Buscar

Apol Leitura e Compreensão de texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Leitura e Compreensão de Texto
Leia a passagem de texto a seguir:
“Diferentemente de outros teóricos, Bakhtin não faz uma separação drástica entre a cultura oral e a escrita. Ao contrário, o mundo pensado por ele, tanto o da voz quanto o da letra, aparece unificado pela produção dinâmica dos sentidos [...] em um intercâmbio contínuo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. In: Bakhtiniana. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 268-280, Ago./Dez. 2011. <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-45732011000200016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 14 nov. 2017.
Conforme pode ser observado na passagem apresentada, há unificação de cultura oral e escrita na obra de Bakhtin. O livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior apresenta outra característica essencial da linguagem para Bakhtin. Leia as alternativas e, na sequência, assinale aquela que menciona corretamente essa característica:
	
	A
	Para Bakhtin, uma característica essencial da linguagem é o acabamento dado a um texto pelo seu autor.
	
	B
	Para Bakhtin, a heterogeneidade é uma característica essencial da linguagem, visto que a realidade não é uniforme, quaisquer que sejam os interlocutores.
	
	C
	A repetitividade é uma constante da linguagem, segundo Bakhtin.
	
	D
	Bakhtin aponta para a limitação de todo e qualquer texto escrito.
	
	E
	Nos estudos de Bakhtin, podemos observar a característica homogênea da linguagem e, consequentemente, dos gêneros discursivos.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Leitura e Compreensão de Texto
Atente para a seguinte citação: 
“As diferentes formas de redigir uma redação são assuntos bem importantes nas provas dos vestibulares e também durante a jornada escolar. Geralmente, a redação pode ser dividida em três principais [...]: descrição, narração e dissertação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UOL EDUCAÇÃO. Veja a diferença entre descrição, narração e dissertação. 2010. <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/veja-a-diferenca-entre-descricao-narracao-e-dissertacao,c288ec8d7cbea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>.  Acesso em 08 nov. 2017.
De acordo com o livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, essa categorização em descrição, narração e dissertação apresentada na citação, mesmo podendo ser chamada de gênero escolar, corresponde a certas estruturas textuais que compõem os gêneros. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que mencione corretamente como são chamadas essas estruturas:
	
	A
	Essas estruturas são conhecidas como classes textuais.
	
	B
	Essas estruturas são chamadas de famílias textuais.
	
	C
	Essas estruturas são conhecidas como ordens textuais.
	
	D
	Essas estruturas são conhecidas como espécies textuais.
	
	E
	Essas estruturas são conhecidas como tipos textuais.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Prática Profissional: Leitura e Compreensão de Texto
Leia o excerto de texto a seguir:
“A intertextualidade constitui um dos grandes temas a cujo estudo se têm dedicado tanto a Linguística Textual, como uma série de outras disciplinas, particularmente a Teoria Literária, no interior da qual o conceito teve origem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, I. G. V. et al. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007. p. 13.
Considerando os conteúdos do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, a intertextualidade pode ser dividida em dois grandes grupos:
	
	A
	opaca e transparente.
	
	B
	implícita e explícita.
	
	C
	imposta e exposta.
	
	D
	redundante e recessiva.
	
	E
	superficial e profunda.
	
	
	
	
	
Questão 4/5 - Prática Profissional: Leitura e Compreensão de Texto
Considere a seguinte citação:
“A língua como sistema possui uma imensa reserva de recursos puramente linguísticos para exprimir o direcionamento formal: recursos lexicais, morfológicos, sintáticos. Entretanto, eles só atingem direcionamento real no todo de um enunciado concreto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: M. Fontes, 2000. p. 297.
A citação apresentada, retirada da obra de Mikhail Bakhtin, trata de questões relacionadas à linguagem e que foram centrais nos estudos desenvolvidos por esse autor. Considerando os conteúdos do livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, analise as assertivas. Na sequência, assinale aquela que expressa, de forma correta, um princípio fundamental da linguagem sob a perspectiva de Bakhtin:
	
	A
	A linguagem se constrói isoladamente, por meio de palavras e frases.
	
	B
	A linguagem se constrói num sistema abstrato de regras.
	
	C
	A linguagem se constrói na interação e em contextos socio-históricos.
	
	D
	A linguagem se constrói nos dicionários e nos tratados de gramática.
	
	E
	A linguagem se constrói por meio dos clássicos universais.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Leitura e Compreensão de Texto
Leia a seguinte passagem de texto:
“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana [...]. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: M. Fontes, 2000. s. p.
Conforme pode ser observado na passagem, falar das diferentes atividades humanas, para Bakhtin, é falar também de formas diferenciadas de interação. Para que uma interação se concretize, faz-se necessário o uso de formas relativamente estabilizadas de enunciados. De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de leitura para o letramento no ensino superior, qual o nome atribuído por Bakhtin a esses enunciados? Leia as alternativas e assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	Bakhtin chamou-os de frases feitas ou clichês.
	
	B
	Bakhtin chamou-os de ditos populares ou provérbios.
	
	C
	Bakhtin chamou-os de leituras acadêmicas ou científicas.
	
	D
	Bakhtin chamou-os de questões da crítica e da reflexão.
	
	E
	Bakhtin chamou-os de gêneros do discurso ou gêneros textuais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes