Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É de extrema importância que o professor seja um leitor e que antes de qualquer encaminhamento conheça a obra que trabalhará com seus alunos. 
Uma maneira de introduzir o livro A viagem ao centro da terra de Júlio Verne para que ela possa ter uma boa aceitação pelos alunos, seria instigando a curiosidade dos mesmos em conhecer a história, a professora poderia fazer isso escrevendo um pequeno resumo de apresentação sobre a história, citando partes interessantes do livro, chamando a atenção para o aspecto ficcional e imaginário que com certeza despertaria o interesse dos alunos. Através de rodas de conversa com os alunos situá-los no contexto histórico em que o autor escreveu a história e apresentar características do autor e da obra proposta. 
Como a obra foi escrita a muitos anos e sua linguagem é um pouco rebuscada, poderia ser proposto aos alunos que utilizassem o dicionário ou até mesmo pesquisas na internet para compreensão das palavras desconhecidas e através dessas pesquisas poderia ser feito um glossário sobre o livro com a turma. 
Também seria muito interessante a criação de um grupo no whatsapp entre os alunos e professores para troca de informações e para conversar sobre a obra e o autor proposto. 
Poderia dar oportunidade para que fossem feitas leituras em sala de aula e espaço para diálogos e trocas de informações referentes a obra entre alunos e professor. A avaliação poderá ser feita através destes momentos de interação e conversação informal em sala de aula durante as rodas de conversa, pois é muito importante despertar em nossos alunos o ler pelo prazer e não o ler pela obrigação.

Outros materiais