Buscar

Redação para web

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Redação para web
Sobre os cuidados especiais com o texto na web:
Anos e décadas devem ser escritas por inteiro.
As aspas devem ser utilizadas quando houver necessidade de se atribuir um enunciado a determinada fonte.
Quarenta anos depois da publicação de Apocalípticos e Integrados, de Umberto Eco, semelhante dicotomia se apresenta, desta vez, em relação à cibercultura. De um lado, os otimistas que acreditam nas inesgotáveis possibilidades dos avanços tecnológicos, inclusive, ropiciando o surgimento de uma "tecnodemocracia". De outro, os pessimistas que profetizam que o absoluto caos digital está próximo.
A antinomia tecnologia versus humanismo ultrapassa o tempo e os contextos, inclusive, quanto aos meios de comunicação.
Ao longo do tempo, as tecnologias se sucedem, mas infere-se do texto que permanece o conflito, quanto ao uso delas, entre o bem e o mal.
"A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos". (CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287).
I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais.
PORQUE
II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da "rede" redefine os processos de comunicação. A cerca dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Com base nos ensinamento de J.B. Pinho sobre jornalismo online:
O recente surgimento e desenvolvimento da atividade jornalística na internet ainda espera um conjunto de procedimentos que consolide as diversas novidades impostas pelas características dos novos meios e, ao mesmo tempo, aponte aquilo que por ser essencial à atividade jornalística, permanecerá nestes novos meios.
O jornalismo digital marca sua presença na rede oferecendo informação e conteúdo, em especial nos sites de jornais e revistas impressas que migraram para a rede mundial, nos sites de agências de notícias, nos sites noticiosos especializados, nos portais e nos sites de instituições e empresas comerciais. 
A interatividade e as redes sociais deram um novo papel ao consumidor de notícias pela internet. Os leitores acompanham as notícias em tempo real, questionando-as e acrescentando informações. Diante desta nova realidade, qual deve ser o comportamento do jornalista no exercício do jornalismo na web?
Envolver-se com os leitores, investindo na complementação de informações e atualização das notícias mais lidas e comentadas pelos internautas.
A partir dos ensinamentos de J.B. Pinho sobre o jornalismo na web:
A melhor solução para ajudar o usuário a visualizar os dados e tornar o texto mais simples consiste em remover os números, agrupando e apresentando os dados em gráficos ou tabelas, que têm a vantagem de serem mais atrativos.
O leitor do tipo superficial quer economizar seu precisos tempo; é recomendável mostrar uma série em listas numeradas para aumentar a efetividade de uma sequencia lógica de instruções. 
O conteúdo genérico é aquele que apresenta o que se denomina em jornalismo de matéria principal. Ali estão as principais informações que o internauta deve ter para se manter informado sobre o assunto. Dessa forma, de acordo com a técnica de redação para web este texto deve ter :
Deve, em geral, ter 25 linhas porque o redator de sites e blogs deve ser conciso, objetivo. Por diversos motivos, o internauta não tem paciência para ler textos muito grandes.
Sob a ótica do jornalismo online:
O conceito de portal, relacionado com a internet, nasceu no começo de 1998, para designar os sites de busca que, além dos diretórios de pesquisa, começaram a oferecer serviços gratuitos de e-mail gratuito, bate-papo em tempo real e serviços noticiosos.
O conteúdo jornalístico é um grande chamariz na rede mundial. Todos os cinco domínios mais visitados na internet brasileira oferecem notícias em suas home pages, um recurso para atrair e manter seus visitantes e usuários. 
Os sites institucionais e corporativos empregam estratégias e os recursos online que podem ser úteis para motivar a visita frequente ao site da empresa e ainda fazer os repórteres confiarem em uma informação objetiva e precisa.
Em relação à produção e veiculação de notícias em um site jornalistico:
o texto pode conter expressões como "há 15 minutos" e "neste momento" porque uma das características do jornalismo na web é o tempo real.
Sobre as potencialidades dos e-mails no jornalismo web:
Para serem mais efetivos, os press releases enviados por e-mail devem ser dirigidos para um grupo selecionado de pessoas que sabemos ter interesse naquela informação ou assunto. 
Aliada à versatilidade do próprio e-mail, a facilidade de produção é o fator que deve tornar a distribuição do newsletter por correio eletrônico um recurso cada vez mais disseminado. 
o newsletter em HTML é distribuída e lida por meio do programa de correio eletrônico em versões mais recentes e sua aparência é a mesma de uma página da web.
O que é uma fanfiction?
Um exemplo de produção coletiva na web. Fãs de alguém, geralmente de um filme, ou livro, se reúnem nesse site para escrever histórias paralelas às originais
A notícia no jornalismo produzido para web apresenta características peculiares, em função da multiplicidade de recursos e formas de narrativas possíveis. Diante disso, é correto afirmar:
A periodicidade da notícia é determinada pela dinâmica dos acontecimentos, utilizando-se de linguagens múltiplas, provenientes dos diferentes meios disponíveis na web.
Em relação ao emprego de "intertítulos" em um texto publicado na web, é correto afirmar:
Em textos publicados em sites jornalísticos pode haver a presença de intertítulos.
Liberdade assegurada ao internauta de poder escolher seu próprio caminho na exploração de uma página virtual. Aponte o elemento específico de webwriting que corresponda corretamente a essa descrição da Navegabilidade
No mundo do jornalismo da web, os usuários costumam ser divididos em dois grandes grupos: os metódicos e os escaneadores. A esse respeito, é correto afirmar: 
Os usuários metódicos são aqueles que leem o conteúdo de cima a baixo, enquanto os escaneadores surfam por todo o conteúdo e selecionam o que desejam.
Processo que vem sendo chamado como wikificação do jornalismo é a participação de qualquer pessoa com acesso à internet na construção e publicação de um texto online

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais