Buscar

Av 2 cultura organizacional e gestão de mudança

Prévia do material em texto

1)Estudos compilados por Tolbert e Zucker demonstram a complexidade do processo de institucionalização de mudanças nas organizações. As afirmativas a seguir descrevem aspectos relativos aos três processos sequenciais envolvidos na institucionalização de mudanças estruturais, compilados pelos autores.
I – Caracteriza, tanto pela propagação, virtualmente completa, de suas estruturas por todos os envolvidos como pela perpetuação das estruturas.
II – É, em parte, consequência do monitoramento que a organização faz sobre a eficácia e a viabilidade da estrutura ou solução adotada.
III – Busca-se a experiência utilizando-se de benchmarking e de consultorias de especialistas, para avaliar os riscos de adoção da nova estrutura.
IV – Desenvolvem-se comportamentos padronizados para a solução de problemas e a associação de tais comportamentos a estímulos particulares.
Qual das afirmativas acima descrevem aspectos inerentes a fase de Sedimentação?
Alternativas:
a)
Afirmativa I.
b)
Afirmativa II;
c)
Afirmativas II e IV;
d)
Afirmativas I; III e IV;
e)
Afirmativas I e IV;
2)Os estudos de Argyris sobre o comportamento organizacional partem da hipótese de que o indivíduo não deve ser visto como uma mera acumulação de suas partes. Dentro do modelo desenvolvido sobre o comportamento dos funcionários na organização, assinale a alternativa que corresponde ao que o autor propõe para reduzir conflitos internos e melhorar o desempenho da organização:
Alternativas:
a)
Implementar diferentes estratégias para se adaptar a diferentes ambientes adotando-se a estrutura organizacional mais adequada ao ambiente organizacional que a empresa atua.
b)
Diagnosticar e submeter o indivíduo e a organização a um processo de mudança cultural para atingir um status de melhor distribuição de poder na organização e maior confiança nos funcionários.
c)
Adotar uma postura mais flexível e adaptável para resolver problemas e conseguir integrar novas atividades e ideias adotando-se um comportamento mecânico.
d)
Desenvolver comportamentos padronizados para a solução de problemas e associar tais comportamentos a estímulos particulares para passar ao estágio de objetificação da estrutura; 
e)
Buscar a teorização e a experiência, utilizando-se de técnicas de benchmarking e consultorias de especialistas, para avaliar os riscos de adoção da nova estrutura até atingir a sua institucionalização. 
3)Conforme assistimos na Videoaula, os resultados da pesquisa sobre o processo de institucionalização do PBQP-h nas construtoras, levaram a conclusão de que a sedimentação de mudanças na cultura das organizações depende do desenvolvimento de qual tipo de poder e estilo de liderança:
Alternativas:
a)
Poder e Liderança Coercitiva; 
b)
Poder de Recompensa e Liderança Controladora;
c)
Poder de Referência e Liderança Controladora.
d)
Poder Legitimo e Liderança Coercitiva;
e)
Poder e Liderança de Referência;
4)No artigo sobre Políticas Públicas disponibilizado na Web Aula, lemos sobre as contribuições dos “pais” fundadores de políticas públicas, são eles: H. Laswell, H. Simon, C. Lindblom e D. Easton. As afirmativas abaixo descrevem algumas de suas contribuições sobre o tema:
I – A política pública é como um sistema, ou seja, como uma relação entre formulação, resultados e o ambiente. Elas recebem inputs dos partidos, da mídia e dos grupos de interesse, que influenciam seus resultados e efeitos;
II – A análise de política pública é uma forma de conciliar conhecimento científico/acadêmico com a produção empírica dos governos e também como forma de estabelecer diálogo entre cientistas, grupos de interesse e governo;
III – A racionalidade dos decisores públicos é sempre limitada por problemas tais como informação imperfeita, auto interesse dos decisores, etc., mas ela pode ser maximizada até um ponto satisfatório pela criação de estruturas que enquadre o comportamento dos atores na direção de resultados desejados, impedindo, inclusive, a busca de maximização de interesses próprios.
IV – À formulação e análise de políticas públicas, incorporam-se além das questões de racionalidade, as relações de poder e a integração entre as diferentes fases do processo decisório, tais como o papel das eleições, das burocracias, dos partidos e dos grupos de interesse.
Assinale a alternativa que identifica a contribuição de Herbert Simon.
Alternativas:
a)
Afirmativa IV;
b)
Afirmativa II;
c)
Afirmativa I;
d)
Afirmativa III;
e)
Nenhuma das afirmativas;
5)As pesquisas desenvolvidas por Burns e Stalker sobre a relação entre práticas administrativas e o ambiente externo das organizações, levaram a classificar os procedimentos administrativos das organizações em dois sistemas: 1) Sistema Mecânico; 2) Sistema Orgânico.
Relacione os dois sistemas às suas respectivas características descritas abaixo:
( ) Estrutura organizacional flexível e adaptativa.
( ) Cargos estáveis ocupados por univalentes.
( ) Autoridade pautada no conhecimento e em consultas.
( ) Comunicações predominantemente horizontais.
Assinale a alternativa correspondente à sequencia da associação feita acima entre os sistemas administrativos e suas respectivas características:
Alternativas:
a)
1; 1; 2; 2.
b)
2; 2; 1; 1.
c)
2; 1; 2; 2.
d)
1; 2; 1; 1.
e)
1; 2; 2; 1.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes