Buscar

parecer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parecer técnico:
"Se me recordo essa questão apresentava uma série de erros, como a afirmação inicial que o presidente Collor havia sofrido impeachment, o que não é verdade. Julgo que a questão deve ser anulada, a menos que a elaboradora consiga associar o lema 'ordem e progresso' de alguma forma a Tancredo Neves, como sugerido em um dos recursos, o que possibilitaria a alteração de "C" para "D". Ainda assim, acredito que seja arriscado manter essa questão."
Parecer final:
O parecer favorável à anulação não apresenta argumentos fundamentados em registros históricos. Primeiro, trata-se de uma questão que se refere, especificamente, a presidentes do Brasil. Segundo, quaisquer livros de história de qualidade e fontes de pesquisa confiáveis trazem a informação de que Collor foi, sim, o primeiro presidente brasileiro a enfrentar um processo de impeachment. Reitero, fato este registrado nos documentos históricos. 
Veja o último parecer técnico da questão:
Questão nº2: O enunciado está vago, não se sabe de que, quem ou qual país se indaga.
A questão pode gerar questionamentos, já que Fernando Collor renunciou ao cargo antes da finalização do processo de impeachment. Sugiro inserir na quarta proposição a seguinte afirmação “primeiro processo de impeachment”
A afirmação “ordem e progresso” está sem sustentação alguma.
Para adequação e melhor aproveitamento foram acatadas todas as sugestões técnicas tornando a questão favorável ao seu destino. Em nenhuma avaliação solicitou-se a mudança sobre Marechal Deodoro da Fonseca como primeira eleição indireta, pois não faz parte da história em colégio eleitoral, e sim, em Assembleia Eleitoral.
Seguem alguns sites de consulta para a formulação da questão, lembrando que na primeira elaboração constam os sites consultados e detalhados.
- Marechal Deodoro da Fonseca: https://seuhistory.com/hoje-na-historia/e-instituido-o-dia-da-bandeira-no-brasil-por-marechal-deodoro-da-fonseca; http://www.brasil.gov.br/governo/2010/11/a-republica
 - Tancredo Neves: http://presidentes-do-brasil.info/presidentes-da-republica/tancredo-neves.html
http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/eleicao-indireta
- Janio Quadros: https://seuhistory.com/biografias/janio-quadros - http://www.brasil.gov.br/governo/conteudos-excedentes/linha-do-tempo/historia-presidentes/imagens/1961-janio-quadros/view
- Fernando Collor - http://www.brasil.gov.br/governo/2010/11/a-republica
http://www.ebc.com.br/2012/09/ha-20-anos-fernando-collor-de-mello-foi-o-primeiro-presidente-do-brasil-a-sofrer-processo-de
http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1992/09/30/2/
Em observação ao trabalho desenvolvido, visto que os demais revisores auxiliaram na elaboração da questão e existe um contexto histórico, tendo apoio em mídia do mais divulgado, mantem-se a questão em vigor.

Outros materiais