Buscar

AV1 SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0145_AV_201702457711 » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201702457711 - ITALO CHARLES OLIVEIRA DA SILVA
	Professor:
	RICARDO LUIZ MOSNA FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9041/BO
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 08/11/2017 15:16:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201702584547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No dia 7 de dezembro do ano passado, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial em curso no país. De um lado, a família Odebrecht, controladora de um dos dez maiores grupos brasileiros, com ramificações na construção, na petroquímica e na produção de etanol. Do outro, a família Gradin, sua sócia minoritária, com 21% de participação. Na origem dessa sociedade, dois empresários, o patriarca Norberto Odebrecht, que fundou o grupo nos anos 40, dando-lhe corpo e alma; e Vitor Gradin, que se juntou a ele em 1974. Como a sociedade previa que em caso de conflitos, se recorresse à arbitragem (cláusula 11.8 do acordo de acionistas), os Gradin contestaram a legalidade do remanejamento do grupo feito pela Odebrecht. Seriam nomeados os árbitros, eles examinariam os papéis e apresentariam suas conclusões. Encrencas desse tipo resolvem-se geralmente em seis meses. Sem arbitragem, no ritmo da Justiça, é coisa para dez anos. Tanto os Gradin como os Odebrecht são signatários de milhares de contratos. Eles e todos os seus parceiros pelo mundo afora têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça... Elio Gasparin O GLOBO - 27/02/11
1-No que diz respeito ao caso  apresentado, uma vez instaurado o conflito, qual foi a via eleita pelas partes para compô-lo? Justifique
2-Mencione as principais vantagens da adoção desta via para composição de conflitos.
 
		
	
Resposta: 1)foi adotado um conselho de arbitros de forma a assemelhar-se ao que seria o poder judiciario afim de resolver o conflito dos particulares na empresa de forma agil, uma vez que levado para a justiça legal, poderia levar muito tempo para resolver o caso. 2)agilidade no processo e maior segurança as partes envolvidas.
	
Gabarito: O aluno deverá identificar que a via escolhida pelas partes foi a arbitragem que implica numa das formas alternativas de composição de conflitos dentro da ótica da desjudicialização. No caso da alternativa empregue, deverá evidenciar os elementos presentes no texto que enfatizam as mencionadas vantagens: celeridade, certeza da decisão etc
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702525186)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	INTIMIDADES NA JUSTIÇA. STJ julga cada vez mais ações sobre relacionamentos. Inúmeras decisões do Superior Tribunal de Justiça mostram que qualquer relacionamento amoroso pode terminar no Judiciário. Não importa se é casamento, noivado ou um simples namoro. As leis podem ser aplicadas mesmo se o casal não divide o mesmo lar. Os casos mais recentes tratam da aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em um processo, mesmo após quase dois anos do fim do namoro, o rapaz ameaçou a ex-namorada de morte quando ficou sabendo que ela teria um novo relacionamento. (...) Em outra questão sobre a Lei Maria da Penha e namoro, o STJ entendeu ser possível o Ministério Público requerer medidas de proteção à vítima e seus familiares, quando a agressão é praticada em decorrência da relação. Para a desembargadora Jane Silva, à época convocada para o STJ, aplica-se esta lei quando há comprovação de que a violência praticada contra a mulher decorre do namoro e de que essa relação, independentemente de coabitação, pode ser considerada íntima. (Revista Consultor Jurídico, 25 de maio de 2009). Pergunta-se: a) A informação acima de que qualquer relacionamento amoroso pode terminar no Judiciário demonstra que há transformações das relações do cotidiano. Assim, discuta como o costume, sob a ótica sociológica, pode criar ou revogar a lei. b)A Lei Maria da Penha poderia ser considerada inconstitucional? Responda de acordo com o princípio da isonomia.
		
	
Resposta: a)uma das negativas das normas juridicas e que um costume pode revogar ou criar uma lei, como por exemplo lei homoafetiva, leis religiosas e outras. b)não pode ser considerada, pois mesmo que seja costume local, o bem maior a ser protegido e a vida e segurança das pessoas (no caso a mulher), sendo esse um bem indisponivel.
	
Gabarito: a) Sob a ótica sociológica, um costume pode criar lei a partir da sua prática reiterada pela sociedade que irá sinalizar para o legislador os anseios da sociedade sobre determinada questão. E, um costume pode revogar a lei, no sentido em que a sociedade age em descompasso com a lei, aniquilando-a, tornando-a obsoleta, caduca, revogando-a informalmente, agindo como se já revogada fosse. b) De acordo com o princípio da isonomia, a lei poderia ser considerada inconstitucional pela inteligência do art. 5º, I da CRFB, porém, a força física do homem é superior à da mulher, em regra, devendo prevalecer, então, a máxima aristotélica, de que os desiguais não devem ser tratados de forma igual.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703236848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociologia jurídica surgiu devido
		
	
	ao descompasso entre direitos assegurados e prática concreta de atores sociais.
	
	às disputas conceituais intermináveis entre acadêmicos de direito.
	
	ao crescimento vertiginoso de conhecimentos na área jurídica.
	
	à necessidade de explicar o direito para a população de baixa escolaridade.
	 
	ao interesse epistemológico na relação entre direito e sociologia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703197947)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A sociedade é potencialmente conflituosa, desse modo são criados diversos mecanismo de controle a fim de se garantir que a conduta individual seja devidamente enquadrada nos padrões sociais. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa correta.
		
	 
	Sem o aparato coativo do Estado não é possível que um mecanismo de controle seja eficaz.
	
	Mecanismos de controle só existem em sociedades altamente conflituosas, uma vez que em sociedade pacificadas, tais mecanismos tornam-se completamente desnecessários.
	 
	Ainda que o Direito seja um mecanismo de controle formal dotado do aparato coativo do Estado, há outros meios espontâneos usados pela sociedade que também são dotados de eficácia.
	
	Os mecanismos de controle espontâneos, tais como o Direito e o aparato policial, são dotados de maior eficácia do que aqueles formais, tais como os que são operados pela família.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702533709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a perspectiva sociológica, o direito é um conjunto de normas de conduta que disciplina as relações sociais. Assim sendo, em relação às características das normas jurídicas, podemos afirmar que são
		
	
	globais, facultativas, mutáveis e revestidas apenas de caráter punitivo
	
	universais, facultativas, aleatórias e imutáveis
	 
	universais, abstratas, obrigatórias, providas de sanção e mutáveis
	
	universais, abstratas, facultativas, providas de sanção e imutáveis
	
	globais, imutáveis, obrigatórias e revestidas de sanções punitivas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703203223)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A eficácia do direito, enquanto tema privilegiado da Sociologia Jurídica e Judiciária, implica:
		
	 
	o exame dos efeitos e consequências das regras jurídicas.
	
	a análise da estrutura lógica da norma jurídica.
	
	a desqualificação dos elementos formais e valorativos do direito.
	
	o reconhecimento da legitimidade do direito estatal.
	
	o estudo da eficiência subjetiva dos magistrados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702606791)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	ENADE 2009
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papeldo juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009.
Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é CORRETO afirmar que
		
	 
	a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
	
	a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
	 
	a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
	
	a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
	
	a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703288667)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Acerca do papel da Sociologia Jurídica para a análise do Direito, leia as afirmativas que seguem: I- A sociedade moderna possui um grande nível de mudança. Isso a leva a um caminho repleto de conflitos, confusões, incertezas etc. Em função disso, o Direito encontra-se num meio social que necessita de outras áreas de conhecimento que dialoguem com ele. II- Não se pode conceber o Direito dentro de um processo histórico de formação e transformação social, pois isto não daria garantias necessárias à legitimidade e regulação das relações ocorridas na sociedade. III- A Sociologia Jurídica procura estabelecer o contraponto entre a normatividade abstrata da lei e a normatividade concreta decorrente dos fatores sociais, políticos e econômicos, contribuindo para a formação de um sistema de legitimidade do Direito. Das afirmativas acima, quais estão INCORRETAS?
		
	
	apenas a afirmativa I
	
	apenas a afirmativa III
	 
	apenas a afirmativa II
	
	apenas as afirmativas II e III
	 
	apenas as afirmativas I e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703204416)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na sociedade contemporânea mudanças na natureza das operações tecnológicas, consequência do processo de robotização e da informatização provocam diversas consequências, entre as quais pode-se apontar:
		
	
	A redução da discriminação e da exclusão, e o enfraquecimento do individualismo.
	
	O aumento dos postos de trabalho em decorrência do processo de robotização das grandes corporações industriais.
	 
	A concentração injusta da renda e o consumismo, com mais um componente para o aumento das desigualdades entre ricos e pobres.
	
	A democratização do acesso aos bens de consumo e às formas de lazer.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702606794)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ENADE 2006
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
(Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/fala_exclusivo.pdf)
Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se
		
	
	um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.
	
	um incremento do tempo médio de formação, sustentado pelo índice de aprovação no Ensino Fundamental.
	
	um crescimento do Ensino Médio, com índices superiores aos de países com desenvolvimento semelhante.
	 
	uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média.
	
	um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.

Outros materiais