Buscar

PROVA DISCURSIVA DIDÁTICA 1 (1)

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DIDÁTICA
Questão 1/10
Há 355 anos, Comênio convidava os educadores a pensar na questão educacional, propondo a utopia da criação de um método que fosse capaz de ensinar tudo a todos, especialmente o domínio da leitura e da escrita, base para a compreensão e interpretação dos textos bíblicos.
PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf >. Acesso em: 08/02/2015. 
Com base nas aulas da Professora Jussara Finatti, analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu principio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surge na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática atualmente se dedica a elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerando o contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na pratica mais critica do professor, em pensar a importnaacua de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois a didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno. A didática era compreendida também como uma técnica de manejo de classe e como um curso de ensino ao professor de técnicas de ensino e por isso a Afirmativa II está correta. A afirmativa III está incorreta pois a os aspectos elencados como pertencentes a didática moderna pertencem na verdade as características da didática tradicional, sendo que a didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula, o que faz a Afirmativa IV correta.
 (LIVRO-BASE, p.15 – 29 e Aula 1 – vídeo 3)
	
	D
	Afirmativa IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Questão 2/10
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:
�
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, analise as afirmativas abaixo:
I. Estas avaliações a nível nacional e seus critérios acabam orientando a elaboração de avaliações nas escolas e o ensino de determinados conteúdos, mas isso não tira a liberdade do professor de ensinar os conteúdos que acha pertinente em sala de aula.
II. Estas avaliações tem o objetivo de medir a qualidade da educação nacional e consequentemente avaliar se a prática do professor em sala de aula está adequada aos objetivos da educação nacional, controlando assim a prática deste em sala a fim de executar aquilo que os órgãos superiores ambicionam.
III. Atualmente são os critérios destas avaliações que regem a elaboração curricular das escolas e que direcionam os instrumentos de avaliação escolhidos pelos professores.
IV. Para ter bons resultados nestas avaliações é importante que o professor elabore a sua prática de acordo com os objetivos dos alunos e escolha seus instrumentos de avaliação de acordo com os objetivos traçados em sala.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II e III apenas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. A maioria dos professores do ensino fundamental não elabora nem participa da elaboração dos instrumentos de avaliação; estes são definidos pela escola e até mesmo pelo MEC e impostos à escola. Entre os elementos que integram o processo de ensino, a avaliação representa um instrumento de controle, sobretudo nas series iniciais do ensino fundamental. Além do sentido de acompanhamento do processo de ensino, a avaliação é, também, um instrumento de controle que garante a disciplina e a obediência do professor quanto às tarefas que lhe são delegadas. (LIVRO-BASE, p.66)
	
	D
	III apenas
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 3/10
A pedagogia tradicional serve-se da abordagem do processo didático centrada na transmissão-assimilação dos conhecimentos. Durante muitos anos esta foi, e em algumas escolas continua sendo, a abordagem que direcionou o processo de ensino-aprendizagem. Basta percorrermos algumas de suas características para verificarmos como ainda são muito presentes em algumas instituições.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre a abordagem de transmissão-assimilação, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. ( ) Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos.
II. ( ) a seleção de conteúdos parte sempre do interesse dos alunos.
III. (   ) Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo.
IV. ( ) Problematiza a prática social dos professores e alunos.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas. Seus objetivos educacionais são elaborados com base no intuito de disciplinar a mente e formar hábitos e seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo. As afirmativas II e IV estão incorretas pois a seleção de conteúdos não parte do interesse do aluno e nem mesmo da prática social. (LIVRO-BASE, p.61)
	
	E
	V, V, V, F
Questão 4/10
Conforme Álvaro Vieira Pinto (1989, p.29), “a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”. 
SCHAFRANSKI, Márcia Derbli. A educação e as transformações da sociedade. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/viewFile/550/549 >. Acesso em: 09/02/2015. 
Analise as alternativas a seguir com relação as concepções de homem, educação e escola, das abordagens do processo didático:
I. A abordagem da escola tradicional, que se serve do processo didático de transmissão-assimilação, entende o homem como uma essência imutável, considerando-o uma “tábula rasa”.
II. A educação é vista pela abordagem do “aprender a aprender” como uma condição para o desenvolvimento natural do homem, sendo a escola caracterizada como laboratório de vivência para o individuo.
III. A escola tecnicista, que se ancora no “aprender a fazer”,vê o homem como sujeito histórico que se afirma na ação-reflexão-ação.
IV. Para aqueles que adotam a abordagem da sistematização coletiva do conhecimento, e educação é encarada como um processo histórico que visa a transformação da realidade. São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativa II, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
As afirmativas I e II estão corretas. A afirmativa I está correta pois a abordagem da escola tradicional, que se serve do processo didático de transmissão-assimilação, entende o homem como uma essência imutável, considerando-o uma “tábula rasa”. A afirmativa II está correta pois a educação é vista pela abordagem do “aprender a aprender” como uma condição para o desenvolvimento natural do homem, sendo a escola caracterizada como laboratório de vivência para o individuo. A afirmativa IV está correta pois, para a abordagem da sistematização coletiva do conhecimento, e educação é encarada como um processo histórico que visa a transformação da realidade.  A afirmativa III está incorreta pois na visão da escola tecnicista, que se ancora no “aprender a fazer”, o homem é visto como consequência das influencias e das forças existentes no meio, como produto do processo evolutivo e não como sujeito histórico que se afirma na ação-reflexão-ação. (LIVRO-BASE, p.35-49; Vídeo Aula 2 - slide 8 aos 14’)
Questão 5/10
De forma complementar, o método e a técnica de ensino estão vinculados ao como ensinar, e por mais que se afirme que os conteúdos são importantes para a configuração do bom ensino, estes não são suficientes para garanti-lo, posto que o que se ensina deve-se moldar ao como se ensina, e o segundo incorpora o primeiro. Portanto, o como se ensina envolve umbilicalmente o método e a técnica de ensino.
VEIGA, Ilma. Técnicas de ensino: Novos tempos novas configurações. Campinas: Papirus, 1991. p. 27.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro base e nas aulas, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Para que o processo de ensino se dê de forma qualitativa faz-se necessário primeiramente delinear os métodos de ensino, para depois traçar os objetivos.
	
	B
	A primazia de escolha está nos conteúdos a serem tratados na sala de aula, posteriormente pensa-se nos objetivos a serem atingidos.
	
	C
	Para uma educação de qualidade é necessário acima de tudo ter claro quais os objetivos do ensino, é imprescindível que estes sejam traçados prioritariamente.
Você acertou!
a determinação dos objetivos é considerada elemento fundamental no processo de planejamento da prática pedagógica. A determinação clara dos objetivos de ensino constitui a base para a seleção dos métodos e das técnicas de ensino, dos recursos materiais, das formas de avaliação e dos conteúdos adequados (LIVRO-BASE, p. 57).
	
	D
	O planejamento da ação docente é de grande importância para bom andamento do processo de ensino-aprendizagem, sendo que o primeiro passo para sua elaboração é o delineamento dos métodos de ensino e posteriormente objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
	
	E
	Avaliar deve ser o pontapé inicial do processo de ensino aprendizagem, assim é do estabelecimento de critérios e instrumentos de avaliação que deve partir o planejamento da ação docente.
Questão 6/10
A didática atualmente tem seu foco na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos em como poder levar os alunos a organizarem-se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essenciais.
 Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contém apenas os elementos didáticos que compõem o planejamento docente:
	
	A
	Objetivos, materiais, conteúdos
	
	B
	Conteúdos, autores e materiais
	
	C
	Métodos, objetivos e avaliação.
Você acertou!
Os elementos didáticos que compõem o planejamento docente são: Elaboração de objetivos; Seleção dos conteúdos e ordenação; Definição do método; Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal (LIVRO-BASE, p.56 ).
	
	D
	Escolha de critérios de avaliação e materiais.
	
	E
	Conteúdos, avaliação e recursos materiais.
Questão 7/10
O professor inicia sua aula tratando sobre um assunto comum a turma: o mau cheiro que o córrego ao lado da escola vem apresentando. Debate-se quais aspectos são responsáveis por tal acontecimento e levantam-se aspectos sobre a importância dos rios e da água para a comunidade. A professora apresenta um texto de um jornalista sobre este córrego. Juntos, professor e alunos, elencam no quadro quais foram as práticas que ocasionaram o problema que os atingem. Juntos elaboram propostas de intervenção na realidade deste córrego, e elaboram um projeto de ação junto a comunidade. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, essa prática educativa é característica do método:
	
	A
	De aprender a aprender
	
	B
	De transmissão-assimilação do conhecimento
	
	C
	De aprender a fazer e aprender a aprender
	
	D
	Da sistematização coletiva dos conteúdos
Você acertou!
Este processo de Caracterização e problematização da prática e/ou realidade social na qual o professor e aluno estão inseridas, seguida da explicação prática, da compreensão da prática e da elaboração de propostas de intervenção na prática são marcas do método proposto por Martins da sistematização coletiva dos conteúdos (LIVRO-BASE, p.45).
	
	E
	Aprender a fazer
Questão 8/10
Claudino Piletti, no seu livro Didática Geral, diz que o conteúdo é importante pois
“a aprendizagem só se dá em cima de um determinado conteúdo. Quem aprende, aprende alguma coisa [...] convém lembrar que o conteúdo não abrange apenas a organização do conhecimento, mas também as experiências educativas no campo desse conhecimento, devidamente selecionadas e organizadas pela escola. Assim, tanto a organização do conhecimento como as experiências educativas são importantes. Um refere-se mais às informações, aos dados, aos fatos, aos conceitos, aos princípios e às generalizações acumuladas pela experiência do homem e que serão transmitidas ao aluno. O outro aspecto refere-se mais às experiências que o próprio aluno poderá vivenciar em torno desses conhecimentos” .
PILETTI, Claudino. Didática Geral.  São Paulo: Ática, 1987. p. 90.
 
Cada abordagem didática, cada tendência pedagógica, possui sua especificidade com relação aos conteúdos aos quais dá ênfase e procura trazer para a sala de aula.
De acordo com o abordado nas aulas e no livro-base, relacione corretamente cada abordagem aos conteúdos enfatizados:
 
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
 
(  )  A seleção de conteúdos se dá a partir da prática social dos alunos.
(  ) O conhecimento nesta abordagem é compartimentado e atomizado.
(  ) É uma ordem psicológica que determina a seleção e a organização dos conteúdos.
(  ) Seus conteúdos são organizados com base na prática social do professor e do aluno, agentes do processo.
(  ) conhecimento é produto – enfatiza conteúdos científicos e dogmáticos.
 
Agora selecione a sequencia correta:
	
	A
	1, 2, 3, 4, 1
	
	B
	4, 4, 2, 3, 2
	
	C
	3, 3, 1, 4, 1
	
	D
	4, 3, 2, 4, 1
Você acertou!
(LIVRO-BASE, p.61)
Transmissão-assimilação - conhecimento é produto – enfatiza conteúdos científicos e dogmáticos.
Aprender a aprender - É uma ordem psicológica que determina a seleção e a organização dos conteúdos.
Aprender a fazer – O conhecimento nesta abordagem é compartimentado e atomizado.
Sistematização coletiva do conhecimento - A seleção de conteúdos se dá a partir da prática social dos alunos. Seus conteúdos são organizados com base na prática social do professor e do aluno, agentes do processo.
	
	E
	1, 4, 3, 2, 2
Questão 9/10A aula expositiva se consolidou como prática pedagógica na Idade Média pelas mãos dos jesuítas, se transformando na estratégia mais utilizada nas escolas - quando não a única. 
FERNANDES, Elisângela. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aula-expositiva-professor-centro-atencoes-645903.shtml>. Acesso em: 06/02/2015.
 
De acordo com o livro-base, não há apenas uma modalidade de aula expositiva. Assim, relacione cada modalidade a sua característica:
Exposição dialógica
Exposição cognitiva
Exposição exegética
Exposição dogmática
 (  ) Apresenta-se o conteúdo em sua forma final, sem permitir questionamentos do aluno o professor realiza a interpretação de um texto à turma.                         
(  ) É permitida a participação ativa dos alunos, mas quem predomina é o professor.
(  ) O professor desenvolve seu raciocínio sem participação do aluno que deve assimilá-lo.
(  ) Pressupõe a reelaboração do saber; se dá numa relação de intercâmbio entre professor e aluno. 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3, 2, 4, 1        
Exposição dialógica - Pressupõe a reelaboração do saber; se dá numa relação de intercâmbio entre professor e aluno.
Exposição cognitiva - É permitida a participação ativa dos alunos, mas quem predomina é o professor.
Exposição exegética - Apresenta-se o conteúdo em sua forma final, sem permitir questionamentos do aluno o professor realiza a exegese de um texto à turma.
Exposição dogmática - O professor desenvolve seu raciocínio sem participação do aluno que deve assimilá-lo.
 (LIVRO-BASE, p.38)
	
	B
	3, 4, 2, 1
	
	C
	2, 3, 4, 1
	
	D
	4, 2, 1, 3
	
	E
	1, 4, 3, 2
Questão 10/10
Benjamim Bloom foi quem, em 1968 traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do “aprender a fazer”, sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base.
De acordo com o apresentado no livro-base, enumere, na sequencia correta, cada etapa deste caminho e suas características:
Caracterização da população e do contexto
Ensino socioindividualizado
Pós-teste
Especificação dos objetivos e das atividades
Validação do programa
 (  ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(  ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(  ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
(  ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(  ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	1, 4, 2 , 3, 5
Você acertou!
Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
 (LIVRO-BASE, p.43 )
	
	B
	2, 4, 1, 5, 3
	
	C
	4, 1, 2, 3, 5
	
	D
	5, 4, 3, 2, 1
	
	E
	1, 4, 3, 2, 5

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes

Outros materiais