Buscar

BII Portfolio notícia BII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO GRATUITO DA INTERNET PROMOVE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL.
POR ACACIO C. ROMÃO GIOVANELI 
Polo – UNITER VALE POLO PINDAMONHANGABA-SP
Data 15/09/2017
 
Hugo é o personagem intérprete do aplicativo Foto: Reprodução do aplicativo na internet 
A “Escola Municipal Por Um Mundo Onde Todos Possam Aprender” estuda um novo projeto para utilizar o aplicativo Hand Talk em português Falar com as Mãos, que realiza a tradução digital e automática para a Língua dos Sinais, visando intensificar a inclusão na rede estadual de ensino.
A proposta partiu do professor Frei Acacio, por meio de uma pesquisa na internet para conseguir um mecanismo para ajudar os alunos da comunidade surda da escola. O projeto do Hand Talk abre a possibilidade de expandir instrumentos e recursos na formação e inclusão cada vez maior e melhor.
O Hand Talk é um tradutor de texto e áudio em Libras. Todo o texto digitado ou falado no aplicativo é interpretado pelo personagem Hugo, que dá vida ao aplicativo.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 com o título de Melhor Aplicativo Social do Mundo, o Hand Talk já possui, aproximadamente, um milhão de downloads e está disponível para os sistemas Android e IOS.
A empresa responsável pelo aplicativo também oferece o serviço de tradução em sites, inserindo uma aba de acionamento e o texto selecionado pode ser interpretado em Libras pelo Hugo.
A novidade atinge um público de pessoas com deficiência auditiva que chega a quase 10 milhões de pessoas, segundo números do IBGE. Segundo estudos, a cada 10 surdos, 7 não compreendem corretamente a língua portuguesa.
O aplicativo vai ser usado em salas de aula onde o aluno já consegue manusear o celular tipo smartfone, como um recurso complementar de comunicação entre professores, alunos e intérpretes ou em casa, entre pais e filhos. Os Estudantes de Libras também poderão reforçar o vocabulário com a ajuda do aplicativo.
A escola está ciente de que nem todos possuem tal telefone por isso já pediu para a secretaria de educação do mundo encantado para adquirir com urgência um smartfone para cada estudante de Libras. E também tem ciência que Hand Talk não há a possibilidade de selecionar uma letra ou frase para a tradução e sim, somente parágrafo inteiro. Consideramos que o software não possui uma operação fácil para usuários com poucos conhecimentos em operação de computadores, mas é um primeiro passo da Tecnologia na escola pública a serviço da inclusão.

Outros materiais