Buscar

Resumo Tipos de Sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O registro não é elemento para constituição da sociedade, mas sim para o nascimento da pessoa jurídica
Personificadas: possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro
Simples: Aquelas em que a atividade econômica é exercida, ordinariamente, pelos próprios sócios, surgindo daí uma vinculação entre eles e a atividade. São sociedades de menor porte em que não se percebe a atuação da empresa, desse organismo que os deixaria distanciados de sua atividade. Exemplos: escritórios de contabilidade, de representação, de corretagem de seguros, clínicas médicas, pequeno comércio, pequena indústria, artesãos, todos, enfim, que se encontrarem vinculados diretamente à sua atividade econômica.
Empresárias: Aquelas que exercerem a atividade econômica organizada, através da empresa (forma organizada – organismo). Essa atividade será exercida, então, através dessa forma organizada ou desse organismo, e não diretamente pelos sócios, observando-se um distanciamento com notória aparência entre eles e a atividade
	Sociedade em nome coletivo: A sociedade em nome coletivo é um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios. A administração desta sociedade cabe exclusivamente aos sócios, não podendo um terceiro exercer este papel administrativo
	Sociedade em comandita simples: A sociedade em comandita simples é composta por dois tipos de sócios: os comanditários e os comanditados. Os sócios comanditários são aqueles que respondem de forma limitada (apenas até o valor de suas quotas) pelas obrigações da sociedade, e podem ser pessoas físicas ou jurídicas que contribuem apenas com capital subscrito. Por outro lado, tem-se os sócios comanditados, que são pessoas físicas que respondem solidariamente e de forma ilimitada pelas obrigações sociais, podendo contribuir com capital e trabalho. A administração desta sociedade pode ser exercida somente pelos sócios comanditados.
	Sociedade Limitada: Responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização ao capital social. É também conhecida como sociedade por quotas de responsabilidade limitada, é aquela de origem Mercantil ou Civil em que o capital se divide em partes iguais, às quais se restringem a responsabilidade dos sócios ao seu capital integralizado, devendo seguir-se à denominação social a palavra limitada por extenso ou abreviadamente.
	Sociedade Anônima: Empresa com fim lucrativo que tem o capital dividido em ações, limitando-se a responsabilidade dos acionistas ao valor de emissão das ações que detenham. Essa sociedade também é chamada de companhia ou sociedade por ações. Sua denominação social começa por Companhia (CIA) , ou termina por Sociedade Anônima (S/A).
Não personificadas: não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro
	Sociedade em conta de participação: Duas espécies de sócio, ostensivo e oculto. Os negócios são feitos apenas no nome do primeiro, do qual recai a responsabilidade ilimitada pelas obrigações assumidas. Todo capital investido pelo sócio oculto, somado ao capital do sócio ostensivo também empregado ao desenvolvimento da empresa, constitui um patrimônio especial da sociedade em conta de participação (art. 994 do Código Civil), pois não pertence à sociedade (que é despersonalizada), produzindo efeitos somente entre os sócios.
	Sociedade comum (irregular): Em virtude dessa situação de irregularidade e por não haver personalidade jurídica envolvida, a lei determina que os sócios dessa sociedade respondem ilimitada e solidariamente pelas dívidas da sociedade, não havendo qualquer benefício de ordem. A qualquer tempo a sociedade em comum pode se regularizar, bastando para tanto que haja a inscrição dos seus atos na Junta Comercial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais