mulheres na fase da menopausa.
	Ômega 3: são gorduras essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Auxiliam na produção do bom colesterol, além de reduzir as taxas de gorduras no organismo, responsáveis por desencadear doenças cardiovasculares.
	Antioxidantes: eles protegem o organismo contra o efeito dos radicais livres, que danificam as células
Vitaminas
importantes
	vitaminas do grupo B: atua na conversão dos carboidratos em energia, nos músculos e nos sistema nervoso. Sua deficiência pode causar fadiga, perda de apetite, náusea, fraqueza muscular e desordens digestivas. Há irritabilidade, depressão, diminuição da memória, falta de concentração, fraqueza nas panturrilhas, rachaduras e ardência nos dedos e sola dos pés.
CONSIDERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO
•Adultos
–Hábitos pouco saudáveis:
•Tabagismo
•Estresse
•Falta de exercício
•Consumo de álcool
•Dieta rica em gordura, colesterol, sal, açúcar e pobre em fibras
A partir dos 65 anos de idade, o processo natural do envelhecimento se acelera, impactando diretamente na saúde. Uma das áreas que mais merece atenção é o estado nutricional do idoso, isso porque há uma alteração no funcionamento do organismo que afeta o processo como a digestão, imunidade, metabolismo, entre outros.
Geralmente os idosos perdem o apetite, apresentam dificuldade para mastigar os alimentos, começa a perder a capacidade de sentir o sabor dos alimentos, apresenta um processo digestivo mais lento o que torna o transito intestinal mais vagaroso e as fezes mais ressecadas.
Somando-se todos esses fatores, além de uma melhor ingestão de alimentos, a absorção de nutrientes como vitaminas e minerais fica completamente comprometida na terceira idade. Todas as vitimas e sais minerais são importantes para a saúde dos idosos. Entretanto, algumas, quando deficiente, podem causar doenças como osteoporose, depressão, catarata, problema de memória, anemia,problema no sistema nervoso. 
Nutrientes e Vitaminas mais importante para os idosos:
Vitamina C; 
Vitamina do complexo B;
Vitamina D;
Vitamina E;
Cálcio;
Ferro;
Iodo 
Potássio;
Zinco.
Manter hábitos alimentares e importantes em qualquer momento da vida. Afinal, o consumo de alimentos mais saudável ajuda a prolongar a longevidade e ainda previne o aparecimento de doenças como colesterol alto, hipertensão e sobre peso. O cardápio de quem está na terceira idade precisar ser colorido e saudável.
Vale apena ressaltar que as necessidades protéicas calóricas e de líquidos diárias pra quem está na terceira idade não são muitos diferentes das de pessoas mais jovens. Por isso, deve-se buscar ajuda de um nutricionista para que ele indique o cardápio adequado de acordo com as necessidades de cada individuo e claro respeitando as restrições dietéticas em casos em que o indivíduos apresenta doenças como diabete e outras decorrentes do envelhecimentos.
	Licopeno: É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células, causados pelos radicais livres.
CONSIDERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO
•Idoso
•Susceptível a desnutrição ou a nutrição excessiva
•Alterações que afetam as condições nutricionais: 
–Dentes em mau estado, 
–Redução da acuidade visual, 
–Diminuição da produção de saliva,
–Lentificação da motilidade gastrintestinal, 
–Queda da absorção gastrintestinal
–Redução da sensibilidade olfativa e gustativa
 PIRÂMIDE DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais