Buscar

Estrutura e Sustentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alunos : Luana Nunes, Lucas Eduardo Wanderley Claudino , Márcio Higor.
Prof.: Mary Hellen
Estrutura e Sustentação
Introdução 
 Com poucas exceções, as estruturas devem ser estáveis sob todas as condições de carregamento; isto é, devem ser capazes de suportar as cargas aplicadas (o próprio peso, as sobrecargas antecipadas, vento etc.) sem mudar de forma, sofrer grandes deslocamentos ou ruir. 
 
Princípio Básico: 
 3ª lei de Newton- Estabelece que forças de ação e reação entre corpos em contato, possuem o mesmo módulo, mesma linha de ação e sentidos opostos. Categoria de estruturas: 
 
 1) Treliça;
 2) Estruturas;
 3) Máquinas;
Análise de Treliças Treliça: 
Barra comprimida ou tracionada
 Método dos Nós Eficaz quando é necessário determinar as forças em todas as barras da treliça. Método das Seções Eficaz quando a força em uma ou poucas barras são desejadas. Métodos dos Nós ou Método de Cremona A resolução de treliças planas pelo método dos nós consiste em verificar o equilíbrio de cada nó da treliça, seguindo-se os passos descritos a seguir:
 (a) determinação das reações de apoio,
 (b) identificação do tipo de solicitação em cada barra (barra tracionada ou barra comprimida),
 (c) verificação do equilíbrio de cada nó da treliça, iniciando-se sempre os cálculos pelo nó que tenha o menor número de incógnitas.
Métodos das Seções ou Método de Ritter
 Para determinar as cargas axiais atuantes nas barras de uma treliça plana, através do método de Ritter, deve-se proceder da seguinte forma:
 
 corta-se a treliça em duas partes; 
 adota-se uma das partes para verificar o equilíbrio, ignorando-se a outra parte até o próximo corte. É importante ressaltar que entrarão nos cálculos, somente as barras da treliça que forem cortadas, as forças ativas e reativas da parte adotada para a verificação de equilíbrio. 
 Repetir o procedimento, até que todas as barras da treliça estejam calculadas. Neste método, pode-se considerar inicialmente todas as barras tracionadas, ou seja, barras que “puxam” os nós, as barras que apresentarem sinal negativo nos cálculos, estarão comprimidas.
Análise de uma estrutura 
 
 Treliças ⇒ É uma estrutura com barras retas submetidas a apenas duas forças. ⇒ Vamos considerar agora estruturas que possuem pelo menos uma barra submetida a três ou mais forças. 
 C
 
 A B
 
F1
F2
Máquinas
 Máquinas são estruturas projetadas para transmitir e modificar forças. Seu principal objetivo é transformar forças de entrada em forças de saída.
Exemplo 2:
 
 
Analisamos as forças e momentos nas partes separadas
 
ΣF=0; 
ΣM=0.
Ponte Harbour Bridge em Sydney, Austrália.
Treliça de sustentação da ponte Hercílio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais