Buscar

2ª Discursiva (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segunda Atividade Avaliativa
1
Questão 1 - Quais as vantagens e desvantagens apresentadas no filme sobre a educação dos surdos?
Questão 2 – Qual a importância relação da família e a convivência entre cada dia a dia?
Questão 3 – Os pais deverão de comunicar através de uso a LIBRAS ou oralidade para conseguir a comunicar com os filhos surdos?
Questão 4 – Como futuros profissionais, qual será a sua reação ao receber um surdo em seu local de trabalho, visto que há leis que defendem a inclusão?
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=7Lvjv-jpgUc&feature=youtu.be
 
Peso: 3.0
O filme mostra uma realidade e um drama vivido por muitas famílias que possuem um surdo em seu lar. É possível a partir do filme, distinguir as reais vantagens e desvantagens da educação dos surdos, vantagens como a comunicação e convívio com demais pessoas, o desenvolvimento intelectual e cognitivo, e a oportunidade de aprendizagem; a desvantagem é que o aluno surdo consegue manter uma comunicação compreensível apenas com pessoas que também saibam Libras. 
No filme revela-se o quão importante e necessária se faz a família na vida de um surdo, pois é com o esforço e o auxílio de todos que o deficiente auditivo conseguirá seu desenvolvimento intelectual e social, e uma comunicação com os demais. A família nestas situações busca conhecimento, busca ajuda médica e profissional, ou seja, é a família que não desiste de fazer com que a pessoa surda seja e viva como uma pessoa normal e com dignidade no seu dia-a-dia. 
O papel dos pais na vida de uma criança/filho surdo é de incentivadores e motivadores, são os pais que devem incentivar e mostrar aos seus filhos os métodos de comunicação, eles devem se comunicar de um modo que ajude no aprendizado e no entendimento da criança. É inconveniente utilizar a linguagem oral, pois os deficientes auditivos não são capazes de compreender esta comunicação, por isso os pais devem usufruir da linguagem por Libras. 
Nós como defensores da educação inclusiva temos o dever de receber estes alunos de forma acolhedora, fazendo com que os mesmos se sintam bem num ambiente de aprendizagem. Devemos atuar de forma que compreendam a linguagem, ou seja, se faz necessária a presença de um profissional que atue com a utilização da linguagem por Libras. É preciso favorecer o convívio social entre os alunos, professores e demais profissionais existentes na escola, pois a inclusão não significa apenas permitir que o aluno com necessidades educativas especiais tenha acesso a escola, mas principalmente, devemos garantir que lhe sejam oferecidas condições de aprendizagem, desenvolvimento social, cognitivo e afetivo, por ser ele um sujeito de direitos e cidadão.

Outros materiais