Buscar

ED 7 ESQUISTOSSOMOSE (ENF)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Parasitologia 
Curso: Enfermagem
Atividade: Estudo dirigido – PR 1
Esquistossomose
1) Qual o agente etiológico da Esquistossomose?
2) O verme macho desse parasito apresenta características morfológicas específicas. Para que servem as estruturas: ventosa oral; ventosa ventral e canal ginecóforo?
3) Sabemos que esse agente apresenta um ciclo heteroxênico e complexo. Qual é seu hospedeiro intermediário? Qual larva que infecta esse hospedeiro? Esse mesmo hospedeiro é capaz de liberar na água outras larvas que poderão infectar o homem. Quais são elas?
4) Qual seu mecanismo de transmissão e onde os vermes adultos se localizam no organismo humano?
5) Quando o homem se infecta surgem em sua pele alguns pontos avermelhados e pruriginosos, que no meio rural recebe o nome de coceira do nadador. Como você, sendo um enfermeiro, chamaria esse quadro e quem é seu causador?
6) Esses parasitos, quando no organismo humano, fazem espoliação sanguínea e a fêmea produz ovos que devem sair pelas fezes desse hospedeiro afim de que o ciclo da parasitose prossiga. No entanto, muitos desses ovos não chegarão ao meio externo. O que acontece com esses ovos? 
7) Por quê nessa parasitose o paciente desenvolve hipertensão da veia porta?
8) Também ocorre o aumento volumétrico de dois órgãos. Quais são eles?
57) Além do aumento volumétrico desses órgãos, outro fenômeno contribui para a distensão da cavidade abdominal. Qual e por quê ocorre?
9) Através da circulação colateral, também presente na Esquistossomose crônica, o sangue é desviado da circulação hepática que está altamente comprometida. Essa circulação “alternativa” leva ao aparecimento de dois fenômenos graves. Quais são eles? 
10) A visualização dos ovos que conseguem chegar às fezes é uma forma de diagnóstico laboratorial dessa parasitose. Quais técnicas podem ser empregadas para essa finalidade?
 
11) Quais são as medidas profiláticas para essa parasitose?

Outros materiais

Perguntas Recentes