Buscar

ISO 14000

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos ISO 14000
Sediada em Genebra, a ISO (International Standardization for Organization) é uma organização não governamental que foi fundada em 23 de Fevereiro de 1947, para ser um fórum internacional de padronização e normalização. Cerca de 95% da produção Mundial está presente na ISO, correspondente a mais de cem países participantes.
A preocupação com o meio ambiente e a degradação do mesmo por parte de indústrias está cada vez mais presente no cenário mundial. Assim organizações mundiais tentam controlar e minimizar o máximo possível os danos causados, visando em passar aos consumidores a visão de uma organização sustentável e objetivada com a preservação do meio ambiente, podendo receber inúmeros benefícios com essa atitude.
Para orientar e certificar as organizações quanto a normas e metas de um “Desenvolvimento sustentável” a ISO 14000 foi implantada, oferecendo assistência tanto na implantação quanto no aprimoramento de um Sistema de Gestão ambiental (SGA). Um sistema assim deve definir obrigações, especificar procedimentos e processos, e definir responsabilidade.
As Diretrizes da ISO 14000 definem metas e orientações para se estabelecer um SGA, bem como ajuda prática para a implantação e aprimoramentos para tornar o sistema cada vez menos prejudicial ao ambiente. Na mesma linha a ISO 14001 inclui a os elementos essenciais de um SGA para obtenção de Certificado/registro.
A ISO 14000 define as diretrizes para implantação em qualquer organização, sendo ela de pequeno porte ou multinacionais que estejam interessadas em desenvolver um sistema SGA. As diretrizes baseiam se nos elementos centrais da especificação para SGA, encontrados na ISO 14001.
A série ISO contempla uma série de normas para os Sistemas de Gestão Ambiental, cada uma com uma especificidade, mas a mais importante acaba sendo a ISO 14001 que por sinal é a única auditável e por isso a preferida para que as empresas implantem. Para se estabelecer um SGA a ISO especifica requisitos como:
-Política ambiental
-Planejamento (aspectos ambientais, requisitos legais, objetivos e metas, programa de gestão ambiental).
-Implementação e Operação (estrutura e responsabilidade, treinamento conscientização e competência, comunicação, documentação do SGA, controle de documentos e operacional, preparação e atendimento a emergência).
-Verificação e Ação corretiva (Monitoramento e medição, ações corretivas e preventivas, registros, auditoria do SGA, Análise critica pela administração). (AMBIENTE BRASIL, 2016)
-Análise Critica
Referencias: 
AMBIENTE BRASIL. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/iso_14000/aspecto_geral_da_iso_14.000.html Acesso em: 28 de Abr. 2016.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes