Buscar

exercícios Química Experimental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de exercícios:
Para preparar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) que seria utilizada para a determinação de acidez de vinagre por meio de titulação ácido-base, um estagiário de um laboratório de controle de qualidade mediu uma massa do reagente igual a 2,54 g, transferindo-a quantitativamente para um balão de 50,0 mL. O frasco do reagente informava que o mesmo possuía pureza de 95%.
Determine a concentração esperada, em mol L-1, da solução de hidróxido de sódio preparada pelo estagiário. (R = 1,21 mol L-1)
Antes de utilizar a solução preparada no procedimento de titulação, o estudante realizou a padronização da mesma. Explique por que esse procedimento é necessário.
Considerando que no seu procedimento de padronização o estagiário realizou um conjunto de 4 medidas, obtendo as seguintes concentrações: 0,1579; 0,1640; 0,1602 e 0,1593 mol/L, determine a média e o desvio médio da concentração de NaOH. (R: C = 0,1604 ± 0,0019) molLl-1)
Identifique cada uma das vidrarias a seguir e diga quais delas você utilizaria para preparar uma solução de hidróxido de sódio.
Na realização da prática de “Cálculo da densidade de líquidos e sólidos” construiu-se um densímetro utilizando um canudinho, prego e fita veda rosca. Um estudante realizou a padronização do densímetro em água destilada e, após realizar o procedimento de secagem do densímetro para análise da densidade de acetona, descuidadamente o estudante desmontou o densímetro. Para corrigir o seu erro, ele adicionou uma quantidade maior de fita veda rosca para vedar o prego ao canudo, e realizou a medida da altura do canudo na solução de acetona sem nova calibração prévia. Explique, deduzindo a relação entre altura do canudo na solução e densidade da solução, quais os efeitos possíveis da conduta do analista sobre o valor de densidade medido.
Explique passo a passo como um picnômetro é utilizado para determinar a densidade de uma solução.
Qual o princípio de “funcionamento” de um indicador ácido-base? Explique por que a fenolftaleína pode ser usada como indicador ácido-base na padronização de uma solução de HCl utilizando um solução de NaOH.
Para determinar a porcentagem de etanol em uma amostra de aguardente, um analista construiu uma curva analítica relacionando a densidade de soluções aquosas com as concentração de etanol, em %(V/V), presente nas mesmas. A tabela a seguir contém os dados obtidos para a curva analítica:
	%(V/V)
	d / g mL-1
	0,789
	0,996
	3,945
	0,989
	7,890
	0,982
	11,83
	0,975
	15,78
	0,969
	23,67
	0,954
	31,56
	0,935
	39,45
	0,914
	47,34
	0,891
	Dazzani et al., Determinação do teor de álcool na gasolina, /Química nova na escola, 17, 2003.
O analista realizou três medidas de densidade para da amostra de aguardente a ser analisada, obtendo os valores de 0,920; 0,925 e 0,915 g mL-1.
Determine o valor médio do teor alcóolico de álcool na amostra e o desvio médio da medida. (R: %(V/V) = 36,5 ± 1,5)
Expresse o valor obtido acima em concentração molar, dado que a densidade do etanol puro é igual a 0,789 g mL-1 (6,26 molL-1)
Determine a porcentagem de água na amostra. Para determinar essa porcentagem de água na amostra não se pode considerar que %(V/V) água + %(V/V)etanol = 100%. Isso porque as interações intermoleculares que existem entre moléculas de etanol e entre moléculas de água são diferentes daquelas existentes entre moléculas de água e etanol. Que interações são essas existentes em cada caso? (R = 63,2%)
“Nada de purificadores, filtro em torneira e muito menos galões de água mineral. O melhor mesmo para limpar as impurezas da água é o bom e velho filtro de barro. Uma pesquisa mostrou que os filtros à vela, que nada mais são que as câmaras de filtragem de cerâmica, são muito mais eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita que causa doenças no sistema digestório. (...) Os filtros de barro trabalham basicamente com um filtro interno feito de cerâmica, esse filtro é comumente chamado de vela, e muitas vezes essa “vela” é preenchida de carvão ativado.”
Considerando o texto acima, responda:
Qual o nome do processo de separação utilizado no processo de purificação da água em filtros de barro associado ao processo de passagem da água pela câmara de cerâmica? Que tipos de mistura podem ser separadas por esse tipo de processo?
Qual a função do carvão ativado no processo de purificação?
Diferencie o processo de filtração do processo de adsorção.

Outros materiais