Buscar

CINEMATICA DOS SOLIDOS online Materia 01

Prévia do material em texto

O rotor de um motor elétrico encontra-se inicialmente em repouso. Cinco segundos após o motor ser ligado, a frequência de rotação é f = 600 rpm. O movimento é uniformemente variado, e dura muito mais que 5 s. A frequência com que o rotor gira após 7 s de operação do motor, vale aproximadamente, em rpm: 
R:B) 840
 O rotor de um motor elétrico encontra-se inicialmente em repouso. Sabe-se que, cinco minutos após o motor ser ligado, o rotor executou 1100 voltas completas. O movimento é uniformemente variado. A aceleração angular do rotor vale aproximadamente, em rad/s2: 
R:E) 0,15
O rotor de um motor elétrico inicialmente em repouso é ligado, e em 12 s executa 1100 voltas completas. O movimento é uniformemente variado. A frequência de rotação, no instante 12 s, é aproximadamente, em rpm: 
 
R:C)11000
 O rotor de um motor elétrico encontra-se inicialmente em repouso. Sabe-se que, cinco minutos após o motor ser ligado, o rotor executou 1100 voltas completas. Admita que se trate de movimento uniformemente variado. A frequência de giro do rotor 8 minutos após o motor ter sido ligado vale aproximadamente, em rpm: 
R:A)704
 O rotor de um motor elétrico encontra-se inicialmente em repouso. Sete minutos após o motor ser ligado, o rotor gira com frequência de 620 rpm. O movimento é uniformemente variado. A aceleração angular do rotor vale aproximadamente, em rad/s2 :
R:B)0,15
Numa polia dupla, composta por duas polias rigidamente ligadas entre si, com raios R1 = 0,05 m e R2 = 0,03 m, encontram-se ligados por fios inextensíveis, dois blocos A e B, conforme figura anexa. Os fios não escorregam em relação à polia. O bloco A, parte no instante t = 0, com aceleração constante aA = 0,10 m/s2 e velocidade inicial vA0 = 0,15 m/s, ambas com o sentido de baixo para cima. Para o instante t = 3 s, o número de voltas dadas pela polia A, é aproximadamente:
R:A)4,78
Numa polia dupla, composta por duas polias rigidamente ligadas entre si, com raios R1 = 0,05 m e R2 = 0,03 m, encontram-se ligados por fios inextensíveis, dois blocos A e B, conforme figura anexa. Os fios não escorregam em relação à polia. O bloco A, parte no instante t = 0, com aceleração constante aA = 0,10 m/s2 e velocidade inicial vA0 = 0,15 m/s, ambas com o sentido de baixo para cima. Para o instante t = 3 s, a velocidade do bloco B, expressa em m/s, é aproximadamente:
R:D)0,76
Numa polia dupla, composta por duas polias rigidamente ligadas entre si, com raios R1 = 0,05 m e R2 = 0,03 m, encontram-se ligados por fios inextensíveis, dois blocos A e B, conforme figura anexa. Os fios não escorregam em relação à polia. O bloco A, parte no instante t = 0, com aceleração constante aA = 0,10 m/s2 e velocidade inicial vA0 = 0,15 m/s, ambas com o sentido de baixo para cima. A velocidade inicial do bloco B, expressa em m/s, é aproximadamente:
R:C) 0,25
 A polia dupla ilustrada, tem raios R1 = 0,8 m e R2 = 1,5 m, e é acionada através das massas m1 e m2 . Não ocorre escorregamento entre a polia e os fios ligados às massas. A massa m1, no instante ilustrado (t = 0), está descendo com velocidade v1 = 4 m/s e move-se com aceleração constante a1 = 5 m/s2. No instante t = 3 s, o número de voltas completadas pela polia, é aproximadamente:
R:C)3,7
 A polia dupla ilustrada, tem raios R1 = 0,8 m e R2 = 1,5 m, e é acionada através das massas m1 e m2 . Não ocorre escorregamento entre a polia e os fios ligados às massas. A massa m1, no instante ilustrado (t = 0), está descendo com velocidade v1 = 4 m/s e move-se com aceleração constante a1 = 5 m/s2. No instante t = 3s, a velocidade da massa m2 , em m/s, é aproximadamente:
R:D)10,1
O conjunto ilustrado, é constituído por um disco horizontal soldado a um eixo fixo vertical, e gira em torno deste. O disco parte do repouso, com aceleração angular constante 5 rad/s2. Um bloco apoia-se no disco e não escorregará até a aceleração total do mesmo atingir 0,4 m/s2. O bloco dista d = 0,04 m do eixo. O instante em que o corpo inicia o escorregamento, em s , é aproximadamente:
R:E)0,59
O conjunto ilustrado, é constituído por um disco horizontal soldado a um eixo fixo vertical, e gira em torno deste. O disco parte do repouso, com aceleração angular constante 5 rad/s2. Um bloco apoia-se no disco e não escorregará até a aceleração total do mesmo atingir 0,4 m/s2. O bloco dista d = 0,04 m do eixo. No instante em que o corpo inicia o escorregamento, a frequência de rotação do disco, em rpm, é aproximadamente: 
R:A)28,2
O rotor de um motor elétrico encontra-se inicialmente em repouso. Sabe-se que, 10 minutos após o motor ser ligado, o rotor executou 1500 voltas completas. Admita que se trate de movimento uniformemente variado. A velocidade angular do rotor, 15 minutos após o motor ter sido ligado, vale aproximadamente, em rad/s: 
R:E)47
No mecanismo ilustrado, as duas engrenagens possuem respectivamente raios RA = 500 mm e RB = 200 mm. A engrenagem A gira com frequência constante, fA = 600 rpm no sentido horário. A frequência de rotação da engrenagem B, em rpm, é aproximadamente: 
R:A) 1500 (anti-horário)
No mecanismo ilustrado, as duas engrenagens possuem respectivamente raios RA = 500 mm e RB = 200 mm. A engrenagem A gira com frequência constante, fA = 600 rpm no sentido horário. A aceleração tangencial de um ponto da engrenagem B, que dista 100 mm de seu centro, em m/s2 , é aproximadamente:
R:E) Zero
Numa polia dupla, composta por duas polias rigidamente ligadas entre si, com raios R1 = 0,05 m e R2 = 0,03 m, encontram-se ligados por fios inextensíveis, dois blocos A e B, conforme figura anexa. Os fios não escorregam em relação à polia. O bloco A, parte no instante t = 0, com aceleração constante aA = 0,10 m/s2 e velocidade inicial vA0 = 0,15 m/s, ambas com o sentido de baixo para cima. A aceleração do bloco B, expressa em m/s2, é aproximadamente:
R:B)0,17
Numa polia dupla, composta por duas polias rigidamente ligadas entre si, com raios R1 = 0,05 m e R2 = 0,03 m, encontram-se ligados por fios inextensíveis, dois blocos A e B, conforme figura anexa. Os fios não escorregam em relação à polia. O bloco A, parte no instante t = 0, com aceleração constante aA = 0,10 m/s2 e velocidade inicial vA0 = 0,15 m/s, ambas com o sentido de baixo para cima. Para o instante t = 3 s, o percurso do bloco B, expresso em m, é aproximadamente:
R:E)1,52
 A haste ABCD ilustrada, gira apoiada em duas articulações esféricas em A e D, no sentido horário, quando a mesma é observada do ponto de vista da articulação A . A velocidade angular da barra, no instante considerado, é igual a 12 rad/s, e diminui de forma constante, à razão de 3 rad/s2 ; o vetor velocidade angular, em rad/s, é aproximadamente: 
R:E) 9,5i - 6,1j - 4,0k
 A haste ABCD ilustrada, gira apoiada em duas articulações esféricas em A e D, no sentido horário, quando a mesma é observada do ponto de vista da articulação A . A velocidade angular da barra, no instante considerado, é igual a 12 rad/s, e diminui de forma constante, à razão de 3 rad/s2 ; o vetor aceleração angular, em rad/s2, é aproximadamente: 
R:B) -2,4i + 1,5j +1,0k
 A haste ABCD ilustrada, gira apoiada em duas articulações esféricas em A e D, no sentido horário, quando a mesma é observada do ponto de vista da articulação A . A velocidade angular da barra, no instante considerado, é igual a 12 rad/s, e diminui de forma constante, à razão de 3 rad/s2 ; o vetor velocidade do ponto B, em m/s, é aproximadamente:
R:B) -1,1j + 1,7k
 A haste ABCD ilustrada, gira apoiada em duas articulações esféricas em A e D, no sentido horário, quando a mesma é observada do ponto de vista da articulação A . A velocidade angular da barra, no instante considerado, é igual a 12 rad/s, e diminui de forma constante, à razão de 3 rad/s2 ; o vetor velocidade do ponto C, em m/s, é aproximadamente: 
R:D) -0,7i – 1,1j
A haste ABCD ilustrada, gira apoiada em duas articulações esféricas em A e D, no sentido horário, quando a mesma é observada do ponto de vista da articulação A . A velocidadeangular da barra, no instante considerado, é igual a 12 rad/s, e diminui de forma constante, à razão de 3 rad/s2 ; o vetor aceleração do ponto B, em m/s2 , é aproximadamente:
R:C) -15,1i - 16,0j - 11,3k
As placas ilustradas em anexo, estão soldadas ao eixo fixo AB; o conjunto assim constituído, gira com velocidade angular constante  = 0,5 rad/s; no instante ilustrado o ponto C está descendo. O vetor velocidade angular, expresso em rad/s, é aproximadamente:
R:E) 0,43i – 0,26j + 0,00k
As placas ilustradas em anexo, estão soldadas ao eixo fixo AB; o conjunto assim constituído, gira com velocidade angular constante  = 0,5 rad/s; no instante ilustrado o ponto C está descendo. O vetor velocidade do ponto C, expresso em m/s, é aproximadamente:
R:C) -0,14i – 0,24j + 0,00k
As placas ilustradas em anexo, estão soldadas ao eixo fixo AB; o conjunto assim constituído, gira com velocidade angular constante  = 0,5 rad/s; no instante ilustrado o ponto C está descendo. O vetor aceleração do ponto C, expresso em m/s2, é aproximadamente:
R:A) 0,00i + 0,00j - 0,14k

Outros materiais