Buscar

prova de didatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Segundo Martins (2008), a discussão do processo didático, que focaliza as formas e as práticas de interação entre professores e alunos como uma das dimensões da didática, ocorreu pelo resgate do percurso histórico da área para demonstrar que esse processo assume diferentes formas de acordo com o momento histórico em que se realiza. Em que concepção pautou-se esse processo?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
De que a teoria é a expressão da prática, e não o seu guia (p. 81).
Questão 2/10
Referente ao princípio 4 da relação conteúdo-forma, numa perspectiva linear de causa-efeito para uma perspectiva de causalidade complexa, citada por Martins (2008), pode-se afirmar que:
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) Não inverte-se a concepção de conhecimento na qual a teoria é guia da ação prática.
(   ) A teoria passa a ser entendida como expressão da ação prática do sujeito.
(   ) As formas de agir que vão determinar as formas de pensar dos homens, as teorias, os conteúdos.
(   ) As formas como os homens agem é que vão definir como será o conhecimento, como será a visão de mundo.
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Inverte-se a concepção de conhecimento na qual a teoria é guia da ação prática. A teoria passa a ser entendida como expressão da ação prática do sujeito. As formas de agir que vão determinar as formas de pensar dos homens, as teorias, os conteúdos. As formas como os homens agem é que vão definir como será o conhecimento, como será a visão de mundo (p. 75).
Questão 3/10
Com base nas práticas de interação centradas na transmissão-assimilação, qual é o papel do professor neste processo?
 
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	
Você acertou!
Nessa abordagem do ensino, a relação entre professor e aluno tem o professor como centro do processo. É ele quem detém o conhecimento e o transmite, observando a sequência lógica dos conteúdos. Já o aluno, considerado tábula rasa, receptor passivo, é levado a aproximar-se dos modelos universais, conduzido pelo mestre (MARTINS, 2008, p. 39).
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Questão 4/10
O ensino, as formas e as práticas de interação no aprender a aprender, estão voltadas para qual concepção de ensino?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	
Você acertou!
O ensino voltado para o eixo do aprender a aprender encontra suas raízes no final do século XIX e início do século XX, no movimento da escola nova. Essa abordagem fundamenta-se numa visão existencialista, centrada na vida, na atividade (MARTINS, 2008, p. 39).
 
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Questão 5/10
Você constatou, a partir da pesquisa realizada por Martins (2008), que os elementos da didática na teoria e na prática sofrem modificações e são determinados, muitas das vezes, pela direção da escola.
Com relação aos elementos da didática, qual apontamento se aproxima da realidade defendida pela autora e professores entrevistados?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
Você acertou!
Os professores, após cumprirem com o conteúdo programático bimestral, devem considerar o resultado quantitativo e aplicar reforços escolares para os alunos que não atingiram os objetivos esperados pela escola (p. 58).
	
	D
	
Questão 6/10
Segundo Martins (2008), por meio das relações sociais cooperativas e coletivas, passa-se a ter uma nova relação com o conhecimento. O que isso possibilita ao professor?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
Você acertou!
Começar a criar e a produzir coletivamente (p. 74).
	
	D
	
Questão 7/10
A dimensão política do ato pedagógico (1985-1988) é um período marcado por intensa participação social.  Qual era a posição dos professores neste período?
Analise as proposições abaixo, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os professores já se compreendem e se posicionam como trabalhadores, assalariados, organizam-se em sindicatos, participam de movimentos reivindicatórios.
	
	B
	Os professores, no seu dia a dia, na sala de aula e na escola, reclamam da predeterminação do seu trabalho por instâncias superiores, querem participar, e essa participação tem um caráter eminentemente político.
De 1985 a 1988 os professores, no seu dia a dia, na sala de aula e na escola, reclamam da predeterminação do seu trabalho por instâncias superiores, querem participar, e essa participação tem um caráter eminentemente político (p. 25).
	
	C
	O professor pertencente a uma determinada classe, portador de uma prática social com interesses próprios e de um conhecimento adquirido nessa prática.
	
	D
	A posição do professor estava na ênfase do “aprender a aprender”.
Questão 8/10
Para Martins (2008), uma das possibilidades de organização do ensino que não se limita à transmissão-assimilação de conteúdos é a sistematização coletiva do conhecimento.
O que significa sistematização coletiva do conhecimento? Analise as preposições abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
I – É a perspectiva de interação entre professores e alunos pautada em princípios didáticos delineados ao longo dos últimos 25 anos pela prática dos professores.
II – Contexto marcado pelos movimentos sociais das décadas de 80 e 90 do século XX.
III – É o movimento histórico do final do século XX que provocou uma alteração na concepção de conhecimento.
IV – É o princípio que tem como função criar novas condições e preparar o futuro professor.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	B
	As proposições I e II estão corretas.
É a perspectiva de interação entre professores e alunos, pautada em princípios didáticos que foram se delineando ao longo dos últimos 25 anos pela prática dos professores em um contexto marcado pelos movimentos sociais das décadas de 80 e 90 do século XX (p. 72).
	
	C
	
	
	D
	As proposições II e III estão corretas.
Questão 9/10
Referente ao princípio 3, das relações hierárquico-individualistas para relações sociais coletivas e solidárias, citada por Martins (2008), analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(  ) O elemento definido das várias formas de relação pedagógica é a relação social básica existente na sociedade em diferentes momentos históricos.
(   ) A problemática prática dos professores não se limita a buscar a melhor técnica, a melhor metodologia, o melhor conteúdo, a melhor forma de transmitir tudo a todos em menos tempo.
(   ) O parâmetro passa a ser o conteúdo, e não mais a relação e a forma como se realiza a situação prática.
(   ) A mudança nas formas de relação social coloca possibilidades infinitas de realização do ensino, uma vez que ultrapassa a relação linear entre conteúdos e forma e pontua uma perspectiva de conteúdo-forma numa relação de causalidade complexa.
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
Você acertou!
O elemento definido das várias formas de relação pedagógica é a relação social básica existente na sociedade em diferentes momentos históricos. A problemática prática dos professores não se limita a buscar a melhor técnica, a melhor metodologia, o melhor conteúdo, a melhor forma de transmitir tudo a todos em menos tempo. A mudança nas formas de relação social coloca possibilidades infinitas de realização do ensino, uma vez que ultrapassa a relação linear entre conteúdos e forma e pontua uma perspectiva de conteúdo-forma numa relação de causalidade complexa (p. 74 - 75).
	
	D
	
Questão 10/10
Martins (2008) destaca no princípio 3, das relações hierárquico-individualistas para relações sociais coletivas, um princípio fundamental  para a didática. Que princípio seria esse?
Analise a preposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	
Entender a relação pedagógica como relação social (p. 74).
 
	
	B
	
	
	C
	
	
	
	
DISCURSIVA
Questão 1/5
As discussões a respeito da construção de uma identidade surda surgem a partir do reconhecimento da língua de sinais como língua natural. Com base em Baggio e Nova (ULBRA, 2009), redija um texto dissertativo traçando um paralelo sobre como o sujeito surdo era identificado na Antiguidade e como ele é considerado atualmente.
 
Nota: 20
	Expectativa de resposta: O sujeito surdo era identificado como deficiente marcado pela falta e pela incapacidade. A identidade do surdo era atribuída socialmente mais pela inexistência da fala do que pelo déficit auditivo. (p. 66) A partir dos anos 1960, os surdos passam a ser definidos como um grupo linguístico e culturalmente minoritário. A visão sociocultural de surdez deslocou a discussão do discurso sobre a deficiência para o reconhecimento da surdez como diferença. A língua de sinais foi o símbolo de inserção nesse contexto. Por trás desse símbolo, há um conjunto muito complexo de sentimentos, crenças e traços culturais que permitem a coesão grupal e a elaboração de objetivos alternativos de vida. (p. 66) Porém, a construção de uma identidade surda não tem como referencial único à língua de sinais. Essa construção ocorre no encontro do sujeito com o grupo, ou com os grupos nos quais a experiência visual da surdez possa envolver todo o tipo de significações, representações e/ou pr
Resposta:
Questão 2/5
Leia o caso a seguir.
A professora Letícia trabalha suas aulas da seguinte maneira: ela expõe o conteúdo no quadro de giz e o aluno presta atenção para demonstrar seus conhecimentos em uma avaliação futura, aplicada ao final de cada bloco de conteúdos.
De acordo com o relato acima, a abordagem utilizada pela professora Leticia é a centrada na transmissão-assimilação. Discorra sobre o papel do professor e do aluno frente a essa abordagem.
Nota: 0
	Expectativa de resposta: O aluno é considerado “tábula rasa”, receptor passivo de informações, em que a ele só cabe aprender o conteúdo. Ao professor cabe o papel de transmissor do conteúdo produzido e acumulado historicamente pela humanidade. Essa é a questão central desse modelo de ensino (MARTINS, 2008 p. 37).
Resposta:
Questão 3/5
Leia a seguinte citação:
	O intérprete da Língua Brasileira de Sinais é aquele que, tomando a posição do sinalizador ou do falante, transmite os pensamentos, as palavras e as emoções do sinalizador, servindo de elo entre duas modalidades de comunicação (ULBRA, 2009, p. 102).
 
Sobre a conduta, caráter e atitude profissional do intérprete de Libras, no que diz respeito ao código de ética, redija um texto dissertativo contemplando 3 (três) dos seus deveres.
Nota: 16
	Expectativa de resposta: O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja perguntado pelo grupo a fazê-lo. (p. 103) O intérprete deve adotar conduta adequada de se vestir, sem adereços, mantendo a dignidade da profissão e não chamando atenção indevida sobre si mesmo, durante o exercício da profissão. (p. 103) O intérprete deve ser remunerado por serviços prestados e se dispor a providenciar serviços de interpretação em situações onde fundos não são disponíveis. (p. 103) O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidências. (p. 103) O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua liberdade, sempre transmitindo o pensamento, a intenção e o espírito do palestrante. (p. 103)   BAGGIO, Maria Auxiliadora; CASA NOVA, Maria das Graças (ORG). Libras. C
Resposta:
Questão 4/5
De acordo com o livro sobre Libras (ULBRA, 2009), é preciso evitar confusões sobre os conceitos dos termos língua e linguagem. Utilizando o material com base para sua resposta, redija um texto dissertativo definindo língua.
 
Nota: 20
	Expectativa de Resposta: A língua é um fenômeno social. Ela só se realiza histórica e culturalmente a uma comunidade de usuários. Não existe língua se não existirem os sujeitos da língua. Aprender uma língua é mergulhar no espaço em que ela vive.  Língua faz referência a uma língua como o português, o inglês, o grego. As línguas são convencionais. Surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas, ou seja, são fatos culturais. (p. 16, 17) A língua é a materialização da capacidade de expressão humana e está ligada a um grupo determinado de indivíduos, identificados por traços culturais particulares e restritos a um espaço. ( BAGGIO, Maria Auxiliadora; CASA NOVA, Maria das Graças (ORG). Libras. Curitiba: Ibpex, 2009. p. 16)
Resposta:
Questão 5/5
Leia o caso a seguir.
O professor de matemática do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola na Zona Rural decide aplicar um pré-teste com questões de múltipla escolha para verificar o grau de conhecimento adquirido pelos alunos, tanto nas séries anteriores, quanto seus conhecimentos de mundo. Como o professor tem uma turma com 14 alunos, programou as atividades da disciplina pensando em cada aluno e em tarefas a serem realizadas individualmente e no ritmo de cada um. Além dessas atividades individuais, o professor também propôs tarefas complementares para enriquecer o aprendizado. Após essas etapas, aplica outro teste para avaliar o desempenho do aluno, para que se possa avançar no conteúdo e corrigir as atividades que foram propostas, a fim de garantir uma maior eficácia na próxima turma.
De acordo com o caso descrito acima, podemos observar que o professor realizou o trajeto didático da estratégia de aprendizagem para o domínio, proposta por Bloom. Discorra sobre essa estratégia de aprendizagem para o domínio, proposta por Bloom.
Nota: 6
	Expectativa de resposta: De acordo com o relato descrito acima, o professor realizou o trajeto didático da estratégia de aprendizagem para o domínio, proposta por Bloom. Bloom parte da caracterização da população e do contexto, aplicando um pré-teste, para levantar os assuntos que devem ser estudados pelos alunos nas unidades. Em seguida, especifica os objetivos e as atividades de aprendizagem e avaliação individual, além de promover o ensino sócio-individualizado como atividades orientadas pelo professor. Por fim, aplica-se o pós-teste para avaliação do desempenho do aluno e procede-se à validação do programa, onde faz uma varredura no material, percebendo se há erros ou questões dúbias que podem confundir os próximos alunos (MARTINS, 2008 p. 43).
Resposta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais