Buscar

Relatório de Palestra Ciência Contábil e Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso:
Ciências Contábeis
	Palestrante:
Prof. Jose Leandro Ciofi
	
	
	Nome: André Caberlin - RA 0200008628
	
	
	Relatório de Palestra On-line
	
 Em 31 de março de 2014 o professor José Leandro Ciofi deu uma palestra transmitida on-line pela página do Uniseb Interativo do facebook com o tema “Ciência Contábil e Mercado” com duração de 1 hora, na qual abordou vários assuntos que nos convidam a refletir bastante sobre nossa conduta de vida e comportamento no trabalho, em casa e no meio social. Convidou-nos a pensar no que está acontecendo no mundo atualmente, quais são nossos hábitos de leitura, quanto estamos lendo, sobre o que estamos lendo, se existe um direcionador, e se existe o que ou quem seria, se são as pessoas, se são as empresas, se são as marcas, etc. Comentou que o mundo é movido pelas empresas, e que por trás de todas essas empresas existem equipes pensando, trabalhando e sobretudo, buscando as melhores oportunidades para comprar, vender, realizar investimentos, contratar pessoas, reduzir impostos, reduzir custos, despesas, etc, buscando sempre gerir os processos internos e externos, com metodologias diferentes, normatizações diferentes que tendem a se padronizar. Partindo desta tendência surge uma nova profissão, o controller, que segundo o palestrante é o novo profissional contábil, que administra e conduz as estratégias de curto e longo prazo de uma companhia, integra a gestão com todos os departamentos da entidade, provê as informações necessárias para a tomada de decisão, etc. Como base da profissão chega-se a 2 palavras chave: planejamento e controle. Parece novo por aqui, mas em 1920 já aparecia no organograma de empresas como a GM.
 Afirma que o foco das melhores instituições de ensino superior é formar profissionais com ampla habilidade de gestão de grandes empresas, e não apenas formar profissionais para abertura de escritório de contabilidade. A profissão contábil tem as seguintes áreas possíveis:
Auditor;
Consultor;
Concurso público;
Controller;
CEO;
Perito;
Docente, dentre outras funções.
 Afirma também que a contabilidade é uma ciência humana e não exata. Aborda enfim a importância da contabilidade e do profissional contábil no mundo todo e lista tudo que veremos durante o trajeto do nosso curso até nossa formação:
Macro e micro economia;
Contabilidade geral, intermediária e avançada;
Matemática financeira;
Finanças corporativas;
Noções de direito;
Análise de demonstrações;
Perícias, etc.
_1369593540/ole-[42, 4D, BE, 74, 03, 00, 00, 00]

Outros materiais