Buscar

10 DIREITO E LEGITIMIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito e Legitimidade
Direito UNILAVRAS
1
Práticas jurídicas e neutralidade dos juristas :Política e neutralidade dos juristas
		
 Os juristas evitam falar de poder, pois é como invocar um poder que foge da competência jurídica. Porque trata-se de um assunto que as estruturas jurídicas não tem como controlar.
2
NORMA JÚRIDICA
		Enquanto falamos de norma jurídica, falamos do que é claro e que necessitam de uma análise mais atenta, pois não são de fácil entendimento.
POLÍTICA:
		Já quando falamos de política, falamos de diferenças que são facilmente compreendidas como a intolerância e a rebeldia constitucional. Política é também um modo de influenciar o governo.
3
Estado de Direito 
e
 Estado Democrático de Direito 
4
 
		
ESTADO DE DIREITO 
	Esse estado é o que se deve ou não fazer por meios de normas jurídicas. Um estado onde impera o princípio da legalidade é um estado de direito.
		
 ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO 
Pressupõe que essa legalidade tratada no estado de direito esteja mesclada a instrumentos democráticos de exercício do poder. É quando a sociedade tem mais liberdade para manifestar suas vontades.
5
Direito e política não se relacionam pelo fato da competência do jurista ser uma e a do político ser outra.
		
6
Neutralidade do jurista
		O termo neutralidade nos trai, porque atrás de todo o ordenamento jurídico, atrás da formação do esqueleto do estado, nos bastidores de todo o processo de luta pelo poder de dizer o que é justo ou injusto encontram –se fatores políticos.
7
		Não podemos falar de neutralidade no âmbito jurídico uma vez que o direito serve para solucionar situações de conflito. E avaliando mais a fundo podemos constatar que onde há Estado existe poder formalizado e onde esse reside está a política e também as frias estruturas jurídicas a qual a política se submete. 
8
“A política não é um mal para as estruturas jurídicas do Direito, o mal decorre do uso que dela se faz para a manipulação dos interesses sócio- ideológico- econômicos... “ 
9
Legitimidade e Desobediência Civil
10
Legitimidade
		Legitimidade deriva de legítimo, que, por sua vez, se origina do latim legitumu, que significa em conformidade com a lei, além de, como visto, ser qualidade da norma que deve estar de acordo com a vontade social e com a ética.
11
A palavras legitimidade possui dois significados 
Genérico: legitimidade tem, aproximadamente, o sentido de justiça ou de racionalidade.(fala-se na legitimidade de uma decisão, de uma atitude, etc.)
Especifico: aparece na linguagem política , e neste contexto , o Estado é o ente a que mais se refere o conceito de legitimidade
 
“A legitimidade está ligada á vontade geral(consenso).”
12
Henry David Thoreau
 Desobediência Civil é o texto mais conhecido de Thoreau. Escrito em 1848 influenciou profundamente pessoas como Mahatma Gandhi, Leon Tolstoi, Martin Luther King e tantos outros. 
13
Thoreau
 Muito à frente de seu tempo, sua defesa do Direito à Rebeldia esteve, desde sempre, a serviço da luta contra todas as formas de discriminação. Lutou contra a escravidão nos EUA, pelos direitos das mulheres, em defesa do meio-ambiente, contra a discriminação étnica e sexual. 
14
Thoreau
Para ele, o direito à desobediência civil deve ser reconhecido pelo Estado: 
 “Todos os homens reconhecem o direito de revolução, isto é, o direito de recusar obediência ao governo, e resistir-lhe, quando ele se revele despótico ou sua ineficiência seja grande e intolerável.”
15
O que é que afinal justificaria a desobediência civil?
		“A desobediência civil aparece quando um número significativo de cidadãos se convence de que, os canais normais para mudanças já não funcionam, e que as queixas não serão ouvidas nem terão qualquer efeito, ou então, pelo contrário, o governo está em vias de efetuar mudanças e se envolve e persiste em modos de agir cuja legalidade e constitucionalidade estão expostos a graves dúvidas.” Hannah Arendt 
16
A desobediência se diferencia:
(1) Do Crime
(2) Da Revolução
(3) Da Resistência Civil
17
Crime 
 		“ A distinção entre a violação aberta e a lei, executada em público e a violação clandestina é tão claramente óbvia que só pode ser ignorada por preconceito ou má vontade .“ Hannah Arendt
18
Revolução
		“Significa tomada do poder , por um grupo de oposição, que visa à substituição definitiva do governo vigente. Nada impede que, se mantidas as condições, a desobediência se encaminhe para a revolução, mas inicialmente são distintas em suas propostas e formas de exercício.”
19
Resistência Civil
		É Armada, é violenta e se confunde com movimentos terroristas. São geralmente movimentos separatistas ou de identidade negadora dos fundamentos do convívio geral. 
 
 Por outro lado, a desobediência civil se diferencia pelo fato de seu modo de atuação incluir a negação de obediência sem o uso da violência.
20
Desobediência civil
Por melhor que seja uma lei, a perfeição é algo de duvidoso alcance.
 
 Visa a atacar uma injustiça, um tema ou um conjunto de questões precisas, mas não a base de legitimidade de um governo. 
 Primeiro deve-se recorrer ao poder público. 
 Não ocorra de modo violento. 
21
A constituição brasileira de 1988 não acolhe expressamente a desobediência civil, mas pode-se entrevê-lo como direito implícito de toda formação política democrática.
22
A Constituição da Republica Portuguesa, de 1976, Art. 21. 
“Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repetir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer á autoridade pública.”
		
23
		Quanto maior a distância entre o fazer das leis e a vida cidadã, maior a chance erronia do legislador.
24
A obediência e a desobediência devem ser preventivamente construídas, na base de uma cultura de participação e diálogo.
25
Para Jurgen Habermas : "O principio da democracia só pode aparecer como núcleo de um sistema de direitos. A Gênese lógica desses direitos forma um processo circular, no qual o código do direito e o mecanismo para a produção do direito legítimo".
26
Critérios para a aferição de legitimidade
27
Critérios para a aferição de legitimidade
Quando se discutem essas questões, ligadas ao poder, à resistência ao poder, à justiça praticável pelo poder, à legitimidade do contrato social, ao controle do poder pelas forças populares, em verdade se está a falar da necessidade de critérios para o poder, a partir dos quais se poderiam mediar as ações do poder como legítimas (conformes) ou ilegítimas (desconformes).
28
Critérios para a aferição de legitimidade
Isto é possível seguindo-se lições de filosofia política prática, elaboradas por Ottfried Hoffe.
Com os critérios e parâmetros de exigência e fundamentação de uma discussão sofre a aferição da legitimidade a partir da justiça política, pode-se chegar a constituição de um minimum para o encaminhamento da temática.
29
Critérios para a aferição de legitimidade
Todo o encaminhamento da questão da legitimidade do poder na obra deste autor vem dado pela discussão de princípios de justiça, gravitando entre o Positivismo (apego completo à forma e à validade do Direito) e o Anarquismo (abolição irrestrita de toda forma de dominação social).
30
Critérios para a aferição de legitimidade
Sua tese, na discussão do do problema, será exatamente a de que :
(1) o Estado está obrigado à justiça; 
(2) a justiça política forma a medida normativo-crítica do direito;
(3) o direito justo é a forma legítima da convivência humana.
31
Critérios para a aferição de legitimidade
Neste sentido, a perspectiva teórica assumidamente crítica de Hoffe balisa-se na seguinte interpretação da relação entre Estado, justiça, poder e direito :
32
Critérios para a aferição de legitimidade
- É impossível a convivência humana na ausência de dominação;
- Não há Estado sem justiça;
- O poder jamais pode ser isolado, descontrolado, e jamais se fundamenta como soberania absoluta.
- A legitimidade é SUBSIDIÁRIA.
33
Critérios para a aferição de legitimidade
- Nega que indivíduos dominem indivíduos;
- Poderes controlados por mecanismos que garantam seu compromisso com a justiça;
- Democracia formal é um modelo “não eficiente;”
- Reconhece a necessidade dos direitos humanos.
34
Critérios para a aferição de legitimidade
- Direito de resistência como ultima ratio;
- Direito ser desenvolvido para a coletividade (Estágios de Nonet e Selznick);
- Questionar o poder e este deve estar sob constante aperfeiçoamento;
- Relevo da participação coletiva na decisão política.
35
Conclusão
	Conclui-se que o exercício das atividades jurídico-estatais deve estar de conformidade com expectativas de justiça e princípios mínimos, definidos por meio de critérios de ação do poder e dos princípios do direito (ratio iuris). isto quer dizer que o poder descontrolado, desampara as bases legítimas, sufoca, apaga e subordina a razão do poder.
 A ausência do diálogo no espaço público da convivência, dando margem ao surgimento de diversas formas violentas.
 O direito legítimo é indício de uma comunidade ativa politicamente, por sua vez, a passividade permite que o direito seja usado somente como instrumento técnico de dominação, afastando as pessoas do exercício da cidadania.
36
Bibliografia
BOBBIO, N. Teoria da Norma Jurídica. São Paulo: EDIPRO, 2001. 
ALMEIDA, E. B. /. G. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2004. 
DINIZ, M. H. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. São Paulo: Saraiva, 2004. 
37

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais