Buscar

Apol 2 Empreendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Comportamento Empreendedor
Fundamentos de Gestão
	Data de início:
	15/11/2017 17:38
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	15/11/2017 18:02
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Para um empreendedor obter sucesso em seu negócio, primeiramente precisará identificar oportunidades no mercado. Essas oportunidades podem ser decisivas para a escolha do negocio a ser desenvolvido. A partir disso, existem algumas questões básicas que devem ser observadas pelo empreendedor para que possa fazer a escolha certa.
Assinale a única alternativa correta sobre a análise de oportunidades de negócios
Nota: 20.0
	
	A
	Envolvem alguns elementos como: oportunidades primárias, opções de produtos que podem satisfazer tal necessidade, produção, marca e preço que será praticado em relação a concorrência.
Você acertou!
A letra A está correta porque menciona exatamente os critérios de análise de oportunidades de negócios (SCHNEIDER e BRANCO, 2012, p. 64)
A letra B está incorreta porque não se pode afirmar que a alta nas vendas pela internet pode ser favorável para abertura de um negócio. Pode ser ruim dependendo do produto ou  serviço oferecido. As inovações radicais podem ainda ser uma ameaça e não uma oportunidade para o empreendedor.
A letra C está incorreta porque não se pode afirma que se o mercado oferecer Mao de obra com alta qualidade seja sinônimo de oportunidade. O acesso a elas pode ser altamente custoso para o empreendedor.
A letra D está incorreta porque a possibilidade de ter funcionários com experiência internacional no mercado não significa que o empreendedor terá ou não acesso a eles e também qual o custo disso tudo. A alta do dólar é muito relativa variando de produto para produto.
A letra E está incorreta porque a queda ou não na bolsa de valores pode ser uma oportunidade como pode não ser exatamente.
	
	B
	Envolvem elementos como: pesquisa de mercado, quantidade de inovações radicais disponíveis no mercado, alta nas vendas pela internet, marketing e economia sem inflação ou recessão.
	
	C
	Envolvem alguns elementos como: renda per capita, densidade populacional, produtos com tecnologia de ponta, custos com importação e mão de obra altamente qualificada.
	
	D
	Envolvem elementos como: importação de peças e componentes, funcionários com formação internacional disponíveis no mercado, baixa de impostos e terceirização em alta no mercado.
	
	E
	Envolvem os seguintes elementos: possibilidade de aquisição de outras empresas, escassez de mão de obra estrangeira, alta do dólar e queda na bolsa de valores.
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto a seguir sobre as necessidades de transformações em um empresa.
O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.
O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa.
Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:
I. seja voltada para o cliente;
II. valorize a inovação e a criatividade;
III. mantenha as crenças existentes;
IV. promova o aprender a aprender;
V. se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	III, IV e V, apenas.
	
	D
	I, II, III e V, apenas.
	
	E
	I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
A proposta de redesenhar a empresa visando tornála mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendoo mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais eficazes e adequadas. Portanto, a resposta certa é a letra “E”.
Para saber sobre como buscar oportunidades em um mundo em transformação veja Schneider (2012, p 66-69).
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Os estudos da Teoria X de McGregor considera que as pessoas são sempre preguiçosas e avessas ao trabalho. Os funcionários precisam ser coagidos, pressionados, ameaçados, dirigidos, manipulados e controlados caso contrario não realizarão suas atividades. Em termos gerais, não gostam de assumir responsabilidades e tem pouca ambição.
A partir das informações acima, analise as afirmações que versam sobre a Teoria X de Douglas McGregor. 
 I. Para conseguir resultados devem ser estabelecidas normas e padrões de comportamento, para que seja possível monitorá-los apoiado em regras e controles burocráticos.
 II. A garantia da eficiência está atrelada ao fato de que as pessoas costumam trabalhar para contribuir com o alcance dos objetivos da empresa.
 III. É responsabilidade dos gerentes e dos administradores a organização dos fatores de produção, pois trabalhador é preguiçoso e indolente.
 IV. O que torna o individuo preguiçoso ou indolente segundo a teoria, é o fato do modelo de gestão ser centralizador e autoritário.  
É correto o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
Você acertou!
A alternativa 1 está correta conforme os pontos destacados por (Hampton, 1983) em relação as características individuais das pessoas.
 A alternativa 2 está incorreta porque ocorre exatamente o contrário, as pessoas na verdade não costumam trabalhar para contribuir com o alcance dos objetivos.
 A alternativa 3 está correta conforme as características individuais do ser humano enquanto trabalhador.
 A alternativa 4 está incorreta porque, a gestão centralizadora ocorre após a constatação de que os indivíduos se comportam de acordo com os pressupostos da Teoria X. 
De acordo com a Aula 3, Tema 2: abordagem comportamental, páginas 10-11.
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
O gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para incentivar o colaborador na realização do seu trabalho é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho.
Os conceitos apresentando, representam a ideia de qual pensador:
Nota: 20.0
	
	A
	Frederick Taylor
	
	B
	Henri Fayol
	
	C
	Elton MayoD
	Chester Barnard
Você acertou!
Segundo Chester Barnard o gestor deve obter a autoridade, tratando os subordinados com muito respeito e competência. E para se incentivar o trabalhador, é necessário convencê-los através de incentivos tangíveis como, recompensas materiais, oportunidades e condições físicas ideais ao trabalho. Conforme aula 3, tema 5, p. 23.
	
	E
	Abram Maslow
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
A experiência de Hawthorne realizada pelo sociólogo australiano Elton Mayo tinha como objetivo principal o verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois atribuía-se a ela alto índice de turnover (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade. A experiência foi dividida em quatro partes sendo que na primeira, um fator curioso e inesperado apareceu na pesquisa, o fator psicológico. 
A seguir, são apresentadas algumas afirmações a respeito do fator psicológico presente na primeira fase da experiência de Hawthorne:
I. Quando as luzes foram reduzidas no local de trabalho, esperava-se que a produção diminuísse, mas ao contrário, os trabalhadores sentiam-se na obrigação de produzir mais.
II. Ficou comprovado a preponderância do fator psicológico diante dos fatores fisiológicos que, para Elton Mayo, seria inoportuno às organizações.
 III. O fator psicológico foi oportuno na pesquisa uma vez que a eficiência dos operários foi afetada por condições fisiológicas.
 IV. Reconhecendo que o fator psicológico influenciava na pesquisa, os estudos continuaram com objetivo de agrupar esse fator de produtividade a organização.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
A alternativa I está correta, porque a constatação foi surpreendente e trouxe uma nova perspectiva para a pesquisa de Elton Mayo.
 A alternativa II está correta, comprovando a preponderância do fator psicológico sobre os fisiológicos.
 A alternativa III está incorreta, porque a eficiência conforme constatada na pesquisa foi afetada pelos fatores psicológicos e não, pelos fisiológicos como afirma a alternativa.
 A alternativa IV está incorreta, porque o fator psicológico foi afastado e não agrupado a organização como propõe a afirmativa.
Conforme aula3, p. 4
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Conheça o novo AVA

Outros materiais

Outros materiais