Buscar

Negócios Eletrônicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Negócios Eletrônicos
N1° 
Os autores Tapscott, Ticoll e Lowy (2001), chamam as transações comerciais pela internet de business web e definem a atividade como um sistema distinto de fornecedores, distribuidores, provedores de serviços comerciais, provedores de infraestrutura e clientes que usam a internet para suas principais comunicações e transações de negócios. Para eles, as b-webs compõem a nova plataforma para a concorrência no século XXI e atualmente são os únicos meios de acessar e aumentar o chamado capital digital, a principal veia das redes digitais. De acordo com o modelo proposto pelos autores, as b-webs se originam de negócios, possuem líderes identificáveis e oferecem desafios e oportunidades para todos os negócios. O capital digital por sua vez, resulta da interação em rede de três tipos de ativos do conhecimento.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale aquela que se refere aos três tipos ativos do conhecimento. 
A=Capital humano, capital cliente e capital estrutural.
N2º
Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive, os empreendedores digitais já sabem, as vendas pela internet crescem a cada ano. Isso se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet, o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anos. Isso não quer dizer apenas que mais pessoas estão se conectando como também comprando mais e, muitas delas, pelos seus dispositivos móveis. Essa nova realidade mostra que os empresários com lojas virtuais mais do que nunca devem se preocupar em investir em um e-commerce responsivo ou mesmo em uma loja móbile. Dados apontam ainda que metade da população já possui acesso à internet e que o número de pessoas com smartphone já ultrapassa os 35% da população. Além disso, o percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população. O site e-bit, famoso por ajudar os consumidores a conhecerem a reputação do comércio eletrônico, todos os anos publica os seus levantamentos sobre o e-commerce do país. Turban, Rainer Junior e Potter (2003) apontam alguns benefícios decorrentes da utilização da modalidade de comércio eletrônico, tanto para as organizações, os clientes e a sociedade.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta no que se referem aos benefícios para a SOCIEDADE.
 I) Aumenta a variedade de produtos e serviços aos consumidores, o que seria difícil no comércio tradicional.
 II)Reduz os custos de telecomunicações porque as transações realizadas pela internet tem um custo bem menor se comparado ao das rede de valor agregado.
 III) Permite as pequenas empresas concorrer com as grandes.
 IV) Possibilita aos indivíduos trabalhar em casa e deslocar-se menos, reduzindo, assim, o transito rodoviário e a poluição atmosférica.
 V) Permite que as pessoas usufruam de produtos e serviços não disponíveis no comercio tradicional, incluindo oportunidades de aprender profissões e obter diplomas universitários.
Assinale a alternativa correta:
E=Somente as afirmativas IV e V estão corretas. 
Nº3
No Brasil, é difícil afirmar quem foi o site.com pioneiro. "Os registros da época já não existem mais. No entanto, o mais provável é que o primeiro.com brasileiro seja de 1991", diz Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Sete anos depois do lançamento do Symbolics, em 1992, o número de registros atingia 15 mil sites. De lá para cá, a internet explodiu, tornando-se o fenômeno que todos conhecemos, crescendo exponencialmente: o primeiro milhão de sites foi atingido em 1997 e, nos dois anos seguintes, auge da "bolha da internet", foram criados 20 milhões de domínios. Em dezembro de 2009, de acordo com o site Netcraft, havia 234 milhões de domínios registrados no mundo. A adesão à internet no Brasil foi ampla: no final de 2008, segundo a consultoria Ibope Nielsen, havia 66 milhões de usuários da rede no País e 1,8 milhão de domínios. Sua utilização comercial segue o mesmo caminho: no primeiro semestre de 2009, as vendas pela rede movimentaram R$ 4,8 bilhões, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
D=Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. A internet comercial foi a grande mola-mestra desse progresso, eliminando barreiras geográficas e de comunicação. 
Nº4.
Uma das conclusões mais evidentes na nossa sociedade é a de que a internet, de fato, revolucionou muitos aspectos na vida do homem. No mundo dos negócios não é diferente; o uso de recursos e ferramentas online pode representar diversas vantagens competitivas para as empresas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando. Primeiramente, precisamos diferenciar e-business de e-commerce, dois conceitos bastante confundidos. Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação. De acordo com Kalakota e Robinson, a utilização da internet pelas organizações passou por três fases:
 
De acordo com os conteúdos disponibilizados e com base em seus conhecimentos, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se referem as três fases citadas pelos autores.
 ( ) PRIMEIRA FASE (1994 – 1997) – Foi caracterizada pela preocupação com a presença na internet. Embora muitas empresas ainda não soubessem muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, havia uma preocupação em estar presente nesse novo ambiente.
 ( ) SEGUNDA FASE (1997 – 2000) – Teve como foco a realização de transações de compra e venda no meio digital, ou seja, o comércio eletrônico começou a despontar como uma solução viável pela internet.
( ) TERCEIRA FASE (2000 - ?) – Apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de E-commerce, e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios.
 ( ) TERCEIRA FASE (2000 - ?) – Apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de E-business, e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios.
 ( ) TERCEIRA FASE (1944 - 1985) – Apresenta uma preocupação em como a internet pode influenciar a lucratividade da empresa. Os autores denominam esta fase de E-commerce, e ela envolve todas as aplicações e os processos que permitem realizar transações de negócios.
Assinale a alternativa correta:
D=V – V – F – V – F
Nº5.
A internet é um dos mais importantes canais de negócios do século XXI. Desde o seu surgimento, ela vem revolucionando a vida das pessoas e influenciando as instituições de todos os tipos. O acelerado desenvolvimento das tecnologias e das ferramentas que envolvem a internet propiciou o surgimento dos negócios eletrônicos, que estão sendo adotados pelas empresas como estratégia para obter vantagem competitiva, oferecer valor agregado aos clientes ou criar novos modelos de negócios. Estudos realizados sobre o desenvolvimento econômico mundial apontam que a evolução das economias e das sociedades ocorre com base no seguinte mecanismo:
De acordo com os
conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que corresponde ao mecanismo de desenvolvimento econômico que impulsiona a evolução das economias e das sociedades.
B=Novos conhecimentos levam ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Nº6.
O comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. Com a crescente utilização de comércio eletrônico, inclusive Internet, ficam cada vez mais críticos os aspectos de segurança e privacidade das informações que estão sendo utilizadas. Além disto, esses aspectos interferem significativamente na adoção dessa tecnologia. A dúvida sobre a segurança do comércio virtual é frequente. É verdade que a bem pouco tempo atrás, com o início do comércio eletrônico, os mecanismos de proteção para as transações feitas via internet eram ineficazes e não raro os sistemas de bancos de dados das lojas virtuais serem invadidos e os dados completos dos clientes eram acessados e usados para clonagem de cartões e invasão de contas bancárias. Conforme o comércio eletrônico foi se firmando como um negócio muito além de uma simples alternativa para as compras físicas, os mecanismos de proteção ás compras dos clientes foram aprimorados e segurança virou uma prioridade na construção da loja virtual. Stefano & Zattar (2016), mencionaram que existem três pontos chaves quanto à vulnerabilidade ao se lidar com o e-commerce.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale aquela que comtempla os três pontos chaves quanto à vulnerabilidade de se lidar com o e-commerce.
A=O cliente, o servidor e o canal de comunicação.
Nº7..
Os meios de pagamento alternativos ao dinheiro de papel surgiram como opção de conveniência e segurança, já que é mais fácil carregar cartões ou talão de cheques ao invés de dinheiro vivo. Em caso de problemas, como furtos e perdas, o cancelamento pode ser feito de maneira mais fácil e rápida, além de evitar uma perda financeira maior. No comércio eletrônico, não há a necessidade de portar objetos físicos (como cédulas, cartões de plástico ou talões de cheques) para fazer compras, pois toda transação é feita por meio de dados que são digitados diretamente no site das lojas e dos bancos. Com a confirmação de dados pessoais (nome completo, endereço, documentos e nascimento) e financeiros, qualquer pessoa pode efetuar uma compra em seu nome na internet. Atualmente, há uma série de sites seguros e reconhecidos onde você pode fazer compras tranquilamente, mas é essencial ter cuidado e estar atento ao realizar transações online. Para que uma operação de e-business seja bem-sucedida, os seguintes requisitos de segurança devem ser atendidos, são eles:
 A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os requisitos de segurança.
( ) Autenticidade
( ) Não repúdio
( ) Integridade 
( ) Privacidade
( ) Auditoria
 Assinale a alternativa correta: 
B= V – V – V – V – V 
Nº8
Estamos vivendo uma época onde as empresas estão de todas as formas tentando usar a tecnologia para melhorar sua competitividade. Há organizações que estão bem avançadas nesse sentido, usando tecnologias de ponta e processos que estão aderentes as tecnologias da informação e comunicação, fazendo da TI parte essencial de sua estratégia. Existem outras não tão avançadas, mas que já usam a tecnologia como parte importante de suas atividades operacionais. Outras organizações têm parte de seus processos bem apoiados na tecnologia e outras atividades nem tanto, em algumas situações os custos para implantação de processos automatizados ainda são altos, o que de certa maneira dificulta a implantação. Todavia podemos classificar as organizações em três tipos, de acordo com o nível de uso da tecnologia da informação.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os três tipos de organização conforme o uso da tecnologia.
I) Empresas nacionais.
II) Empresas multinacionais.
III) Empresas tradicionais.
IV) Empresas mistas.
V) Empresas virtuais.
Assinale a alternativa correta:
B=F – F – V – V – V
Nº9
Uma boa gestão de cadeia de suprimentos é feita com base em informações precisas e de qualidade. Todos os elos da cadeia devem compartilhar informações a fim de que o objetivo final seja alcançado: entregar os produtos certos, íntegros e no prazo acordado ao seu comprador. No e-business a informação circula por meios eletrônicos, daí o termo e-SCM, isto é, a gestão eletrônica da cadeia de suprimentos. Esta gestão, em resumo, é a gestão das informações da cadeia usando os sistemas informatizados, baseados na internet. Estes sistemas devem integrar as informações dos fornecedores, lojas e demais elementos da cadeia. Mas o que difere a gestão da cadeia de suprimentos no e-business e o que caracteriza o e-SCM?
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando a gestão da cadeia de suprimentos no e-business e o que caracteriza o e-SCM. 
( ) Procura por suprimentos em qualquer lugar do mundo.
( ) Estratégia centralizada e global, mas com aplicação local.
( ) Desenvolvimento e implantação dos modelos de contabilização.
( ) Integração de todos os processos e sistemas de medição de cadeia de suprimentos.
( ) Gestão da informação entre a empresa e os setores.
Assinale a alternativa correta:
C=V – V – V – V – V
 
Nº10
O e-business pressupõe que a transação comercial seja feita de modo virtual, em sua totalidade. Isso inclui o pagamento e a transferência de fundos, portanto o comércio eletrônico precisa de sistemas que aceitem o pagamento eletrônico. A base dos sistemas de pagamento eletrônico é o Electronic Data Interchange (EDI) – intercâmbio eletrônico de dados. O EDI é a implementação de softwares e protocolos de comunicação que permitem sistemas de tecnologias diferentes enviar e receber dados entre si. O conceito do EDI é antigo, remonta aos anos 1960, e no e-business ele vem sendo aplicado especialmente para os pagamentos eletrônicos. A difusão do e-commerce fez com que esses sistemas tenham evoluído ao longo dos anos para facilitar e agilizar os pagamentos, além de proporcionarem segurança cada vez maior.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere aos meios de pagamento utilizados no comércio eletrônico.
( ) Pagamento direto no balcão do lojista.
( ) Boleto bancário.
( ) Cartão de débito / transferência eletrônica.
( ) Cartão de crédito.
( ) Dinheiro eletrônico.
Assinale a alternativa correta:
B=F – V – V – V – V
Nº11
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento passou-se a ser visto como algo valioso, dentro das organizações. Peter Drucker, foi um dos pioneiros e maiores estudiosos da área de administração de nossos tempos. Ele cunhou os principais termos e conceitos que conhecemos em matéria de gestão, sendo que o termo “gestão do conhecimento” também foi definido por ele: “a gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação ás outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no
mercado”. Para que se possa melhor entender a Gestão do Conhecimento, é preciso antes conhecer os seus três principais componentes.
 A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que se refere aos três principais componentes da gestão do conhecimento. 
A Dado, informação e conhecimento. 
Nº12
De acordo com Da Costa (2013), “o sucesso de um negócio eletrônico depende de muitos fatores. Não basta à empresa ter um site bem estruturado, com um design atraente e com as melhores tecnologias. Uma estratégia de marketing consistente pode ser um fator-chave para que o negócio prospere”. O autor nos diz que apenas um website bem elaborado e funcional não garante o sucesso no e-business, tal como nos negócios tradicionais, é primordial investir em marketing. No e-business as ações de marketing têm por finalidade o mesmo que no mundo físico: estabelecer relações com seu mercado consumidor. Estas ações podem ser desde reforçar a marca, promover novos produtos e serviços, alavancar vendas, gerir o relacionamento com o cliente, divulgar crenças e valores, bem como marcar um posicionamento. No entanto as formas de se fazer marketing no mundo digital têm algumas peculiaridades, é muito importante que a empresa antes de implantar qualquer tipo de estratégia realize um prévio estudo dos fatores impactantes nessa estratégia.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e assinale a correta relação no sentido em que é correto afirmar que:
I) O marketing digital será menos difícil para as organizações que já possuem um nome firmado no mundo físico.
II) Será mais fácil para aquelas organizações menores e com presença apenas no meio virtual.
III) Ações de marketing digital só serão eficientes se a empresa tiver uma estratégia clara e definida.
IV) Antes da internet as ações de marketing em geral eram caras e pulverizadas.
V) Com a web, as ações se tornaram muito mais baratas e direcionadas.
Assinale a alternativa correta
E=Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Nº13.
A elaboração de uma estratégia de e-business e a gestão de seus processos é uma atividade complexa e envolve toda a cadeia produtiva. Não são raros os casos de empresas estabelecidas no mundo físico que resolveram fazer comércio eletrônico e não foram bem-sucedidas, tendo grandes prejuízos. Isso aconteceu em geral pela ideia equivocada de que bastava construir um website de e-commerce e começar a vender. Nesses casos, é possível que tenha faltado uma visão maior da questão, de que a implantação de uma estratégia de negócios eletrônicos impacta profundamente nas operações da organização. A implantação de uma estrutura de negócios eletrônicos vai muito além de um website, pois ela engloba mudanças nas áreas de planejamento, marketing, finanças, logística, RH e outras.
 A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
B= Trata-se de fazer toda a cadeia de valor dos processos de negócios em um ambiente virtual.
Nº14.
O termo estratégia vem do grego “strategos”, em português algo como arte do general. Por aí podemos deduzir que o conceito de estratégia surgiu em função das guerras. Os gregos antigos consideravam a estratégia como a arte de conduzir e comandar um exército durante as guerras. Ao longo do tempo, o termo foi sendo usado também para as atividades empresariais, significando habilidades gerenciais. Os campos político, econômico, esportivo e outros também se apropriaram da palavra para definir o planejamento dos caminhos para se atingir objetivos, é o como fazer as coisas. Segundo Turban e King (2004), uma estratégia é uma fórmula de base ampla para definir como uma empresa vai concorrer no mercado, quais são as suas metas e que planos e políticas serão necessárias para atingi-las. Assim, a atuação da empresa no e-business também deve estar embasada em uma estratégia, evitando que os negócios eletrônicos sejam feitos de forma empírica, o que provavelmente não trará bons resultados a organização.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando as informações abaixo.
 I) Toda organização, independentemente de seu porte, deve ter um planejamento estratégico gerencial, que é um documento detalhando os objetivos e metas da empresa para certo horizonte de tempo, bem como as ações necessárias para alcançar tais objetivos.
II) O e-business também deve ser abordado e deve seguir o planejamento estratégico gerencial, não podendo ser divergente deste plano.
III) A empresa pode ter um planejamento especifico para os negócios eletrônicos, porém é preciso que este esteja de acordo com as necessidades de absorção do mercado, e também aos custos operacionais.
IV) Quando a empresa opta por trabalhar com o comércio eletrônico, é preciso antes de tudo que ela esteja ciente as questões trabalhistas, visto que a lei é bastante rígida para empresas virtuais.
V) A empresa pode ter um planejamento especifico para os negócios eletrônicos, que a ajude a cumprir os objetivos do plano estratégico gerencial ou ainda pode incluir as ações de e-business neste planejamento. 
D= V – V – F – F – V
Nº15.
A chave para o sucesso no e-business é a comunicação ágil e rápida entre os participantes da cadeia produtiva: fornecedores, produtores e consumidores. Não há como pensar em algo baseado na internet que não requeira agilidade. As pessoas acessam a rede mundial, sobretudo para que as respostas às suas necessidades e desejos sejam rápidas. O mesmo vale para os processos de relacionamento dos vendedores para com seus clientes no e-business. Mas como tornar esse relacionamento algo efetivo, construtivo e duradouro se uma das principais características do e-business é justamente distância física entre as partes? Como estabelecer relacionamentos sólidos com alguém que se encontra à centenas ou milhares de quilômetros de distância? A resposta é o uso de recursos presentes na própria internet. E-mails, sistemas de mensagens instantâneas (muito usados em celulares), publicidade online, redes sociais, todos esses são recursos importantes no relacionamento com os e-consumidores.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
D=Sejam quais forem às formas de relacionamento, para os clientes o fator primordial é a transparência.
Nº16
É normal para muitas organizações que decidem investir no e-business que seja enfocado numa primeira análise apenas o ato de se fazer transações comerciais por meios eletrônicos, colocando apenas o ato da venda em foco. A empresa então decide implantar tecnologias necessárias para fazer funcionar seu e-business e com o passar do tempo vão percebendo que existem diversos outros fatores e processos com os quais ela deve se preocupar. O e-business deve ser objeto de uma análise criteriosa, antes, durante e depois de sua implantação, sendo muito importante antes mesmo da implantação a preocupação com o fator estrutura. De acordo com Stefano &Zatar (2016), são cinco as etapas principais do desenvolvimento de uma arquitetura de e-commerce.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta, no que se referem as cinco etapas principais do desenvolvimento de uma arquitetura de e-commerce.
 I) Etapa I – Identificação do projeto, justificativa e planejamento.
 II) Etapa II- Arquitetura do e-commerce.
 III) Etapa III –Desenvolvimento (aquisição) Opções.
 IV) Etapa IV – Testes, instalação, integração, formação, segurança, conversas, implantação.
 V) Etapa V – Operações, manutenção e atualização, substituição.
Assinale a alternativa correta
E=Todas as afirmativas estão corretas.
Nº17.
Em Tecnologia da Informação o termo servidor é conhecido como sendo,
um hardware com grande capacidade de processamento de dados e armazenamento, e possui a capacidade de armazenar e processar várias aplicações e vários servidores virtuais ao mesmo tempo, o seu principal objetivo é o fornecimento de recursos e serviços em uma rede de computadores corporativa. Os computadores da rede que se comunicam com o servidor são chamados de clientes, por isso esse tipo de comunicação é comumente conhecido como cliente-servidor. Segundo Stefano & Zattar (2016, apud Chaffey, 2009) “uma típica arquitetura de e-business usa um modelo cliente-servidor de três camadas, em que o cliente é usado principalmente para exibição, com lógica de aplicação e regras de negócio particionado em um servidor, que é o segundo nível, e o servidor de banco de dados que é o terceiro nível”. Na arquitetura de três camadas de e-business, cada um dos servidores tem suas respectivas funções.
De acordo com o conteúdo disponibilizado, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta no que se referem as respectivas funções de cada servidor.
 I) Servidor Web – Recebe requisições dos clientes e retorna as páginas web.
 II) Servidor Pagamento – Gerencia as operações de pagamento e se comunica com sistemas externos de pagamento.
 III) Servidor CRM – Fornecem as posições de estoques, preços, novos produtos e recebe os pedidos e novos compradores cadastrados na loja virtual.
 IV) Servidor ERP – Para fornecer as posições de estoques, preços, novos produtos e receber os pedidos e novos compradores cadastrados na loja virtual.
 V) Servidor CRM – Sistemas com cadastros de clientes e que automatiza os processos de relacionamento com estes.
 Assinale a alternativa correta:
 E=Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
Nº18
Comércio eletrônico é aquele comércio realizado por meio da internet. Este é o conceito mais simples e amplo que se pode formular. Diversos tipos de relações comerciais estão inclusos nesta definição: entre empresas e consumidores, empresas e empresas ou entre consumidor e consumidor. Apesar de ainda engatinhar, a legislação brasileira já contempla o comércio eletrônico. Conhecer e respeitar tais regras são essenciais para o sucesso do negócio. A legislação do e-commerce é composta, principalmente, de dois materiais: o Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 1990 quando o comércio eletrônico praticamente não existia, portanto sem elementos específicos para o comércio pela Internet; e o Decreto nº 7.962/2013, que completou as lacunas e passou a vigorar em paralelo ao CDC, tornando-se o principal regulamento do e-commerce no Brasil. Além dos direitos autorais e comerciais, a internet também obriga as empresas a cumprirem as obrigações fiscais, como qualquer empresa, tratando-se dos tributos incidentes nas operações comerciais. De acordo com Stefano & Zattar, a relação entre fronteiras geográficas e limites é baseada em quatro elementos:
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas considerando os quatro elementos citados pelos autores.
 ( ) Poder
 ( ) Sucesso
 ( ) Efeitos
 ( ) Legitimidade
 ( ) Aviso
 Assinale a alternativa correta:
D=V – F – V – V – V
Nº19
É comum as pessoas confundirem os termos mídias sociais e redes sociais, tratando até mesmo como sinônimos. Mas há uma diferença entre esses termos. De acordo com Strauss & Frost (2012) “mídia social é o termo utilizado para descrever o tipo de mídia baseado na conversação e interação entre as pessoas, podendo assumir muitas formas diferentes, incluindo redes sociais, fóruns da internet, Weblogs, blogs sociais, microblogging, wikis, podcasts, fotos, vídeos, classificação e bookmarking”. Portanto, as redes sociais são uma das formas de mídias sociais. Qualquer meio pelo qual as pessoas possam encontrar conteúdo, comentá-lo ou compartilhá-lo é considerado uma mídia social. As organizações também podem interagir com essas pessoas nas mídias sociais, assim o marketing nas mídias sociais é uma via de mão dupla, onde o cliente ou potencial cliente questiona e interage com as empresas. A relação com o cliente fica mais próxima e quase pessoal. É importante ter em mente que o marketing em mídias sociais requer abordagens diferentes, levando em conta que:
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando as diferentes abordagens do marketing em mídias. 
( ) O diálogo é transparente e deve ter credibilidade. As pessoas exigem que a empresa seja autentica. Clientes querem participar, estar no jogo.
( )O valor da marca é dado pelos consumidores.
( ) A segmentação obtida por meio de atitudes, interesses e comportamento.
( ) O conteúdo é feito tanto pela empresa quanto pelos clientes.
( ) O conteúdo não interrompe o cliente, ele deve chegar ao momento em que as pessoas o procuram e quando precisam deste conteúdo.
Assinale a alternativa correta:
B=V – V – V – V – V
Nº20
Os programas de afiliações na internet são formas de marketing baseadas na parceria entre comerciantes e seus afiliados. O comerciante é uma empresa que anuncia nos sites de outras empresas ou de pessoas, chamadas de afiliadas, geralmente por meio de banners. Os programas de afiliação procuram ampliar a abrangência da atuação do comerciante no mercado, ou seja, sua visibilidade. Eles podem aumentar as vendas de seus pedidos e serviços e fortalecem a marca, porém, para que as afiliadas consigam atingir um volume grande de visitantes, é necessário que haja algo que os atraia, como conteúdo interessante, de qualidade e atualizado. As empresas comerciantes pagam as afiliadas por ações predefinidas feitas pelos visitantes dos sites das afiliadas. Essas ações definem o modo como às empresas comerciantes remuneram as afiliadas, sendo que a remuneração pode ocorrer da seguinte forma:
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando as formas de remuneração das empresas parceiras para com suas afiliadas.
( ) Pagamento por conteúdo
( ) Pagamento por clique
( ) Pagamento por tempo de pesquisa do potencial cliente
( ) Pagamento por venda
( ) Pagamento por ação
Assinale a alternativa correta:
C=F – V – F – V – V
Nº21
É difícil afirmar o que teve mais impacto para o desenvolvimento dos negócios eletrônicos, se foi à globalização ou a tecnologia, o fato concreto é que os negócios eletrônicos se beneficiaram bastante da evolução tecnológica e da internet, e ainda se beneficiam com as permanentes inovações neste campo. Para Laudon & Laudon (2011), o surgimento da internet em um sistema internacional de comunicação totalmente desenvolvido reduziu drasticamente os custos de operação e transação em uma escala global, sendo que isso foi fundamental para o desenvolvimento dos negócios eletrônicos, pois uma das barreiras para o comércio sempre foram os custos associados da atividade (armazenagem e transporte), assim, a redução de custos propiciada pela internet foi importantíssima para o impulso do e-business. Outro efeito interessante da globalização para os negócios eletrônicos é que surgiu um novo mercado oriundo da globalização.
De acordo com os conteúdos disponibilizados e com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a seqüência em que é correto afirmar que:
 I) Hoje mesmo em um pequeno vilarejo, ainda que distante das grandes cidades, as pessoas estão conectadas a internet, podendo assim fazer transações comerciais 
 II) Com toda essa transformação, as empresas tiveram de se adaptar, em termos logísticos, de atendimento, de processos, afinal um comprador do meio virtual quer ser tão bem atendido quanto no mundo físico.
 III) Devido a toda essa transformação, surge uma nova indústria ligada aos
negócios eletrônicos, à indústria da criação, operação e manutenção do e-business. 
 IV) Os negócios eletrônicos em muito tem contribuído tanto para a indústria como para as pessoas, porém é de conhecimento que seu ciclo de vida é pequeno, ou seja, esse processo não pode ser visto como algo duradouro.
 V) Embora os negócios eletrônicos tenham conquistado alguns consumidores, a grande maioria das empresas ainda prefere os modelos tradicionais de negociação, visto que os custos para implantação de tecnologia são altos, e o ciclo de vida desse tipo de transação é curto.
B=Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
Nº22.
Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios. Com o crescimento do Marketing Digital e a presença cada vez maior de empresas na internet, novas estratégias estão surgindo para garantir o sucesso online, uma das principais delas é o Marketing de Conteúdo. Em outras palavras, é uma forma das empresas aproximarem de seu público-alvo, fazendo crescer sua base de clientes por meio da criação de conteúdo relevante e de valor. Com isso procura atrair e envolver as pessoas e assim gerar uma percepção positiva da marca, da empresa e de seus produtos, gerando mais vendas e negócios, fazendo com que o mesmo venha sendo cada vez mais importante pelas seguintes razões:
 A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando as razões pela qual o marketing de conteúdo vem sendo cada vez mais importante. 
( ) Perda de relevância das mídias tradicionais. Hoje as pessoas procuram conteúdo e decidem que anúncios e marcas deseja ver na internet. 
( ) O público procura conteúdo de valor, que é o conteúdo que o atinge no momento certo. 
( ) O público procura conteúdo que agrega valor, qualidade, e benefícios em longo prazo, garantindo assim a fidelização junto à marca. 
( ) Um bom conteúdo gera valor, dessa forma as pessoas o compartilham com outras pessoas. 
( ) Percebendo que a marca traz valor em forma de conteúdo, as pessoas passam a ter percepção positiva da marca, da empresa, de seus produtos. A chance de o consumidor fazer negócios com marcas que mais gostam é maior do que com empresas que ele não conhece. 
Assinale a alternativa correta: 
C= V – V – F – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais