Buscar

Períodos do Ciclo Cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Thay, fisio 96.
Períodos do Ciclo Cardíaco
 Sístole (0,3 s): 
 Contração Isovolumétrica: Primeira fase da sístole ventricular. Ocorre entre o fechamento das valvas atrioventriculares e a abertura das valvas semilunares. A contração isovolumétrica provoca aumento da pressão intraventricular, até que a pressão intraventricular excede a pressão aórtica (e pulmonar), provocando a abertura das valvas semilunares. 
 Período de Ejeção: Com a abertura das valvas semilunares, o sangue é lançado nas artérias, sendo que 70% do sangue é lançado no primeiro terço do período de ejeção, período de ejeção rápida, e os 30% restantes são lançados nos dois terços restantes, período de ejeção lenta. Essa fase termina com o fechamento das valvas semilunares, a partir de um pequeno refluxo de sangue.
Diástole (0,5 s): 
 Relaxamento Isovolumétrico: O relaxamento isovolumétrico ocorre entre o fechamento das valvas semilunares e a abertura das valvas atrioventriculares. Esse relaxamento provoca a diminuição na pressão intraventricular, até que a pressão intraventricular torna-se menor que a pressão atrial, provocando a abertura das valvas atrioventriculares. 
 Período de Enchimento: Iniciado pela abertura das valvas atrioventriculares. Durante o primeiro terço, ocorre enchimento rápido e passivo do ventrículo. Durante o segundo terço, o sangue continua a fluir diretamente para os ventrículos, mas num fluxo menor. Durante o último terço, ocorre a sístole atrial, que ejeta os 20% de sangue restantes.
Átrio e ventrículo esquerdo relaxados → Pressão atrial ligeiramente mais alta que a ventricular → Abertura da valva AV → Entrada de sangue pelas veias pulmonares no AE → Elevação gradual da pressão ventricular pelo enchimento de sangue → Contração atrial → Acréscimo de sangue ao ventrículo → Volume diastólico final → Contração ventricular → Grande elevação da pressão ventricular → Fechamento da valva AV → Pressão ventricular excede a aórtica → Abertura da valva aorta → Ejeção ventricular → Volume sistólico final → Pressão ventricular < aórtica → Fechamento da valva aorta → Pressão no ventrículo > no átrio → Valva AV permanece fechada → Queda da pressão ventricular (expansão do ventrículo) → Abertura da valva AV.
# Volume Diastólico Final: Volume de sangue no ventrículo ao final da diástole VDF = 135 mL 
# Volume Sistólico Final: Volume de sangue que permanece no ventrículo após a ejeção VSF = 65 mL 
# Volume Ejetado: Fração do volume diastólico final que é bombeada durante a sístole (VDF – VSF) VE = 70 mL
Bulhas Cardíacas 
As bulhas cardíacas são sons audíveis ao estetoscópio resultantes da contração cardíaca; vibrações causadas pelo fechamento das valvas, junto com a vibração das paredes e vasos adjacentes. 
1 – “tum” suave e de baixa intensidade – fechamento das valvas AV (início da sístole) 
2 – “tum” mais alto – fechamento das valvas do tronco pulmonare da aorta (início da diástole) 
-Primeira bulha cardíaca (B1): Fechamento das valvas atrioventriculares (início da sístole ventricular). 
-Segunda bulha cardíaca (B2): Fechamento das valvas semilunares (início da diástole ventricular). 
Intervalo B1-B2 < Intervalo B2-B1 Sístole < Diástole Som de B2 > Som de B1 -> Devido ao maior retesamento das valvas semilunares 
-Terceira bulha cardíaca (B3): Ocorre no início do terço médio da diástole, causada, provavelmente, pela oscilação do sangue entre as paredes do ventrículo durante seu enchimento. É pouco audível. 
-Quarta bulha cardíaca (B4): Ocorre no início do último terço da diástole ventricular (sístole atrial), causada, provavelmente, pela entrada de sangue no ventrículo. Também é pouco audível.
Sopros Cardíacos 
Sopro cardíaco é um som cardíaco, semelhante ao ruído de um sopro de ar, gerado pela passagem do sangue através do coração. 
-Estenose: Fluxo rápido de sangue no sentido habitual através de uma valva anormalmente estreitada.
-Insuficiência: Fluxo retrógrado de sangue através de uma valva lesada.
-Defeito septal: Fluxo de sangue através dos dois átrios ou dos dois ventrículos através de um pequeno orifício na parede que os separa.

Outros materiais