Buscar

Como fazer a introdução ao direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Introdução ao Direito 
Princípios e Regras
- Importância da distinção: para discutir os problemas da hermenêutica 
Princípios
Normas genéricas que possuem caráter técnico 
Normas
É o resultado da interpretação do texto ou do dispositivo, é a regra, o significado pratico da fonte.
Dispositivo
Fonte ou objeto da interpretação 
OBS: Não há correspondência entre norma e dispositivo (toda norma tem um dispositivo para lhe dar suporte) porque pode haver dispositivo a partir do qual, norma nenhuma é contruida ou a partir do qual se constrói varias normas.
Ex: Quando o STF verifica constitucionalidade de normas É investigado os vários sentidos do dispositivo; aqueles incompatíveis com a CF 88 são declarados nulos, mas o dispositivo fica em vigor.
Critérios de Distinção
Caráter hipotético condicional – critério qualitativo em que regras resultam de normas princiologicas e que a hipótese possui consequências. O critério qualitativo visa fundamento no conteúdo do principio 
 John Esser: os princípios dão normas que estabelecem fundamentos para que determinados comandos sejam encontrados, assim, aplica a distinção qualitativa de fundamentar a decisão em uma norma, em que o juiz decide consequências depois de comparar a hipótese com o caso concreto.
 Karl LARENZ: Os princípios são normas que estabelecem mandamentos normativos (diretrizes) para a interpretação e aplicação do direito 
OBS.: 
- Regras – 
Tem uma hipótese e primeira consequência que predeterminam a decisão, portando são aplicadas ao modo “SE ENTÃO”, ou seja, normas descrevem.
- Princípios –
Indicam fundamento para o aplicador quando a regra encontrar o caso concreto, portanto, são diretrizes ou uma matriz.
CRÍTICA: 
Não fornece o que é preciso para que os princípios encontrem a regra, só fornecem o conteúdo normativo que é dado pela interpretação. Porem, o que importa é o tipo prescritivo da hipótese e da consequência que eles podem fornecer. Esse é um critério fraco de distinção.
Critérios do modo final de aplicação
 Regras: aplicadas de modo absoluto “TUDO OU NADA”
 Princípios: aplicados de modo gradual “MAIS OU MENOS”
 
*******************
É afastada e na colisão entre elas, uma deve ser considerada valida porque a sua hipótese de incidência é preenchida e outra deve ser considerada invalida, pois não pode ser aplicada parcialmente. Portanto, elas fundamentam decisões. Já os princípios contem fundamentos os quais são conjugados com outros fundamentos provenientes de outros princípios. Portanto, eles possuem peso e, no caso de colisão entre eles, o princ. Com peso relativamente maior, se sobrepõe ao outro sem que este perca a sua validade.
Alexy: a aplicação das regras não se dá exatamente pelo “tudo ou nada” porque são obrigações (normas) absolutas que são aplicadas, ou a regra ou a sua consequência, ou no caso de conflitos entre elas, uma dela é invalida. Já os princípios não determinam as consequências normativas diretamente como as regras, e possuem uma dimensão de peso e devem ser vistos como uma “clausula de reserva” , porque são aplicados no caso concreto o qual os torna eficazes em caso de colisão. Eles possuem obrigação prima fácil e, por isso, não são aplicados de forma absoluta, ou seja, podem ser mitigados de acordo com a situação. Portanto, são mandados de otimização, uma vez que só se concretizam no caso concreto, e devem ser garantidos o Maximo possível, podendo ser ponderados no caso concreto e, para saber o que esta sendo protegido, é preciso confrontar um princípio com outros. 
CRÍTICAS:
O modo de aplicação decorre das conexões axiológicas feitas sobre o texto normativo e o caráter absoluto das normas é modificado depois que são ponderadas as razoes e as contra-razoes do caso concreto. Como o texto escrito pelo legislador pode ser aplicado para casos não previstos por ele, o “tudo ou nada” só faz sentido quando as questões sobre validade, sentido e subsunção final dos fatos já tiverem sido superadas, uma vez que a ?? é um elemento comum a qualquer enunciado prescritivo. Além do mais, Dworking e Alexy não são coerentes ao afirmar que a hipótese quando prevista por regra ocorre no plano dos fatos porque há regras que são aplicadas quando suas premissas são preenchidas e outras quando são aplicadas quando isso não ocorre, e ainda algumas que não são aplicadas quando isso ocorre.
Critério do conflito normativo
 Antinomia entre regras: a solução é declarar uma delas invalida 
 Colisão entre princípios: solução na PONDERAÇÃO:
Primeiro identificam-se o s princípios e avaliam-se os pros e os contras, depois, o que tiver peso maior se sobrepõe ao outro. O principio que se sobressai é aquele que garante ao máximo o direito ou otimiza ao máximo todos os princípios.

Outros materiais