Buscar

BIOFISICA DA RESPIRAÇÃO slide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Biofísica da respiração
Biofísica
professor: jorge messias 
Érica larissa
Isabel martins 
Maria larissa
Thalia lopes
 ANATOMIA DA RESPIRAÇÃO
 RESPIRAÇÃO
Vias aéreas superiores: filtração, umedecimento, aquecimento e condução.
Vias aéreas inferiores: condução e trocas gasosas do sangue e alveolar.
FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
FUNÇÕES VITAIS: CIRCULAÇÃO E RESPIRAÇÃO, trocas de gases, filtração, aquecimento, umedecimento.
DEMAIS FUNÇÕES: REGULAÇÃO DO PH SANGUÍNEO, VOCALIZAÇÃO, PROTEÇÃO CONTRA SUBSTANCIA IRRITANTES E PATÓGENOS INALADOS, homeostase.
 MECÂNICA DA VENTILAÇÃO
inspiração e expiração
Zona de condução
espaço morto até os bronquíolos terminais = 150 ml
PRESSÕES QUE CAUSAM A VENTILAÇÃO PULMONAR
O PULMÃO É UMA ESTRUTURA ELÁSTICA QUE É CAPAZ DE SOFRER VARIAÇÕES DE VOLUME DE ACORDO COM A TENSÃO EXERCIDA SOBRE A SUA MASSA TECIDUAL. ELE COLAPSA COMO UM BALÃO E EXPELE TODO O AR PELA TRÁQUEIA TODA VEZ QUE NÃO HÁ FORÇA PRA MANTÊ-LO INFLADO.
 Movimentos pulmonares
Os pulmões têm movimentos passivos, sempre dependentes de forças externas. Na respiração espontânea, os músculos respiratórios geram a força capaz de levar o ar aos pulmões. Na respiração artificial, uma máquina gera a diferença de pressão entre o sistema de ventilação e a via aérea, fazendo com que o ar chegue ao alvéolo pulmonar. 
complacência
a capacidade que o pulmão tem de se expandir chama-se complacência.
Toda estrutura elástica tem como propriedade fundamental oferecer resistência à deformação. 
Para expandir os pulmões é necessário um mínimo de esforço, Esse esforço é realizado pelo músculo diafragma e pelos músculos intercostais externos. Quando a capacidade de expandir está diminuída, diz-se que o pulmão tem a complacência reduzida, ou, em outras palavras, um pulmão com a complacência reduzida se expande com mais dificuldade, fica “duro”. 
VOLUME E PRESSÃO
A definição clássica de complacência afirma que se trata de uma relação entre pressão e volume, ou seja, o quanto o pulmão é capaz de distender-se para acomodar o volume de ar que entra pelas vias aéreas.
É importante ter em mente que associada a variação dos volumes pulmonares ocorre também uma variação da pressão. Na faixa fisiológica normal de variação de pressão (- 5 a - 10 cmH2O) o pulmão é bem distensível, para cada variação de 1 cmH2O ocorre uma variação de 200ml de ar, porém se o pulmão já se encontra expandido, pequenas variações de volume, geram uma grande variação de pressão e impõe maior trabalho aos músculos inspiratórios.
 Complacência pulmonar
 1º – Respire normalmente e perceba o esforço que você faz ao iniciar a inspiração (pulmão em um momento de alta complacência – pequenas variações de pressão = grandes volumes)
 2º – ente manter a mesma frequência respiratória, só que desta vez respire com o peito bem estufado de ar, sem deixar o ar sair completamente. Perceba como é mais difícil manter a mesma freqüência respiratória quando se está próximo do limite de expansão pulmonar (pulmão em momento de baixa complacência – fica cada vez mais difícil (trabalhoso) respirar (mesmo com pequena variação de volume).
 3º – Agora faça o contrário: solte quase todo o ar dos pulmões, segure só um pouco de ar e tente manter a mesma freqüência respiratória. Esse também é um momento de baixa complacência, se você mantiver isso por algum tempo algumas unidades alveolares entrarão em colapso. Esse outro extremo de volume pulmonar (volume muito baixo = complacência reduzida) também torna a respiração mais difícil. 
TESTE VOLUME E PRESSÃO
tecido pulmonar
 
 Capacidade pulmonares
Capacidade residual funcional dos pulmões é de 2.300ml ;
Apenas 350ml de ar fresco são renovados;
Muitos ciclos para substituição do ar. 
curiosidades
Qual a capacidade dos pulmões??
Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como frequência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!
Refências
Saraiva
http://fisioterapiahumberto.blogspot.com.br
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes