Buscar

ecologia biodiversidade sociodiversidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 6
 
Aula 5
Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann
*
*
ECOLOGIA/BIODIVERSIDADE; SOCIODIVERSIDADE (MULTICULTURALISMO)
2
*
*
ECOLOGIA, uma rápida definição:
É uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
*
*
Se você pergunta ao leigo, o que é Ecologia? 
Ele vai lhe dizer: estudar a natureza, não deixar que ela morra, evitar a contaminação dos rios e mares, a poluição do ar, as queimadas e assim por diante. 
Mas, a questão ambiental também constitui uma área de atuação desta ciência, já que a mesma possui seus princípios e preceitos, que vão muito além da degradação provocada pelo homem no ambiente.
*
*
Educação Ambiental
A Educação Ambiental surge neste contexto. Objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo; o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais, a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania, na busca de melhorias na qualidade de vida. 
vhecologia.blogspot.com
*
*
BIODIVERSIDADE
*
*
O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Essa enorme variedade de animais,plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. 
*
*
A Biodiversidade Brasileira 
Biodiversidade é o estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta. 
A Biodiversidade está vinculada tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias. 
O termo Biodiversidade foi originado em 1980 por Thomas Lovejoy e desde 1986 a nomemclatura tem sido usada no que se refere a diversidade da natureza viva. 
*
*
A biodiversidade é definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como “a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas”. 
dominuslitis.webnode.com
*
*
O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. 
•Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. 
•Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. 
•Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no país. 
*
*
Como várias regiões ainda são muito pouco estudadas pelos cientistas, os números da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Necessário se faz uma consciência ecológica de preservação do planeta por parte de todos os habitantes do planeta Terra.
*
*
*
*
*
*
*
*
SUSTENTABILIDADE É A SAÍDA
*
*
MULTICULTURALISMO
*
*
 Vive-se atualmente o contexto do mundo globalizado, a era da informação. 
 Dentro desta realidade tem-se que o mundo é multicultural. 
 O que, afinal, vem a ser multiculturalismo?
*
*
O multiculturalismo ou pluralismo social é o termo utilizado para descrever uma localidade/país ou região onde estão presentes muitas culturas sem que haja uma predominante. 
Já em termos de reivindicações e conquistas o multiculturalismo/ pluralismo social representa uma minoria como o caso de negros, índios, homossexuais, etc.
*
*
O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um. Daí então surge a confusão: se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim.
versosdefogo.blogspot.com
*
*
A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. 
As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc, posto que se trata de indivíduos de raças diferentes entre si.
*
*
*
*
*
*
CONFLITOS ENTRE CULTURAS
Bebedouros distintos para "brancos" e "negros" nos EUA, em 1939.
*
*
PRECONCEITO
humorbabaca.com
*
*
O racismo é a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
 O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. 
A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade 
*
*
TOLERÂNCIA
*
*
*
*
*
*
*
*
Estes são temas sempre presentes não somente nas provas do ENADE, mas em nosso dia-a-dia, por isso é importante a sua participação.
Reúna com seus colegas, discuta, troque emails, comente no face e não esqueça de resolver s questões das provas anteriores. 
Até o nosso próximo encontro!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes