Buscar

contabilidade

Prévia do material em texto

�PAGE �
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUMÁRIO
11 INTRODUÇÃO	�
2. DESENVOLVIMENO	2
3 QUESTÕES PROPOSTAS	3
4 CONCLUSÃO	9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................10
��
INTRODUÇÃO
A Fábrica de Sacos de Papel pode ampliar sua produção de acordo com novas demandas e pode também oferecer produtos diferenciados, como sacolas de papel, bobinas de papel (que são também matéria-prima para fabricar sacos de papel), caixas de papel, entre outros.
As embalagens, que foram assimilando os mais diversos materiais, adequados aos produtos a serem embalados.
Dentre as embalagens destacam-se as de papel e mais especificamente os sacos de papel, bastante indicados para determinados tipos de alimentos e outros produtos, como por exemplo, farinhas em geral, alguns tipos de grãos, doces e produtos de panificação. Também muito usado para embalar remédios, cimento e carvão.
Além de seu objetivo principal de acondicionamento, os sacos de papel podem ser utilizados como forma de divulgação, fazendo função similar a dos panfletos.
A fabricação de sacos de papel indica ser uma boa oportunidade de negócio. Porém, como em qualquer negócio é preciso que o empresário se dedique em difundir seu produto e ressaltar suas vantagens, bem como desenvolva ou potencialize as competências de gestão de um pequeno negócio.
DESENVOLVIMENTO
Para todos os empreendedores é importante manter-se informado sobre as características do mercado e sobre as especificidades do seu campo de atuação, considerando novidades em produtos e tecnologias.
Essa busca pode acontecer participando de eventos, cursos, lendo livros e revistas especializadas ou consultando pessoas que entendem do seu ramo de atuação.
Para abrir e conduzir uma Fábrica de Sacos de Papel é importante:
* Conhecer sobre fabricação de sacos de papel;
* Buscar constantemente informações e oportunidades para ampliar Fábrica de Sacos de Papel (se esse for o desejo do empreendedor) e agregar valor aos produtos fabricados;
* Pesquisar e observar permanentemente o mercado (fornecedores, concorrentes e clientes), promovendo ajustes e adaptações no negócio;
* Persistir para enfrentar dificuldades e continuar prosperando na fabricação de sacos de papel;
* Planejar e monitorar sistematicamente – significa planejar o quê e como se pretende gerenciar a Fábrica de Sacos de Papel, fazendo o devido monitoramento, checando o que precisa ser aperfeiçoado e quando necessário, re-planejar e construir novos rumos;
* Ter capacidade de estabelecer metas e assumir riscos calculados. O empresário tem que ter claro o que pretende alcançar, onde quer chegar (objetivo), para definir a melhor maneira de alcançar os objetivos. Para isso, às vezes é necessário assumir os riscos calculados;
* Conhecer de gestão de estoques, para atender com excelência os clientes, o que inclui ter disponíveis as matérias primas necessárias a oferecer todos os produtos propostos pela empresa, adquirir matérias primas a preços acessíveis podendo ofertar descontos, possuir alguns produtos de maior saída em pronta entrega;
* Ter capacidade técnica para lidar ou gerenciar as pessoas e os equipamentos da Fábrica de Sacos de Papel;
* Saber divulgar e vender os produtos, mantendo os clientes satisfeitos e buscando novos clientes;
* Ser criativo, percebendo novas oportunidades, buscando desenvolver novos produtos, inovando nos produtos existentes e promovendo mudanças sempre que possível e necessário.
QUESTÕES PROPOSTAS
Diante da situação, solucione as seguintes questões: 
01) A atitude da supervisora foi correta? Justifique. 
Não, pois deveria chamar a funcionária em particular e conversar, antes de tomar atitudes mais rigorosas. E pela lei não se pode colocar funcionário ao ridículo.
	
02) A revista foi uma atitude adequada, eficaz e legal para resolver o problema do sumiço de mercadorias?
 Não, São comuns as inspeções realizadas da seguinte forma: 1) os funcionários são sorteados de maneira aleatória, sem discriminação; 2) somente o funcionário e o fiscal, do mesmo sexo, ingressam em uma sala reservada, por poucos instantes, onde 3) o funcionário não é tocado e nem necessita despir-se, somente afastando um pouco a blusa e um pouco a calça, para mostrar se carrega alguma peça furtada. Deve-se frisar a inexistência de caráter pessoal na vistoria, registrando-se que estas hão de obedecer ao princípio da aleatoriedade, sem contato físico ou exposição do trabalhador a qualquer situação constrangedora. Desta forma, não existirá caráter discriminatório na inspeção realizada.
03) Ana poderia ajuizar uma ação trabalhista requerendo a sua reintegração ao emprego, a conversão da justa causa em despedida sem justa causa e/ou indenização por danos morais? Para responder, faça uso da legislação e dos princípios trabalhistas.
Sim, DANO MORAL CONFIGURADO - REVISTA ABUSIVA E VEXATÓRIA - NUDEZ DO EMPREGADO - É certo que o empregador detém o poder diretivo, que lhe permite traçar as diretrizes para o atingimento de suas metas. Todavia, esta prerrogativa não se sobrepõe jamais ao princípio da dignidade humana (valor humano). Os cuidados patronais pela preservação de seu patrimônio encontram limite intransponível nos direitos personalíssimos. A par disso, a revista do empregado não pode resultar em injustificada invasão de privacidade, porque invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, direitos estes assegurados por norma de 'status' constitucional (art. 5º, inc. X da.
04) Como administrador, que atitudes você poderia tomar a fim de minar ou 
Reduzir esses conflitos?
Campanhas de conscientização e prevenção de perdas podem reduzir os roubos nas empresas. Colocar etiquetas eletrônicas 
05) Escolha uma das alternativas apresentadas acima e justifique sua escolha. 
 Fazer uma premiação em dinheiro para melhor desempenho seria a melhor opção, pois se cada funcionário for escolher o que ganhar, fica difícil e mais complicado acompanhar os brindes, e sendo a premiação em dinheiro e estipular o valor que funcionário irá receber é mais garantido do prêmio sempre chegar às mãos do funcionário todo mês e ter mais controle dos funcionários que estão atingindo a meta da empresa. 
Buscando mais melhorias, como administrador desta empresa você irá implementar um programa de “Gestão de Pessoas por Competências – GPC”, e para isso necessita conhecer a distribuição da idade dos funcionários. Depois de realizado um levantamento junto ao RH da empresa, você verificou que a idade dos funcionários mulheres (n=40 empregados) varia de 18 a 54 anos conforme apresentado na tabela 
Abaixo. 
	
06) Aplicando as regras da Estatística, construa uma tabela de distribuição de frequências agrupando a idade dos empregados mulheres em classes. Calcular a frequência relativa e a porcentagem de colaboradoras em cada classe. Observação: Calcular o número de classes (K) aplicando a Regra de Sturges.
K= 1+ 3,3 X log 40
K= 1+3,3x 1,60206
K= 6,2868
Arredondando Para inteiro K= 6
Após as análises da área de recursos humanos, vamos direcionar nossas atenções para as questões relacionadas área contábil. 
07) Considerando que a supervisora não logrou êxito na localização ou identificação quanto ao destino das embalagens em epígrafe, qual será o procedimento adequado para a realização das respectivas baixas? 
	Esta supervisionando, sempre o setor mantendo um controle de anotações com levantamento diário, sobre as caixas existentes e as que entram no setor.
08) Definir o que são despesas?
As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão devendedores, entre outros.
09) Relacionar (exemplificar) 10 despesas na indústria de papéis;
Comissão de vendedores, materiais de escritório, luz, agua, manutenção das máquinas, Salários, aluguel, telefone.
10) Definir o que são custos industriais;
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
11) Relacionar (exemplificar) 10 custos na indústria de papéis;
Conta de água, luz, telefone, internet; impostos, comissões e reposição de estoques, aluguel, salários, gastos com contador.
12) Definira classificação	dos custos	industriais	 (conceito	de cada classificação).
- Variáveis que estão relacionadas ao volume de vendas da fábrica,
- Fixos que independem do faturamento da fábrica.
13) Classificar os 10 custos exemplificados na questão 11.
 - Fixos: Aluguel, salários, gastos com contador, água, luz, telefone, internet.
- Variáveis: impostos, comissões e reposição de estoques.
14) Definir o que são perdas e o que são desperdícios industriais.
É aquela ação pela qual se gasta sem proveito, se esbanja, se usa mal ou se desaproveita.
CONCLUSÃO
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço, evitar gastos desnecessários, manter a equipe de pessoal enxuta e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
O nível tecnológico e recursos de informática utilizados pela empresa também poderão oferecer alguma resistência, em função de adequações e reformulações que se mostrem necessárias com a introdução do sistema.
A intensidade com que tais questões se manifestam não é uniforme, apresentando diferenças conforme a qualificação de seu quadro gerencial, o estágio de maturidade da empresa entre outras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da.Metodologia da pesquisa científica.
São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
ELGENNENI, Sara Maria de Melo.Psicologia Organizacional. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2010.
ESPOLADOR, Rita de Cássia Resquetti Tarifa.Direito empresarial e trabalhista. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
GARCIA, Regis. Estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
NOGUEIRA, Daniel Ramos. Contabilidade de custos. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2009.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antonio
Virgílio Bittencourt. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto
Alegre: Artmed, 2009. 520p.
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III
INDÚSTRIA DE PAPÉIS
Contagem
2011
FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III
INDÚSTRIA DE PAPÉIS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
Professor Supervisor: Luciana Trigueiro,Sara Maria de Melo Elgenneni,Marcelo Viegas,Janaína Vargas,Marcelo Tarifa
Contagem
2011
ri
Dados�
frequência�
f�
�
18�
1�
1/40 0,02�
�
20�
2�
2/40 0,05�
�
24�
2�
2/40 0,05�
�
25�
2�
2/40 0,05�
�
26�
1�
1/40 0,02�
�
27�
1�
1/40 0,02�
�
28�
1�
1/40 0,02�
�
29�
2�
2/40 0,05�
�
 30�
2�
2/40 0,05�
�
31�
2�
2/40 0,05�
�
32�
1�
1/40 0,02�
�
33�
1�
1/40 0,02�
�
34�
1�
1/40 0,02�
�
35�
1�
1/40 0,02�
�
36�
2�
2/40 0,05�
�
37�
4�
4/40 0,01�
�
38�
3�
3/40 0,07�
�
40�
1�
1/40 0,02 �
�
41�
1�
1/40 0,02�
�
43�
1�
1/40 0,02�
�
44�
2�
2/40 0,05�
�
45�
2�
2/40 0,05�
�
46�
1�
1/40 0,02�
�
47�
1�
1/40 0,02�
�
48�
1�
1/40 0,02 �
�
54�
1�
1/40 0,02�
�
Total�
40�
1 1�
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes