Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CIÊNCIA POLÍTICA
Paulo Bonavides
Conceito de Estado Federal
 Segundo Jellinek, trata-se de “Estado soberano, formado por uma pluralidade de Estados, no qual o poder do Estado emana dos Estados-membros, ligados numa unidade estatal”
O Estado Federal como Federação
Federação é a união dos Estados Federados que formam o Estado Federal.
FEDERAÇÃO X CONFEDERAÇÃO
FEDERAÇÃO
União dos Estados Federados (Estados) feita por uma constituição.
Federação não se separa.
A federação possui soberania.
CONFEDERAÇÃO
União de Estados Federais (Países).
Feitas por um tratado.
Confederação pode separar-se.
A confederação possui soberania.
A LEI DA PARTICIPAÇÃO E A LEI DA AUTONOMIA
Princípios da lei da participação: Todos os Estados Federados participam do projeto de tomadas de decisões, nas eleições para cargos Federais, tanto no voto como na participação mediante membros representantes a serem eleitos de cada um dos Estados Federados.
Princípios da lei da autonomia: Todos os Estados Federados podem ter sua Constituição Estadual, bem como dividir seus poderes, entretanto conforme limites dados pela Constituição Federal.
O Estado Federal em si mesmo frente aos Estados-membros
A soberania do Estado Federal (País) é “dado” pelo pacto federativo assinado pelos Estados Federados, apesar de que é dada a garantia de autonomia a Federação, quando se trata de assunto federal, teremos então a abolição da autonomia.
Os Estados-membros como unidades constitutivas do sistema federativo
Na Federação, os Estados federados, dispondo do poder constituinte, decorrente de sua condição mesma de Estados, podem livremente erigir um ordenamento constitucional autônomo e alterá-lo ao seu talante desde que a criação originária da ordem constitucional e sua eventual reforma subsequente se façam com inteira obediência as disposições da Constituição Federal.
As unidades federadas da federação, são verdadeiros Estados, na medida em que atuam como sistema completo de poder, com legislação, governo e jurisdição própria. No entanto, sua competência é atribuída pela Constituição Federal.
A crise do federalismo: o caso ou transformação da ordem federativa e sua repercussão no Brasil
Afigura-se-nos todavia que não é tanto o federalismo como fenômeno político associativo que está em crise senão uma forma doutrinária, aquela a que se prende desde as origens e que gerou determinada moldura jurídica aparentemente intocável, ainda agora subsistente no interior da qual porém se vão processando as inevitáveis transformações do sistema, ditadas pela mudança dos tempos e por imperativo das necessidades políticas e sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais