Buscar

3 vacinas que as grávidas precisam tomar

Prévia do material em texto

3 vacinas que as grávidas precisam tomar
Saber se organizar para a chegada do bebê inclui cuidados com a saúde da futura mamãe.
O momento de gravidez é o período de adaptação e organização. A mulher começa a se organizar para a vinda de um novo integrante para a família, escolha de maternidade e enxoval. Porém, a ela não pode se esquecer da saúde. Manter a carteira de vacinação em dia é uma das exigências dos médicos ginecologistas obstetras.
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil existe um sistema de vacinação nos postos de saúde públicos para evitar epidemias, assim, não existem desculpas para deixar de vacinar-se, afinal a distribuição é gratuita para a rede pública. Entre as inúmeras doenças que devem ser evitadas, existem três vacinas que as grávidas precisam tomar: Influenza, Hepatite B e a Vacina dTpa. Vejamos quais doenças estas vacinas previnem e qual a importância para a saúde da mulher e da criança com a prevenção.
Influenza - Gripe
Segundo a presidente da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícias), Nilma A. Neves, a gestante que adquiri a gripe poderá desenvolver pneumonia e por consequência, a morte. 
Hepatite B
A primeira campanha de vacinação contra a Hepatite B foi em 1992, devido ao crescimento da doença no país. De acordo com a médica ginecologista e obstetra Vera Ferraro, a doença causa irritação e inflamação no fígado. A médica diz que a vacina é indicada e precisa ser administrada em três doses a partir do segundo trimestre da gestação. Para completar é importante acrescentar a fala de Nilma A. Neves “... Caso a gestante não tenha o esquema de vacinação completo para Hepatite B ou nunca tomou nenhuma dose, ela deve ser vacinada durante a gestação preferencialmente durante o segundo ou terceiro trimestre. O esquema completo consiste em 3 doses (0-1-6 meses). Se a gestante já tiver recebido 1 ou 2 doses, deverá completar as doses durante a gestação, não sendo necessário tomar novamente a(s) dose(s) recebidas.”
Vacina dTpa
A vacina é para prevenção de três doenças: difteria, tétano e coqueluche. No site do Ministério da Saúde do Brasil informa que “A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, causada pela bactéria Bordetella pertussis”. Esta bactéria, também pode causar a pneumonia e demais complicações, como otites.
Quando as futuras mamães fazem a prevenção com as vacinas indicadas pelos médicos obstetras e fazem o acompanhamento adequando de pré-natal, evitam futuros problemas e garantem a saúde do bebê. Lembre-se de sempre consultar um médico de confiança.
Nilma A. Neves 
 1992 
 Vera - 
Ministério da Saúde http://sage.saude.gov.br/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes