Buscar

PROVA 2

Prévia do material em texto

PROVA 2
QUESTÃO DISCURSIVA
O portfólio na educação infantil deve ser considerado como algo importante nas escolas, não sendo considerado apenas como algo que auxilia o professor, mas que complementa também na formação do aluno. Ali são colocados dados sobre eles e de cada atividade desenvolvida. Esse material tem como objetivo ser analisado a produção do educando, com atividades construídas e reconstruídas, demonstrando o crescimento pedagógico do aluno de forma progressiva, e o registro faz parte desse processo. É importante registrar todas as ocorrências, resgatar o que foi perdido, reconsiderar o que não foi compreendido pelo educando e encontrar estratégias de aprendizagem, e assim só através do registro diário vai possibilitar o educador refazer sua prática pedagógica. Esse é um recurso que visa relacionar a teoria com a prática tornando um caminho da aprendizagem para uma educação que prioriza a qualidade. Acredito que tudo isso, apesar de muitos acharem trabalhoso, é importante para o conhecimento do aluno, só assim saberemos qual foi o desenvolvimento do mesmo, e o próximo professor dele poderá estudar esse portfólio, podendo surgir novas ideias, desenvolver novos projetos ou dar continuidade naqueles já registrados. Desse modo, todos irão de alguma forma contribuir para uma prática pedagógica mais elaborada.
	
ESTUDO DE CASO
Acredito que essa é uma prática excelente, poder abordar não só o conteúdo específico como também varias outras coisas em cima de apenas um método que seria a pizza. Um dos princípios básicos que deve conter o PPP (Projeto Politico Pedagógico) da escola é uma educação centrada na realidade da comunidade escolar, mas um outro principio que também deve fazer parte do PPP, é a possibilidade de expandir o conhecimento dos alunos.
 Não agiria como os demais porque acho uma pratica única e acredito que os alunos iriam aprender de forma divertida, porque a pratica além da teoria é sim importante para uma aprendizagem significativa . E pelo fato dos alunos serem de uma comunidade carente e até mesmo possuindo aqueles que nunca comeram uma pizza, entenderiam que existem muito mais coisas para se conhecer fora da realidade em que vivem, seria mais um motivo para trazer essa técnica para dentro da sala de aula. Considero que assim se sentiriam incentivados a buscar aprender mais sobre o conteúdo e até mesmo sobre muitas outras coisas, veriam que qualquer matéria não precisa ser passada apenas de uma maneira, mas sim de várias.
 A interdisciplinaridade é importantíssima para que ocorra o sucesso na educação escolar e deve ser um recurso didático utilizado por todos os educadores da equipe. Um dos princípios básicos que deve conter o PPP (Projeto Politico Pedagógico) da escola é uma educação centrada na realidade da comunidade escolar, mas um outro principio que também deve fazer parte do PPP, é a possibilidade de expandir o conhecimento dos alunos.
   A professora, do caso descrito acima, fez seu papel como educadora de modo que contemplou  diversas matérias, partindo de algo concreto para que os educandos tivessem a oportunidade de construir o aprendizado. O fato da professora ter utilizado como recurso uma pizza, para alunos que não possuem acesso a este tipo de alimentação, não descaracteriza o papel educacional. Pelo contrário, a escola é formadora cultural, se naquela cultura não é uma normalidade comer uma pizza, isso não quer dizer que os alunos não possam provar, conhecer e gostar.
   Educar para a vida, esse é o objetivo da escola, poder desenvolver uma ampla visão de mundo.

Continue navegando