Buscar

Parágrafo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA ESTADUAL GERALDO JARDIM LINHARES
Produção de Texto
PARÁGRAFO
Parágrafo é uma unidade de texto de tamanho variável em que, a partir de uma ideia principal, desenvolvem-se ideias secundárias relacionadas entre si. É indicado pela mudança de linha e por um pequeno espaço deixado na margem esquerda do texto.
A estrutura do parágrafo:
O parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
O parágrafo é indicado por um afastamento de margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois de ajustar convenientemente as ideias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.
O tamanho do parágrafo
Os parágrafos são moldáveis conforme o tipo de redação, o leitor e o veículo de comunicação onde o texto vai ser divulgado. Pode conter um ou mais períodos.
Título: indica o assunto e individualiza o texto. Localiza-se antes do primeiro parágrafo.
Tema é a ideia-núcleo do texto que permite discutir mais de uma posição sobre o mesmo assunto. Localiza-se, em geral, na introdução.
Exemplos:
Título: A ética brasileira
Tema: O comportamento inescrupuloso do brasileiro
Tópico Frasal
A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominada TÓPICO FRASAL. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor diretamente para tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a ideia central com o potencial de gerar ideias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor(explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramentos ou explicação.
A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a ideia central.
Tese:
O parágrafo padrão possui a estrutura:
 Tópico Frasal – Apresentação do tema do parágrafo;
Desenvolvimento – Discussão do tópico e apresentação das informações relevantes;
Conclusão – Encerramento do parágrafo e resumo do parágrafo;
O texto é o desenvolvimento em parágrafos de um tema pré-definido. A estrutura do texto é a seguinte:
Introdução – Apresentação do tema;
Conclusão – Retomada do tema e encerramento; desenvolvimento – Discussão do tópico e apresentação das informações relevantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais