Buscar

Newtons Second Law Segunda Lei de Newton

Prévia do material em texto

Newton’s Second Law (Segunda Lei de Newton)
SEU NOME
Centro Universitário Uninter
ENDEREÇO DA SUA UNIVERSIDADE
e-mail: SEU EMAIL
Resumo:
-Investigar, por meio de gráficos e análise de dados, como força, massa e aceleração estão relacionadas como:
Calcular a aceleração adquirida por um sistema sob a ação de uma força constante.
Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa do corpo.
1
Introdução
A segunda lei de Newton afirma que a aceleração de um objeto depende de sua massa e da força total aplicada sobre ele.
Essa lei pode ser escrita matematicamente da seguinte maneira:
força = massa × aceleração ou F = m × a Essa equação pode ser rearranjada: aceleração = força/massa
A relação entre essas variáveis pode ser usada para explicar a mecânica envolvida em muitas colisões, de pessoas jogando futebol americano a acidentes automobilísticos. Também é muito útil quando queremos saber como acelerar rapidamente ou como criar bastante força com o menor esforço possível!
.
Procedimento Experimental
1 - Inicie o Virtual Physics e selecione Newton’s Second Law na lista de atividades. O programa vai abrir a bancada de mecânica (Mechanics) 2 - O laboratório está montado com uma bola sobre a mesa. Um foguete está preso à bola com a função de empurrá-la pela mesa.
Neste experimento não há atrito. Você deve coletar os dados de posição e velocidade da bola enquanto ela percorre a mesa. Você então construirá gráficos de posição e de velocidade ao longo do tempo.
Prevendo Você consegue imaginar como será o gráfico velocidade versus tempo se a bola estiver acelerando?
Resposta: O gráfico de velocidade versus tempo para uma bola que se desloca com aceleração constante deve ser uma reta inclinada.
- Clique no Lab book para abri-lo. Clique no botão (Recording) para começar a registrar os dados. A bola começará a rolar quando você apertar o botão Force. Observe o que acontece com a bola enquanto ela rola sobre a mesa. A
força inicial está regulada em 10 N e a massa da bola é de 2 kg. O experimento vai parar automaticamente quando a bola atingir o final da mesa. Um link vai aparecer em seu Lab book contendo os dados de posição e velocidade da bola rolando sobre a mesa versus o tempo. Clique duas vezes ao lado do link e escreva a força e a massa utilizadas
- Reinicie o experimento clicando no botão Reset.
Utilize o dispositivo de parâmetros (Parameters) para alterar a força do foguete e repita o passo 3 com outras duas forças. Anote as forças que você utilizou na tabela a seguir.
- Agora, observe o que acontece com a velocidade e a aceleração da bola ao alterar a massa da bola. Reinicie o experimento clicando no botão Reset. Utilize o dispositivo de parâmetros para alterar a massa da bola. Verifique que a força está regulada para 10 N e repita o passo 3 usando duas massas diferentes da massa inicial. Não altere a força neste experimento. Anote as massas na tabela abaixo.
Análise e Resultados
- Construindo gráficos: Use os dados de cada link de seu Lab book para construir os gráficos de velocidade versus tempo no espaço abaixo. Você desenhará um gráfico de velocidade da bola versus o tempo que ela levou para cruzar a mesa. Denomine o eixo horizontal como Tempo (s) e o eixo vertical como Velocidade (m/s). Utilize uma escala adequada.
O primeiro ponto do seu gráfico deve ser (0 s, 0 m/s), que corresponde ao tempo e à velocidade inicial da bola. Indique dez pontos para cada bola e conecte os pontos utilizando
cores diferentes para cada experimento. Identifique cada gráfico com a força e a massa da bola correspondente.
- Abra cada um dos links de dados e anote na tabela a velocidade final e o tempo que levou para atingir essa velocidade.
Atenção: anote o tempo que levou para a bola chegar ao fim da área de experimentos, é possível que o programa tenha registrado outros pontos após esse momento, mas
desconsidere-os.
- Interpretando gráficos: Como os gráficos de velocidade versus tempo demonstram que a bola está acelerando?
Resposta: Podemos notar que a bola esta acelerando
em virtude da inclinação da reta, na qual a velocidade varia, indicando a existência de aceleração.
- Qual bola teve a maior aceleração?
Resposta: A bola que obteve a maior aceleração foi aquela submetida a maior forca inicial e que tem menor massa .
- A aceleração é a medida da variação da velocidade em um intervalo de tempo. Isso pode ser expresso pela equação: aceleração = variação da velocidade/intervalo de tempo. Calcule a aceleração de cada uma das bolas
utilizando essa equação. A velocidade inicial de cada bola foi 0 m/s.
Anote os cálculos na tabela da página anterior.
- Outra maneira de calcular a aceleração é pela segunda lei de Newton. A aceleração que você calculou na questão 4 é igual à aceleração calculada usando a segunda lei de Newton?
Resposta: Segunda Lei de Newton os cálculos são encontrados a partir do calculo da variação da velocidade em função do tempo .
- Construindo gráficos: Usando os dados da tabela, faça um gráfico de força versus aceleração no espaço indicado a seguir.
Você vai representar a força aplicada à bola versus a aceleração observada enquanto a bola rolava sobre a mesa. Identifique o eixo horizontal com Aceleração (m/s 2) e o eixo vertical com Força (N). Utilize somente os três primeiros pontos coletados no passo 4 do seu procedimento, os quais foram todos realizados com a mesma bola. Lembre-se de utilizar uma escala adequada.
- Interpretando gráficos: O que a declividade do gráfico força x aceleração informa?
Resposta: A declividade do gráfico forca versus aceleração é calculada a partir de dois pontos quaisquer, e nos informa um valor constante numericamente equivalente a massa da bola.
- Controlando variáveis: Explique como você poderia produzir uma grande aceleração usando uma força pequena.
Resposta: Para obter uma grande aceleração a partir de uma pequena forca, devemos submeter um objeto de massa muito pequena a essa forca.
- Tirando conclusões: Quais são as duas maneiras de aumentar a aceleração?
Resposta: As duas maneiras de aumentar a aceleração são:
– aumentando a força aplicada.
– diminuindo a massa do objeto submetido a forca.
Conclusão
O segundo principio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar, e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a forca aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a forca resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. A forca resultante aplicada a um corpo é diretamente proporcional ao produto entre a sua massa inercial e a aceleração adquirida pelo mesmo F=m.a..
Se a forca resultante for nula (F=0) o corpo estará em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico). A força poderá ser medida em Newton se a massa for medida em kg e a aceleração em m/s² pelo Sistema Internacional de Unidades de medidas (SI).
Referências
Programa: Virtual Lab física Mecânica Rodrigues, M.; Dias F.; Física na Nossa Vida; Porto Editora; 2004; Porto. www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei- newton.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Lei_de_New ton http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/ Dinamica/leisdenewton.php http://www.infoescola.com/fisica/2a -lei-de- newton-principio-fundamental -da-
mecanica/
HALLIDAY E RESNICK. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros
Técnios e Científicos S.A., 2007. KELLER, Frederick. Física Volume 1. São Paulo: Pearson Makron Books,
2004.
HEWIT, Paul. Física Conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002.
Raymond A. Serway / John W . Jewett, Jr.
Princípios de Física 1,
Mecânica ClassicaVol°1 Editora Cengage Learnin. H .Moysés Nussenzveig,.
Mecânica, Curso de física básica 4º edição, Volume 1 Editora Edgard Blucher.
Wikipédia Física Mecânica

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes