4 pág.

ledy apol 2

Disciplina:Administração de Conflitos e Gestão de Talentos- Lista14 materiais24 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
Felipe, gerente comercial de uma instituição financeira, identificou que sua equipe não tem domínio sobre os serviços oferecidos. Inclusive, um dos clientes, relatou que ao entrar em contato com o banco para contratar um seguro de vida ninguém conseguiu explicar sobre as diferentes modalidades de seguros que o banco oferece.
Selecione o Programa de Treinamento que pode suprir a necessidade identificada por Felipe.
	
	A
	Treinamento sobre as especificações dos serviços

	
	B
	Dinâmicas situacionais sobre negociação

	
	C
	Rodízio de cargos

	
	D
	Treinamento de integração

	
	E
	Aplicação de dinâmicas de grupo sobre relacionamento no trabalho

	1A

Questão 2/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Analise a figura abaixo:
 
Fonte: https://profigestao.wordpress.com/tag/conflitos/
Agora correlacione o tipo de interação que está sendo estabelecida pelos personagens da figura com aquelas trazidas por Covey (2008) e depois assinale a alternativa correta.
	
	A
	Interação: Vencer (Eu ganho e você que procure seus interesses. Só importa as pessoas conseguirem o que pretendem, sem ter necessidade que outros percam).

	
	B
	Interação: Perder/Perder (Eu perco, você perde)

	
	C
	Interação: Perder/vencer (Eu perco para você ganhar. Têm como base crenças limitantes de merecimento e capacidade. “Eu perco você ganha” “Vá em frente. Faça o que quiser comigo”).

	
	D
	Interação: Vencer/vencer (Nós ganhamos. Busca o benefício mútuo. Há bastante para todos, o sucesso de uma pessoa, não se conquista com o sacrifício ou a exclusão da outra).

	
	E
	Nenhuma das interações acima foi estudada por Covey e portanto a figura, não  apresenta qualquer relação com esse autor.

	1A

Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Analise a charge abaixo:
 
Fonte: https://wikiteacher.files.wordpress.com/2012/04/charge-conflitos-demissc3a3o.jpg

E agora com base na análise da charge, verifique se as afirmativas abaixo, respondem e justificam o tipo de conflito estabelecido, e que foi estudado na disciplina de gestão de conflitos.

I. É um conflito corporativo
Porque:

II. São situações que surgem entre indivíduos ou entre grupos de indivíduos onde existem posições antagônicas com relação a um bem, um direito, ou um benefício.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
	
	A
	as duas afirmações são falsas, e a segunda não justifica a primeira.

	
	B
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

	
	C
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

	
	D
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

	
	E
	as duas afirmações são falsas.

	1A

Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Pense no seguinte cenário de uma organização:
“M&V é uma incorporadora de valores, que está na ativa desde 1995. Pertence a um grupo de investidores. Nessa organização constata-se uma preocupação muito grande com a observância dos usos e costumes; não se estimulam as sugestões que conflitem com os mesmos. Este fato faz gerar comportamentos prudentes e defensivos nos vários níveis de chefias e entre os subordinados, em geral. Há um grande consumo interno de energia no sentido de pessoas ou grupos de pessoas se protegerem e justificar as medidas. As decisões são tomadas com base principalmente no passado, não levando em consideração pressuposições e oportunidades surgidas. As pessoas de grande iniciativa sentem-se tolhidas na M&V.”
Analise este cenário segundo a visão de Charles Perrow e assinale a alternativa correta quanto à tratativa dos conflitos.
	
	A
	Usam-se frequentemente a autoridade e a hierarquia como meio de solucionar conflitos entre pessoas ou departamentos. Geralmente os desacordos não são inteiramente resolvidos e refluem mais tarde.

	
	B
	Os conflitos são enfrentados aberta e sinceramente, examinando-se suas causas e tratando de solucioná-los razoavelmente, de maneira que não voltem a aparecer.

	
	C
	As pessoas tomam cuidado em não deixar aflorar seus conflitos e irritações pessoais, procurando sempre conservar a amizade e a harmonia, mesmo que isso exija ceder nos seus pontos de vista.

	
	D
	Discutem-se os problemas de tal maneira que a maior parte das pessoas acabe aceitando as soluções, de maneira como foram apresentados. Quando as pessoas envolvidas se mantém firmes em seus pontos de vista, o tratamento do problema sofre um esfriamento, adiando-se sua solução para voltar mais tarde ao problema.

	
	E
	Quase não existem desacordos entre as pessoas, porque estas evitam entrar em polêmica ou tratar de assuntos que poderiam gerar controvérsias e dificuldades pessoais.

Questão 5/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
O planejamento de um treinamento geralmente se estabelece no que chamamos de Programa de Treinamento e Desenvolvimento que é um cronograma munido de elementos que focam a contribuir a aprendizagem organizacional. Esses elementos podem ser diversos, desde que foquem na construção de conhecimento individual e organizacional dirigidos para os objetivos organizacionais.
Sobre o planejamento do treinamento considere as afirmativas a seguir:
I - Para iniciar o planejamento é necessário estabelecer um prazo limite para o término e saber se a empresa possui orçamento disponível para o programa.
II – Ao utilizar recursos internos a empresa não deve considerar que existem custos para o treinamento, pois estes já estão incorporados no orçamento rotineiro da organização.
III – A empresa pode optar por instrutores internos e/ou externos. Instrutores internos não representam custo para empresa.
IV - Os temas abordados no programa de treinamento podem ser escolhidos com base nos dados do Levantamento de Necessidade de Treinamento.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.

	
	B
	I e IV, apenas

	
	C
	II e III, apenas

	
	D
	III e IV, apenas

	
	E
	I, III e IV, apenas