Buscar

questionario competencia para imprimir2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SOBRE 
COMPETÊNCIA
	Curso: Direito
	Disciplina: Teoria Geral do Processo
	Data: 11/2017
	Turma: 
	Professor: Marcelo Amaral
	
	Aluno (a):					
	
QUESTÕES DISCURSIVAS
1) Explique no que consiste o Princípio da “Perpetuatio Iurisdiciones”, bem como explique onde a Competência vem fixada. (resposta exige fundamento jurídico e fundamento legal) 
2) Qual a competência para a propositura de ações reais imobiliárias? É possível a invocação de foro de eleição em ação que tenha por objeto bem imóvel? (resposta exige fundamento jurídico)
3) Em contrato de adesão celebrado entre Empresa X e Caio constou a estipulação de foro de eleição em favor da parte proponente. Por sua vez, surgiu litígio entre as partes e, para a defesa de seus direitos, a Empresa X propôs ação no local do foro de eleição (local de sua sede), isso em detrimento ao domicílio do réu (em outro Estado). Diante da situação apresentada, como poderá agir o magistrado ao receber a inicial? (resposta exige fundamento jurídico)
4) Redija o endereçamento da demanda e justifique a competência (se é absoluta ou relativa?) para a propositura de “ações” nos seguintes casos:
a) Ação de indenização para a reparação de danos ocorridos em razão de acidente de veículo, considerando que o acidente ocorreu em Fortaleza/CE, o réu reside em São Paulo e o autor na cidade de Londrina/PR.
b) Ação de usucapião de imóvel – imóvel situado em Porto Nacional/TO, sendo certo que atual proprietário reside em São Paulo Capital.
c) Lucas alugou determinado veículo a Antonio, celebrando as partes contrato escrito de locação de bem móvel. Findo o prazo, Antonio se recusou a realizar a devolução do bem. Lucas deseja ingressar com possessória para ter o veículo de volta. Lucas reside em Araçatuba/SP e Antonio em Americana/SP.
d) Ação de despejo por falta de pagamento – o imóvel está situado em Cuiabá/MT, no entanto, o contrato prevê foro de eleição como sendo o domicílio do Autor (locador) em Petrópolis/RJ.
5) Em relação ao conflito de competência: (resposta exige fundamento jurídico)
A) Em quais casos haverá conflito de competência?
B) Quem tem legitimidade para arguir o conflito de competência?
C) Como será processado o incidente de conflito de competência?
6) Laurinda propôs, na Comarca de Cabo Frio – RJ, ação contra Ricardo, na qual pretende ver decretado o divórcio do casal e partilhados os bens amealhados durante o convívio conjugal. Devidamente citado, Ricardo ofereceu contestação ao pedido de Laurinda. Contudo, no prazo que lhe foi conferido para apresentação de réplica, Laurinda apresentou pedido que visava o deslocamento da competência para julgamento da lide para a Comarca de Campina Grande – PB. Sustentou seu pleito na alegação de que passara a residir nessa cidade e que a competência para julgar a ação de divórcio dos cônjuges é do foro da residência da mulher por ser a parte hipossuficiente, sendo necessário o julgamento da ação no local onde reside a parte presumidamente mais fraca. Considerando essa situação hipotética, responda, de forma fundamentada (fundamentação jurídica), às seguintes perguntas: 
(a) O caso implica competência absoluta ou relativa? 
(b) É possível o acolhimento do pedido de Laurinda, quanto ao deslocamento da competência?
7) Defina o que é competência e quais as diferenças entre (In) competência absoluta e (In) competência relativa? Aponte no mínimo 04 diferenças.
8) No que se refere aos fenômenos da distribuição por dependência, conexão, continência e prevenção explique no que consiste cada um, apontando inclusive os seus fundamentos legais.

Outros materiais